ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA ANQUILOGLOSSIA EM PACIENTES PEDIÁTRICOS

Apresentação

A anquiloglossia, conhecida muitas vezes como língua presa, é definida como uma anomalia de desenvolvimento, caracterizando uma alteração no freio lingual, que decorre em limitações na mobilidade da língua e, consequentemente, em transformação nas funções do sistema estomatognático, podendo ser observadas em diferentes faixas etárias, inclusive em recém-nascidos. A língua está diretamente associada ao processo de deglutição e sucção. Variações anatômicas nesse órgão influenciam diretamente na capacidade de movimentação, causando dificuldades para alimentação, desmame precoce e/ou ganho de peso abaixo do esperado. Tais situações influenciam negativamente no desenvolvimento do bebê. A analise do frênulo lingual é feita em bebês no município de Cabaceiras do Paraguaçu, a fim de diagnosticar antecipadamente possíveis alterações nas funções orais. A interferência da variação do frênulo lingual na amamentação tem sido bastante discutida. Podemos evidenciar que a frenotomia é um procedimento simples, seguro, rápido e eficaz, que auxilia significativamente a amamentação, e proporciona alívio imediato da dor nos mamilos referida pelas mães.

Objetivos

Relatar experiencia de realizar triagem de anquiloglossia nos recém-nascidos atendidos no Centro de Especialidades Medicas e Odontologicas de Cabaceiras do Paraguaçu– Bahia.

Metodologia

O teste da linguinha realizado no município de Cabaceiras do Paraguaçu – BA é feito por uma equipe multidisciplinar com pediatra, fonoaudióloga, e um cirurgião dentista envolvida no atendimento do paciente, aplicam o teste de avalição de frênulo lingual, garantido e assegurado pela Lei nº 13.002/2014. O teste consiste num detalhado exame da amamentação, observando a pega no seio, formato do bico do seio, relato de sintomatologia dolorosa por parte da mãe, bem como os movimentos da língua, seu formato e capacidade de elevação. Detectado a necessidade da realização do procedimento cirúrgico, realizamos o agendamento no Centro de Especialidades Medicas e Odontológicas. Para a realização do procedimento cirúrgico é realizado uma rigorosa anamnese avaliando o risco cirúrgico. Para a execução do procedimento da frenotomia é empregada a técnica de anestesia infiltrativa, com o uso do sal anestésico cloridrato de lidocaína, amplamente utilizado na odontopediatria devido ao seu grau de segurança e baixa toxicidade. Após a liberação do frênulo lingual, em seguida o lactente realiza uma mamada, na qual, avalia-se a pega novamente e a sintomatologia das lactantes.Decorridos 01 mês da cirurgia, os bebês retornam para uma consulta de acompanhamento, onde o freio é mais uma vez avaliado pela Fonoaudiologa, Pediatra e Cirurgição Dentista,os relatos das mães são ouvidos, se houve melhora ou não, e se o bebê ganhou peso dentro do esperado.

Resultados

Nosso projeto teve início em Agosto de 2022, sendo 3 bebês beneficiados inicialmente. Dos bebês encaminhados para o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas de Cabaceiras do Paraguaçu, com indicação cirúrgica para a realização da frenotomia lingual, a principal queixa das mães é a dificuldade na pega, bebês que estão ganhando pouco peso e principalmente dor no momento da amamentação. A grande maioria das mães relatam muita dor ao amamentar. Muitas lactantes vão ao Centro de Especialidades com os seios machucados devido a pega incorreta e propensas a desistirem da amamentação. Após a soltura do freio lingual as mães relatam melhora instantanea na pega e na sintomatologia dolorosa. Tais dados são registrados em prontuário para acompanhamento. Na revisão, as mães relatam melhora significativa tanto na qualidade da pega, como no ganho de peso e principalmente no relato da dor ao amamentar, sendo que os seios não machucam mais.

Conclusões

Com a introdução deste projeto podemos observar a importância do mesmo para a manutenção do aleitamento materno, sendo nosso principal objetivo alcançado de maneira efetiva. Este projeto é inovador se tratando de especialidade odontológica, indo muito além de sua abrangência inicial. Salientamos o quão importante é o elo e parceria com as unidades básicas de saúde, que fazem o encaminhamneto dos pacientes para o Centro de Especialidades Medicas e Odontológicas. Este projeto é um metodo simples, de baixo custo e que traz muitos benefícios, podendo ser facilmente desenvolvido em outros Centros de Especialidades, sendo capaz de beneficiar ainda mais famílias, zelando e mantendo o aleitamento materno de forma correta.