IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO MUNICIPAL DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Apresentação

No Brasil, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o eixo estruturante do Sistema Único de Saúde (SUS), e são prioridades do Ministério da Saúde a ampliação do acesso e da resolutividade das ações neste nível de atenção (SANTOS, 2015). Apresenta como atributos essenciais o primeiro contato do indivíduo com o Sistema de Saúde, a continuidade e a integralidade da atenção, assim como a coordenação da atenção dentro do sistema (BRASIL, 2009). No intuito de aumentar a abrangência das ações de atenção básica, proporcionar uma maior qualidade no atendimento, melhorar práticas de saúde, prestar assistência às demandas populacionais não alcançadas pelas equipes da ESF, proporcionando resolubilidade através da integralidade foi criado o NUMASF (Núcleo Municipal de Apoio a Saúde da Família) que tem por proposta a utilização da concepção de Equipe de Referência e Apoio Matricial. Trata-se de uma equipe multidisciplinar que tem como atribuição principal apoiar a equipe de saúde da família, para que esta aumente sua resolubilidade, uma vez que promove a produção de saberes e ampliação da clínica. O apoio matricial constitui uma das prerrogativas básicas para o acompanhamento longitudinal, holístico e eficaz de casos complexos das comunidades, se tornando a base de sustentação do NUMASF. Essa estratégia cumpre com os requisitos para o devido funcionamento, realizando o apoio matricial – clínico, sanitário e pedagógico, ações interdisciplinares que proporcionem um cuidado integral ao usuário.

Objetivos

Relatar a experiência da implantação do núcleo municipal de apoio a saúde da família do município de serra preta – BA, no ano de 2023.

Metodologia

Trata-se de um estudo do descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência da implantação do NUMASF no município de Serra Preta – BA, no ano de 2023. Foi realizado em três etapas: a primeira etapa foi composta de um diagnóstico situacional na atenção primária do município identificando os problemas na segunda etapa: foi elaborado a Política Municipal de Apoio a Saúde da Família, aprovada em reunião do Conselho Municipal de Saúde e feito a contratação dos profissionais para compor a equipe multidisciplinar na terceira etapa, foi realizado reunião com as equipes da Estratégia Saúde da Família para apresentar a política e a rede de atenção do município com a presença desse novo serviço, bem como o funcionamento do serviço e os profissionais envolvidos no processo.

Resultados

A implantação do NUMASF permitiu ampliar a abrangência e a diversidade das ações das ESF (Estratégia Saúde da Família), reconhecendo a complexa rede de condicionantes e determinantes sociais da saúde e da qualidade de vida exigindo dos profissionais e equipes um trabalho articulado com toda a rede que perfazem a saúde do município. Proporcionou um trabalho humanizado com a chance de apostar na capacidade criativa, na possibilidade de reinventar formas de relação entre pessoas, equipes e serviços. O NUMASF iniciou as atividades em fevereiro de 2023 e conta com a presença dos profissionais: educador físico, assistente social, fisioterapeuta e psicóloga. As atividades realizadas pela equipe vão além do apoio matricial, são feitas através de atividades individuais e coletivas com os usuários, educação popular em saúde, estímulo ao controle social, visitas domiciliares, educação permanente, promoção à saúde e humanização das relações e das práticas, fortalecendo o papel da ESF e integrando a rede de saúde municipal.

Conclusões

A implantação do NUMASF, permitiu compreender o sentido de um processo de construção de forma compartilhada, interdisciplinar e interprofissional, apontando um novo modo de produzir saúde. Permitiu entender que essa ampliação da clínica consiste em adequar as especificidades de cada profissão às necessidades de cada usuário, constituindo se, por conseguinte, um diferencial na saúde do município de Serra Preta – Ba. Foi nesses espaços que aprendemos, em roda de discussão e pactuações interdisciplinares identificar casos/ situação de agravos mais complexos que demandavam desenvolver um conjunto de propostas e condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo, sendo uma grande ferramenta de cogestão e compartilhamento do cuidado. A viabilização das atividades do NUMASF mobiliza ações importantes como visita domiciliar, ações intersetoriais entre outros mecanismos essenciais para viabilizar a integralidade da atenção. Ou seja, a atuação integrada permite ampliar e qualificar as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais, consolidando as redes de atenção, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção à saúde.