EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA CENTRAL DE VACINAÇÃO CONTRA COVID 19 - ANGUERA/BA

Apresentação

As vacinas estimulam o próprio sistema imunológico do corpo a proteger a pessoa contra infecções ou doenças posteriores. A vacinação é o método mais efetivo de prevenir doenças graves que, no passado, levavam crianças e adultos a óbito e assustaram muitas gerações. “Em tempo de Pandemia, a vacinação é importante para reduzir o número de pessoas com sintomas graves, internações em hospitais e mortes pela Covid-19. Em janeiro de 2021, o Brasil deu início à campanha nacional de vacinação contra a covid-19 com o envio das primeiras doses, pelo Ministério da Saúde, aos estados e ao Distrito Federal. Para o recebimento, acondicionamento e administração das vacinas covid 19, o município de Anguera decidiu implantar e implementar em 2021 / 2022 a Central de Vacinação Contra Covid 19 com sua localização nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde, onde se realizaria de forma Centralizada todas as doses de vacinação contra covid 19 com câmara fria própria para acondicionamento do imuno e sala exclusiva para atendimento a todos os públicos prioritários e autorizados para o recebimento da vacina respeitando as liberações segundo notas técnicas ministeriais. A apresentação do referido trabalho do município de Anguera na “Mostra Bahia, aqui tem SUS” – edição 2023 pode nos ajudar na reflexão sobre a realidade do município fazendo a análise das nossas atuais práticas e lançando inovações e melhorias no processo de trabalho.

Objetivos

Este trabalho visa apresentar as estratégias utilizadas pelo município de Anguera – Bahia no alcance das metas de cobertura vacinal entre as melhores do Estado da Bahia durante a implantação e implementação da vacinação contra o Covid 19. De fato, desde o início da 1ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, em janeiro de 2021, pode-se observar uma queda importante das internações e dos óbitos por covid-19 nas diferentes faixas etárias à medida que se avançou na vacinação. Em Anguera, se tratando do público alvo de 12 anos a adesão as 1ª e 2ª doses alcançaram percentuais > de 80%. Para melhor alcance da população alvo de todas as faixas etárias liberadas, o município vem convocando a população mensalmente para a vacinação em massa contra covid 19 (todas as idades e doses liberadas) com horário estendido para maior comodidade e facilitando a adesão da população assim como reduzindo perdas das vacinas multidoses.

Metodologia

O município de Anguera-Ba vem desenvolvendo e aperfeiçoando ferramentas para possibilitar a melhor instrumentalização e qualificação das atividades de vacinação em todo o seu território (zona urbana e rural). Continuando na mesma linha de ações dos últimos anos, com o intuito de informar, atualizar e disseminar normas e orientações pertinentes às atividades de imunização. Organização dos processos de trabalho/Rotina dos serviços/Busca ativa no período da pademia, implantação e implementação da Central de vacinação contra Covid 19. Inicialmente houve a construção conjunta do plano de implantação da vacinação contra covid 19 com o envolvimento dos profissionais da APS, vigilância em saúde e ampla divulgação com reuniões respeitando quantitativo de pessoas e normas de segurança por se tratar de período pandêmico. Em sua primeira etapa, houve a organização da Central de Vacinação Contra Covid 19, localizada na sede da própria secretaria com o envolvimento de todos os setores internos e profissionais. Foram convocados todos os trabalhadores de saúde, para receberem sua 1ª dose da vacina contra covid 19. Utilizado o sistema de informação e o levantamento de todo o publico inicial de idosos com a participação dos agentes comunitários, a equipe de vacinação levou a vacina contra covid 19 na residência de 100% dos idosos de 80 anos e mais. A medida que a faixa etária para vacinação foi diminuída iniciamos a vacinação em todas as unidades de saúde, incluindo postos satélites e hospital

Resultados

A segurança das vacinas é sempre a prioridade máxima para a Oms e para as agências reguladoras nacionais. Todas as vacinas passam por rigorosas fases de ensaios clínicos antes de serem aprovadas para uso na população em geral. Esses ensaios visam garantir a segurança e a capacidade da vacina de se proteger contra a doença. As vacinas contra a Covid-19 seguem estes mesmos requisitos rigorosos de segurança e eficácia. Elas não serão recomendadas, aprovadas ou introduzidas nos países até que sua segurança tenha sido comprovada junto às agências reguladoras nacionais. Após a aprovação das vacinas contra a Covid-19, o monitoramento da segurança continua. Este monitoramento é uma parte normal dos programas de imunização e é feito para todas as vacinas. O município de Anguera permanece no ano / 2022 atingindo metas de cobertura de vacinação de contra covid 19 como preconizado pelo Pni/ ms. Conforme os indicadores de proporção da vacina, o município atingiu coberturas de 88,76% e 89,39% na vacinação de 1ª e 2ª doses do público de 12 anos a mais. Além disso o município esteve encabeçando o rank entre as maiores coberturas / maior número de vacinados por muitas semanas seguidas como pode ser observado pelo BI (boletim informativo de acompanhamento de cobertura vacinal) por ser realizada a utilização de todas as doses fornecidas para a semana em apenas 1 ou 2 dias mesmo se tratando do recebimento acontecer em finais de semana e / ou feriados.

Conclusões

O projeto de implantação e implementação da Central de Vacinação Contra Covid 19 no município de Anguera – Ba aborda em suas estratégias além da importância dos procedimentos técnicos da sala de vacinação, temas como planejamento, monitoramento e avaliação, para garantir o aperfeiçoamento contínuo da área. É um anseio da Sms de que este trabalho atinja seu objetivo principal de estimular os profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (Sus) que trabalham direta e indiretamente nas atividades de imunização, contribuindo para a disseminação de informações, de maneira que seja como uma base para a formação dos novos recursos humanos envolvidos nessas atividades. A partir destes resultados e da reflexão sobre os problemas e desafios das ações de imunização, identificamos e apontamos que o conhecimento técnico de nossos profissionais, trabalho em rede em todos os setores do município, rede de frio estruturada e divulgação constante sobre a importância da imunização na proteção da vida das pessoas são os pontos mais relevantes para o aumento das coberturas vacinais no município e/ ou região de saúde.