GRUPO DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA TRABALHADORES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Apresentação

O grupo de reeducação alimentar para trabalhadores da atenção primária à saúde foi idealizado pela nutricionista e enfermeiro que atuam na rede de saúde do município de Itajuípe-Ba. Após a profissional observar que alguns trabalhadores alimentavam-se inadequadamente devido à rotina de trabalho e que tal contexto poderia afetar a sua qualidade de vida e descompensar algumas patologias como a hipertensão arterial e diabetes desses funcionários, além de outros fatores de risco como hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia, propôs a formação de um grupo virtual para acompanhamento nutricional e compartilhamento de dicas para alimentação saudável. Fazem parte do grupo virtual 20 participantes, sendo alguns usuários do SUS, secretária de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, dentista, fisioterapeuta, psicóloga e agentes comunitários de saúde.

Objetivos

Geral: Apoiar e intensificar os cuidados relacionados à saúde nutricional dos servidores da atenção primária à saúde do município de Itajuípe-Ba. Específicos: Melhorar a qualidade de vida dos servidores de saúde, através de hábitos saudáveis e orientações nutricionais. Intensificar os cuidados a esses servidores no tocante às doenças crônicas não transmissíveis Trocar experiências com os participantes do grupo (receitas, exposição de pratos saudáveis produzidos pelos próprios participantes. Avaliar os resultados através de inquéritos alimentares e acompanhamento nutricional e de enfermagem.

Metodologia

O grupo utiliza a plataforma virtual WhatsApp e tem como nome “GRATIDÃO”. São realizadas postagens diárias de café da manhã, almoço e jantar sob a supervisão e correção da nutricionista. Trocas de receitas e de saberes também são compartilhadas no grupo. Há também orientações nutricionais quanto à quantidade e qualidade da alimentação, disposição de lista de substituições, planejamento de cardápios, marmitas saudáveis, resposta a dúvidas, avaliação individualizada para cada comorbidade apresentada pelos participantes. O grupo realiza encontro presencial mensal para avaliação antropométrica e para bate papo para avaliações e sugestões. Além disso, a nutricionista publica os pratos elaborados toda semana por meio do seu perfil do Instagram e do perfil de uma das unidades de saúde do município.

Resultados

Estímulo diário para mudanças nos hábitos alimentares, fortalecimento de vínculos entre servidores da saúde, cuidado compartilhado, prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, cuidado à saúde do trabalhador, valorização das tecnologias da informação para benefício da saúde.

Conclusões

Ações inovadoras para cuidado à saúde do trabalhador são importantes e devem ser estimuladas. A utilização de tecnologias que facilitam o contato entre servidores e usuários para cuidado mútuo e compartilhado é ferramenta potencializadora para universalizar, qualificar e ressignificar a promoção e a prevenção à saúde para além dos modos convencionais que podem não ser eficientes e eficazes em determinados contextos.