Conforme o Ministério da Saúde (2014), a inserção do cuidado farmacêutico propicia o aumento da resolutividade do uso dos medicamentos e do conhecimento dos principais problemas relacionados aos medicamentos, criando novos indicadores aos gestores e a outros profissionais de saúde. Baseado nessa perspectiva, o município de Ponto Novo, situado ao norte da Bahia, atualmente está implantando o projeto intitulado: “Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica”, com apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, CONASEMS e Conselho Federal de Farmácia, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O projeto, iniciado em outubro de 2022, é subdividido em 10 etapas, perpassando desde a construção do plano de trabalho até a implantação e monitoramento do mesmo e visa qualificar os farmacêuticos para realização de consultas para aprimorar o atendimento da população.
OBJETIVO GERAL: Realizar o cuidado farmacêutico ao paciente em uso de polimedicação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Orientar a importância da farmacoterapia adequada Rastrear pacientes em uso de polimedicação Atuar ativamente para melhorar a qualidade de vida dos pacientes consultados.
Trata-se de um relato de experiência sobre a implantação do projeto de cuidado farmacêutico realizado no município de Ponto Novo, situado ao norte da Bahia, que teve início em outubro de 2022. O projeto prevê a realização em 10 etapas, sendo, estas sucessivamente: apresentação etapas de implantação plano de trabalho projeto técnico estudos dirigidos apresentação e validação preparação para atendimento implantação e monitoramento. Inicialmente houveram reuniões e treinamentos online semanalmente por seis meses, sendo encontros conduzidos por farmacêuticos especializados no assunto. Posteriormente a elaboração do projeto técnico e da discussão dos estudos dirigidos, a implantação do projeto no município foi validada. Para tanto, foi realizada uma capacitação presencial no polo em Salvador, para habilitar os farmacêuticos e sanar todas as dúvidas inerentes à consulta farmacêutica, utilização do método SOAP e acesso do sistema e-SUS e uso da ferramenta website. Por fim, após a implantação do projeto, este encontra-se na fase de monitoramento.
Após a finalização da etapa teórica, a qual teve duração de 6 meses, o cuidado farmacêutico na atenção básica passou pela etapa de implantação no mês de maio de 2023, sendo as consultas farmacêuticas realizadas tanto na UBS satélite quanto no centro de especialidades médicas do município. Nesse contexto, foram atendidos até então 6 pacientes. Assim, durante a consulta farmacêutica foi elaborado, em conjunto com o paciente, um plano individual relacionado às medidas farmacológicas e não farmacológicas. Além disso, foram realizadas orientações quanto ao uso adequado dos medicamentos e a retirada de dúvidas. Após o fim das consultas, os retornos foram agendados conforme a demanda do paciente, sendo que para o controle dos usuários agendados, atendidos ou remarcados foi elaborada uma planilha específica. Dentre os pacientes atendidos, 66% eram do sexo feminino, 34% do sexo masculino e todos os pacientes estavam na faixa etária de 50-70 anos. No que se refere as principais comorbidades 50% possuíam Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus tipo 2 33% apresentavam como queixa principal a dor articular e 16% apresentavam desordem neurológica. Em relação ao consumo de medicamentos, todos os pacientes foram considerados em polimedicação, pois utilizavam mais que 5 fármacos diferentes. Por fim, o projeto continua para execução das etapas posteriores.
Conclui-se portanto, que os projetos de implantação do cuidado farmacêutico são essenciais. Destarte, é necessário que medidas como estas sejam ampliadas, a fim de que a população receba cuidado integral, holístico e multidisciplinar.