A Atenção Primária a Saúde (APS) é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS)contando com sua resolutividade em atender a 90% dos problemas de saúde maiscomuns, estes não são necessariamente, os mais simples, no entanto, são notáveis que pacientes dão entrada aos serviços através da atenção secundária ou terciária. A APS é a coordenadora do cuidado e responsável em ordenar os fluxos e contrafluxos de usuários, produtos e informações ao longo das RAS, e o comprometimento pela saúde dos usuários que estão na sua área adstrita. O município de Dias d’Ávila, localizado na Bahia, com a população estimada em 83.705 pessoas (IBGE, 2021), conta-se com uma rede de unidades para atendimento de baixa, média e alta complexidade, sendo: Hospitalar Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Unidades de Saúde da Família (USF).A partir desta vivência, foi criado um grupo de WhatsApp com todos os enfermeiros da rede onde eles têm acesso em tempo real das altas hospitalares dos pacientes de alta complexidade e ou dependência de cuidados e acompanhamentos multiprofissional e ou visita domiciliar, assim a Unidade de Saúde da Família (USF) pode se programar para as visitas e dá continuidade da assistência ao paciente. No entanto as altas só podem ser realizadas com as consultas de especialidades e ou exames e já agendados através da Regulação Municipal ou ambulatório do município.
Relatar experiência vivenciada com o uso da tecnologia na comunicação efetiva entre atores do cuidado da rede hospitalar e atenção primária a saúde sistematizar ações para melhoria dos processos de cuidado ao paciente fomentar a visita domiciliar da APS fortalecer a RAS Municipal.
Trata-se de um relato de experiência descritivo, tendo como característica a coleta de dados das altas hospitalares de pacientes com perfil de acompanhamento pela Atenção Primária a Saúde (APS). Para elaboração do projeto foi realizado uma reunião com coordenadores da APS e da Gerência Hospitalar com o objetivo de definir a ferramenta a ser utilizada para comunicação efetiva entre os serviços de saúde do Município. O presente estudo deu em 03 etapas, a primeira foi deu inicio em fevereiro de 2022, onde por meio de uma reunião com as gerências da APS e hospitalar ficou estabelecido que o meio de comunicação seria grupo do WhatsApp com todos os enfermeiros responsáveis pelo cuidado, sendo monitorado e conduzido por seus coordenadores, a segunda etapa foi descrever as informações necessárias para fazer busca ativa do paciente, tais como: nome completo, endereço, patologia, motivo do internamento, nome completo e contato do cuidador/responsável, a terceira etapa foi realizada a coleta de dados dos pacientes que foi encaminhado na rede através da ferramenta.
Foram avaliados os dados referentes aos encaminhamentos dos pacientes que tiveram alta do Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana com o perfil de necessidade de visita e acompanhamento domiciliar, verifica-se que de fevereiro a dezembrode 2022 ocorreram 125 altas com os devidos encaminhamentos. Assim, observou-se efetividade no instrumento de estratégia da comunicação entre o atendimento hospitalar e atenção básica, garantindo uma continuidade do cuidado, a observação da rede de assistência e análise da situação de saúde no município. Nota-se, que são marcantes os avanços tecnológicos na tentativa de estimular a comunicação efetiva, o citado estudo destaca ainda que quando os cuidados seguem as condutas adequadas há a diminuição tanto nos riscos como nos possíveis danos que podem vir acometer a saúde do paciente o que corrobora para favorecer que a efetiva prática seja realizada com segurança.
O que torna esta experiência exitosa e efetiva para a saúde do município é a maneira de criar estratégias dentro das condições locais para fazer iniciativas na construção da horizontalidade do cuidado naRAS, estimulando a troca de experiencias e fomentando o diálogo. É percebível o quanto as ferramentas facilitadoras da comunicação deixam a rede mais interativa e fortalecida proporcionando oportunidades de dialogar com os atores da Rede de assistência a Saúde (RAS) e diminuir as possíveis barreiras entre os atores profissionais de saúde, pacientes e cuidadores, todos em prol do objetivo de melhoria da qualidade da assistência ao paciente e busca incansável pela horizontalidade do cuidado. Uma característica importante dessa experiência é que a ferramenta de comunicação utilizada além de ser acessível não onera custos para o Município.