A Política Nacional da Atenção Básica, descreve ações individuais e coletivas, com vistas à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida através da coordenação do cuidado e gestão qualificada, sob responsabilidade de uma equipe multiprofissional que assume responsabilidade de uma população em um território adscrito. Além disto, está pautada sobre os princípios que regem o Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa Previne Brasil foi implantado, no ano de 2019, como o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) no âmbito do SUS. A proposta do Previne Brasil tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em ampliar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o fortalecimento do vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. A gestão do Município de Sapeaçu, motivado em avaliar o grau de desempenho assistencial das equipes, com intuito de atingir metas estabelecidas referentes a indicadores específicos da APS, buscar subsídios para auxiliar a equipe da APS, buscando entender como atender com qualidade, atingir indicadores e cumprir metas, atendendo a proposta do Previne Brasil?
Neste sentido, este trabalho objetiva relatar a experiência de uma ação de Educação Permanente em Saúde com profissionais da Atenção Básica de um município do recôncavo da Bahia para discussão sobre o Programa Previne Brasil.
Este trabalho é um relato de experiência da organização e condução de uma atividade de Educação Permanente com trabalhadores da Atenção Primária a Saúde (APS) do município de Sapeaçu Bahia, realizado em Janeiro de 2020. A proposta metodológica foi construída com base em uma metodologia participativa, com o envolvimento direto dos profissionais da APS. Inicialmente foi realizado explanação sobre a temática, seguido da apresentação do diagnóstico situacional referente ao cadastro, captação ponderada, indicadores de desempenho por equipe de saúde da família e o indicador sintético final do município. Posterior à está momento, foi realizado o levantamento dos nós críticos, potencialidades e fragilidades para o alcance das metas estabelecidas e para finalizar os profissionais elaboraram um plano de ação para executar nos territórios de acordo com a realidade de cada equipe.
Através deste encontro foi possível observar uma melhora significativa em relação aos cadastros e indicador sintético final do município. No que se refere ao cadastro individual, em 2021 foram identificados 20.884 cadastros válidos e Indicador Sintético Final (ISF) 5,96 e após o encontro com os profissionais da APS foi possível observar em 2022, 19.964 cadastros válidos e 8,4 no ISF.
Nesse sentido, as ações Educação Permanente devem ser contínuas, pois favorecem para o de desenvolvimento de estratégias de melhorias destes resultados, tanto para oferta de serviços e procedimentos, quanto ao correto registro das informações assistenciais realizadas, além de se apresentar como espaços potentes para o fortalecimento da APS.