EQUIDADE NO CAMINHO DA ROÇA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA APS CHEGANDO AS COMUNIDADES DISTANTES

Apresentação

O caminho da roça é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Serrolândia para levar atendimentos aos usuários as localidades e fazendas distantes das unidades básicas, uma estratégia da APS para assegurar de forma efetiva o direito a saúde da população de difícil acesso colaborando com a prestação de serviços itinerantes com objetivo de atendimentos aos usuários que não tem acesso as unidades físicas todos(as/es) recebem o atendimento de forma integral e equânime fortalecendo a buscativa através dos ACS as associações comunitárias e agricultura familiar. Nota-se o empenho e desafios dos colaboradores para assegurar o direito a saúde dos munícipes, várias barreiras são enfrentadas pelas “equipes volantes” que colaboram nas áreas de abrangência .Para que esse trabalho integral e fortalecido acontecesse foi necessário um planejamento com os trabalhadores por meio de oficinas a saúde do trabalhador, foi mapeada áreas vulneráveis os trabalhadores se deslocarem e saírem das unidades físicas para prestação de serviços aos usuários de difícil acesso que NÃO conseguem chegar as unidades físicas. Destaco 17 fazendas que são assistidas no caminho da Roça as equipes fazem um rodízio e executam os mesmos serviços das unidades físicas. Os trabalhadores enfrentam riscos estão expostos a acidentes no trajeto proporcionam um olhar “biopsicossocial” um atendimento humanizado com acolhimento potencializando a integralidade a linha do cuidado nos processos de trabalho.

Objetivos

Objetivo Geral: Prestar um atendimento humanizado de qualidade aos usuários das comunidades fazendas e assentamentos levando os serviços médicos, enfermagem, vacinação, educador físico, fisioterapeuta, psicólogo, odontólogos, técnicos, nutricionistas, Educador físico. Compreender as ações de fortalecimento no município de Serrolândia-Ba de maneira que possa contribuir com as reflexões, debates e troca de experiência com outros municípios levando o Objetivos Específicos: Promover ações das equipes multiprofissionais no desenvolvimento das estratégias Inter setoriais cujo propósito é assegurar os atendimentos de forma integral para a assistência individual e coletiva. Fortalecer o compromisso da justiça social da proteção, promoção ofertando um atendimento qualificado. Garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de Saúde no território de pertencimento Serrolândia –Bahia qualificando o cuidado integral e humanizado por meio do acolhimento e acompanhamento .

Metodologia

Foi feito aquisição de dois carros direcionados para a prestação de serviços para cumprimento e efetividade das ações e estratégias do caminho na roça a secretaria disponibiliza dois motoristas para levar e trazer equipes até as comunidades distantes ofertando a prestação de serviços aos nossos usuários. Para os atendimentos serem prestados são colocados toldos com divisórias, as associações e igrejas etc. Adquirimos três consultórios portáteis móvel para dar resolutividade as ações de saúde bucal aos pacientes que não tem acesso a um consultório odontológico físico, esses consultórios permitem executar todos os procedimentos como se estivesse em um consultório, além de funcionar em baixo de uma arvore, em domicilio ou em qualquer lugar que o usuário se encontre , a auxiliar de saúde bucal juntamente com o odontólogo vão até a casa dos idosos acamados e deficientes físicos e mental para executarem os procedimentos .Antes da aquisição desses equipamentos odontológicos o município de Quixabeira cedeu a unidade móvel odontológica para percorrer um povoado pela carência de atendimentos na localidades Vale ressaltar que as estratégias implementadas e o planejamento das ações que foram adotadas no trabalho ampliaram a linha de cuidado contribuindo na melhoria dos atendimentos aos usuários uma vez que houve padronização, organização, distribuição, e multiplicação no serviço abrangendo um olhar diferenciado por vários ângulos fortalecendo e levando atendimento itinerante.

Resultados

Dentro dessa perspectiva destaca-se a parceria do poder público nas decisões buscando alternativas em melhorias tanto estruturais quanto de equipamentos para garantir o acesso da população a linha de cuidado e as condições de trabalho para os colaboradores e usuários com isso a dinâmica de trabalho é resolutiva buscado excelentes resultados. Destaco a estratégia que ganhou repercussão onde essas áreas de maior vulnerabilidade promovida pela equipe volante da ATB adentraram algumas fazendas com 200 usuários cadastrados dessa população 150 POSITIVARAM para COVID com o fortalecimento da VIEP e ATB, houve uma mobilização para garantir o cumprimento do isolamento desses usuários quanto as medidas sanitárias. Foi intensificada ações de monitoramento com a ajuda da implantação do call center com médicos e enfermeiros para monitorar e avaliar o usuário muita dedicação e amor com o intuito de salvar vidas e orientar prevenir e minimizar os riscos à saúde e os seus danos. Foi criado um comitê para assegurar e orientar esses usuários o poder público juntamente com a guarda municipal, as secretarias de assistência e educação, com apoio da polícia e a guarda municipal fizemos um trabalho em equipe que gerou resultados e minimizou os riscos de transmissão do vírus. Essas ações contribuíram na melhoria dos nossos indicadores no município vem se destacando no Programa Previne Brasil alcançando a nota ISF 9,79 ficando sempre em primeiro lugar na regional.

Conclusões

A cidade de Serrolândia é um município baiano com aproximadamente 13.490 habitantes (IBGE 2010) pertencente à microrregião de Jacobina no Centro Norte, composta por 19 municípios, atualmente o município dispõe com 05 equipes de saúde da família e 02 unidades satélites na zona rural perfazendo um total de 100% de cobertura deste programa. Espera-se que com as estratégias apresentadas contribua para a melhoria da saúde da população diante das dificuldades mencionadas em vista a questão geográficas conseguimos atingir diversos públicos alvo para acessar as populações de forma equânime. Tendo em vista a partir das oficinas foram elaborados e atualizados todos os protocolos implementados o fluxograma e o manual de normas e rotinas, além de uma buscativa e monitoramento dos usuários para realização de atendimentos e procedimentos no caminho da roça traçarmos intervenções quanto ao cuidado. É valido compartilhar que os resultados são reflexos de planejamento foi fundamental em todos os processos. Dentro dessa perspectiva, é preciso pensar no aperfeiçoamento de técnicas e na qualificação das pessoas envolvidas diretamente para que possa junto à comunidade criar momentos de sensibilização, oficinas e palestras que possam se multiplicar.