As arboviroses são doenças causadas pelos arbovírus, englobando os vírus que são transmitidos por artrópodes, como o vírus da dengue, zika vírus e febre da chikungunya. (FIGUEIREDO et al., 2017). Com a circulação das arboviroses fez-se necessário o monitoramento detalhado dos arbovírus de maneira permanente, tendo o objetivo de detectar em tempo oportuno a circulação viral de chikungunya e zika, assim como os sorotipos de dengue. Sendo essa uma atividade necessária, uma vez que a alternância dos sorotipos de dengue e a introdução/reintrodução/permanência desses arbovírus estão relacionados a situação das ocorrências de epidemias no país. (BRASIL, 2021). As arboviroses constituem um dos maiores entraves à Saúde Pública. Essas arboviroses sempre apresentaram um alto índice de subnotificação dos casos, em especial, com o advento da pandemia do novo Coronavírus no ano de 2020 o que contribuiu para a evasão dos indivíduos pela busca de assistência médica nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA, assim como nas Unidades de Atenção Primária, por medo de adoecerem. (LEANDRO, 2022) A subnotificação, aponta uma alteração da realidade de casos no país, o que pode levar a uma percepção equivocada da gravidade que essas doenças causam. (LISBOA, 2022). Em vista disso, a equipe de Educação em Saúde do Centro de Controle de Endemias-CCE do município de Vitória da Conquista – Ba, intensificou a busca ativa de casos prováveis das arboviroses nas Unidades de Saúde e comunidade.
•Objetivo Geral Identificar casos prováveis de arboviroses para realização de notificação, investigação e informação em saúde. •Objetivos Específicos Evidenciar os impactos que ratificam a subnotificação dos casos de Arboviroses. Prevenir o agravamento da dengue, evitando óbitos, bem como sequelas da chikungunya e da zika na população. Fazer a coleta de sangue do sintomático para realização de exames laboratoriais em tempo hábil
Trata-se de uma pesquisa-ação, amplamente utilizada no campo da enfermagem, por estar fundamentada na articulação entre teoria e prática estimulando a interação entre os sujeitos da pesquisa e o pesquisador, visando a resolução de um problema ou a transformação de uma realidade (CARVALHO e SILVA et al., 2011). Concretizada no Município de Vitória da Conquista – BA, nas localidades onde ocorrem casos suspeitos de subnotificações por arboviroses. A amostra, foram todos os casos notificados, bem como todas as coletas de sangue realizadas, possibilitando a confirmação dos casos. O estudo teve um marco iniciado no mês de janeiro até abril de 2023, no qual foram atingidas 4.270 buscas ativas porta a porta, em unidades básicas e hospitalares pela equipe de educação, e que atingiu um total de 350 coletas de amostras de sangue, nas quais foram encaminhadas para o Laboratório de Saúde Pública para análise laboratorial.
Com base na análise do atual cenário epidemiológico, o município de Vitória da Conquista vem apresentando, já no primeiro quadrimestre de 2023, uma epidemia de dengue e chikungunya. As ações realizadas pela equipe de educação de endemias, ajudaram a evidenciar essa epidemia e também apontou que 80% dos bairros da cidade, encontram-se com a circulação viral. Foram realizadas 4.270 buscas ativas pelos educadores em saúde para notificação/investigação e coletas de sangue. Desses indivíduos, 222 apresentaram suspeita diagnóstica para chikungunya, 231 para dengue e 85 para zika. Verificou-se também que, a subnotificação tem sido uma realidade no município. Muitas pessoas adoecem, são acometidas pelas as arboviroses, apresentam sintomas, mas mesmo assim, ficam em suas residências e não procuram as unidades de saúde para um atendimento assistencial e qualificado.
As ações de buscas ativas, possibilitam a realização de notificação, investigação, informação em saúde e coleta de sangue para análise laboratorial. Essas ações no município tem sido uma ferramenta fundamental, auxiliando e acelerando o processo de identificação das arboviroses nas comunidades, pois ela oferece uma rica informação sobre o atual cenário epidemiológico da dengue, chikungunya e zika, em uma determinada localidade, proporcionado adotar medidas rápidas de prevenção e cuidados dentro da coletividade. Sendo assim, e diante desse panorama evidenciado pela a epidemia dos casos de dengue e chikungunya, outas ações de combate ao Aedes aegypti também tem sido adotada no município como mutirões para eliminação dos possíveis criadouros do mosquito transmissor, bloqueios, tratamento focal e perifocal, informações e orientações nas redes sociais, auxilio de drones para eliminação dos prováveis focos do mosquito, intensificação na educação em saúde nas escolas, comunidades, empresas e em eventos de saúde. Vale ressaltar que a prevenção dessas doenças é fundamental e a educação em saúde é o caminho. Uma população mais preparada será capaz de cooperar e atuar de forma consciente para o bem de todos.