A Lei Lucas, N 13.722, trata da obrigatoriedade da “capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de ensino públicos e privados, de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.” Na retomada do ensino presencial, a parceria entre as gestão da Saúde e Educação, por intermédio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Serviço-Comunidade – COAPES, com o apoio das Instituições de Ensino Superior – IES, foram planejadas as oficinas para aplicação do treinamento com base na Lei Lucas, uma estratégia de ação, iniciada nas creches municipais e da rede privada, e, tendo o SAMU Itabuna, no seu papel social, ampliar o número de leigos capacitados em noções de primeiros socorros. Bem como, a construção de folder ilustrado, de orientações nas principais abordagens em noções de primeiros socorros para leigos.
Apresentar o produto de uma das IES, que foi a construção de um folder ilustrado de orientações nas principais abordagens em noções de primeiros socorros para serem distribuídos à sociedade civil e escolar. Oferecer capacitação permanente em noções de primeiros socorros para professores e funcionários da Rede de Ensino.
Trata-se de uma pesquisa integrativa, através de levantamento bibliográfico que norteou os autores na construção do folder.
Espera-se capacitar 100% dos multiplicadores das escolas que atuam, na rede pública de ensino, ampliando o alcance social de treinamento do maior número de leigos na abordagem inicial nas situações de urgência e emergência. Disseminando a importância da atuação do SAMU e bom uso do recurso, incentivando a redução de trotes, orientando o acionamento do serviço, a manutenção da tranquilidade e segurança, bem como, o ordenamento interno nas escolas nas situações de urgência e emergência. Com vistas, a dirimir, sequelas, e viabilizar a atuação da equipe do SAMU, e, que estejam habilitados, caso necessário, utilizando técnicas apropriadas e atualizadas no intuito de salvar vidas.
Foi observado uma boa aceitação por parte das instituições da rede escolar a entrega desse produto em questão como permanente orientação de boas práticas.