PARA DAR INÍCIO AO PROCESSO, FOI REALIZADA UMA AMPLA DIVULGAÇÃO DA DA 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TERRA NOVA DE 2023 E CONVIDADOS REPRESENTANTES DE TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE, BEM COMO ELABORAÇÃO E PUBLICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO EM DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO. TAMBÉM FOI ESTABELECIDA UMA COMISSÃO ORGANIZADORA, FORMADA POR REPRESENTANTES DO CMS, SMS E DA SOCIEDADE CIVIL. COMO GARANTIR A EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO ATRAVÉS DE UM PROCESSO PARTICIPATIVO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO, CONSIDERANDO AS NECESSIDADES IDENTIFICADAS NO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE SAÚDE E PROMOVENDO A TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS RECURSOS PÚBLICOS EMPREGADOS NA SAÚDE? DURANTE A CONFERÊNCIA, FORAM APRESENTADOS OS RESULTADOS DO DIAGNÓSTICO DE SAÚDE, PRODUZIDO COM BASE NAS DEMANDAS APRESENTADAS PELOS USUÁRIOS DO SISTEMA DE SAÚDE, BEM COMO A ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO. EM SEGUIDA, FORAM FORMADOS GRUPOS DE TRABALHO PARA DISCUTIR AS PROPOSTAS APROVADAS NAS PRÉ-CONFERÊNCIAS, EM SEGUIDA ABERTA A VOTAÇÃO NA PLENÁRIA E POR FIM , REALIZAÇÃO DA ELEIÇÃO DOS DELEGADOS ELEITOS. COM A REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA, FOI ESTABELECIDO UM DIÁLOGO MAIS ABERTO ENTRE A SOCIEDADE E O PODER PÚBLICO, COM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS USUÁRIOS E DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, BEM COMO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL.
ORGANIZAR UMA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE QUE FOSSE INCLUSIVA, TRANSPARENTE E PARTICIPATIVA, A FIM DE IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO, PROMOVER UM DEBATE CONSTRUTIVO E SUGESTÕES PARA MELHORIA DA GESTÃO E DA APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS NA ÁREA DE SAÚDE.
O PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA DE SAÚDE TEVE COMO BASE A DEFINIÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA QUE UTILIZOU UM CHECKLIST PARA RELACIONAR TODAS AS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS DEFININDO AS RESPONSABILIDADES DE CADA COMPONENTE (APROVAÇÃO E CONVOCAÇÃO DA CONFERÊNCIA, ELABORAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO E REGULAMENTO, REALIZAÇÃO DE OFICINA PARA A ORGANIZAÇÃO DAS PRÉ-CONFERÊNCIAS, DEFINIÇÃO DO LOCAL E DATA, DEFINIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO, CARDÁPIO DO ALMOÇO E LANCHE, CONVITE PARA PALESTRANTE E CANTOR, ELABORAÇÃO DA ARTE, DIVULGAÇÃO, ORNAMENTAÇÃO E MATERIAL GRÁFICO, DEFINIÇÃO DOS MEDIADORES, MESTRE DE CERIMÔNIA) DURANTE A REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA CONFERÊNCIA O QUAL FOI RESPONDIDO POR 85% DOS PARTICIPANTES. A CONFERÊNCIA FOI REALIZADA EM ETAPAS, COM AMPLA DIVULGAÇÃO E CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE QUE DESEJEM SE ENVOLVER NAS DISCUSSÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO. FOI FEITO UM DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE SAÚDE, A FIM DE IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS NECESSIDADES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO E RECEBER SUGESTÕES PARA A MELHORIA DA GESTÃO PÚBLICA DA SAÚDE. A PARTIR DO DIAGNÓSTICO, FORAM REALIZADAS AS PRÉ-CONFERÊNCIAS NAS CINCO UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO PARA REALIZAÇÃO DO LEVANTAMENTO DAS PROPOSTAS PARA SEREM DISCUTIDAS NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TERRA NOVA-BA.
ESPERA-SE QUE A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE RESULTE NO FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, NA QUAL OS CIDADÃOS POSSAM EXERCER EFETIVAMENTE SUAS PRERROGATIVAS DE FISCALIZAÇÃO E DE FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. BUSCAMOS UMA GESTÃO MAIS TRANSPARENTE NA GESTÃO DE POLÍTICAS DE SAÚDE, COM A APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS DE FORMA MAIS EFICIENTE E COM FOCO NAS NECESSIDADES IDENTIFICADAS PELOS MUNÍCIPES. TAMBÉM DESEJAMOS QUE SEJA ESTABELECIDO UM DIÁLOGO MAIS ABERTO ENTRE OS REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO E A SOCIEDADE CIVIL, A FIM DE QUE POSSAM SER DEBATIDOS OS DESAFIOS E SOLUÇÕES ENCONTRADAS ATUALMENTE. A PARTICIPAÇÃO EXPRESSIVA DOS PARTICIPANTES NA CONFERÊNCIA DEMONSTROU UMA CLARA DEMANDA DA SOCIEDADE PELO FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E DA TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA DA SAÚDE. ASSIM COMO, O RESULTADO DA AVALIAÇÃO DA CONFERÊNCIA FOI BASTANTE POSITIVO.
A REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE É UMA OPORTUNIDADE PARA QUE SEJAM OUVIDAS AS DEMANDAS E SUGESTÕES DA POPULAÇÃO, GERANDO COMPROMISSOS DO GOVERNO MUNICIPAL EM ATENDER ÀS REAIS NECESSIDADES DOS MUNÍCIPES. A ORGANIZAÇÃO DESSA CONFERÊNCIA REPRESENTOU UM PASSO IMPORTANTE PARA O APRIMORAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA DA SAÚDE, SEM PERDER DE VISTA A TRANSPARÊNCIA, EFICIÊNCIA, E A COMUNICAÇÃO DIRETA COM A COMUNIDADE. PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE É FUNDAMENTAL PARA GARANTIR UMA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE.