A implementação de estratégias para aumento da cobertura vacinal são importantes ferramentas utilizadas ao longo das décadas para fortalecimento da vigilância de diversos agravos imunopreveníveis. Nesse sentido, diversas patologias de múltiplas etiologias vêm sendo enfrentadas por meio de campanhas maciças de vacinação, objetivando a diminuição de surgimento de casos graves ou até mesmo a erradicação das mesmas, como por exemplo, a Poliomielite. Entretanto, desde o ano 2000 a ascensão dos movimentos antivacinas vêm ganhando notoriedade na mídia, causando impactos significativos na cobertura vacinal, principalmente durante o período pandêmico. Apesar disso, os municípios, dentre eles o de Arataca vem se empenhando cada vez mais para mudar o triste cenário observado pela baixa cobertura vacina.
Objetivo geral: Aumentar a adesão da sociedade civil a administração dos imunobiológicos disponibilizados pelo Programa Nacional de Imunizações ( PNI) Objetivos específicos: Retomar o avanço das coberturas vacinais para todas as vacinas contempladas pelo Plano Nacional de Imunização no município de Arataca- Bahia Ampliar o seu acesso aos usuários do SUS no município de Arataca-Bahia nos mais variados espaços geográficos, quer sejam urbanos, quer sejam rurais Alcançar as metas nacionais de cobertura vacinal estabelecidas pelo Ministério da Saúde no município de Arataca-Bahia.
As estratégias de fortalecimento das imunizações aplicadas no município de Arataca/BA podem ser divididas didaticamente em duas grandes vertentes: 1. Interdepartamental – Baseou-se no entendimento da indissociabilidade entre os departamentos que compõe a APS e corresponsabilidade destes para a efetivação e implementação das políticas, programas e ações de saúde no âmbito do SUS. Associado a isso, implementou-se a gestão compartilhada, afim de quebrar o paradigma da hierarquização no gerenciamento das ações em saúde e a concepção individualista verticalizada das etapas do planejamento. 2. Extra institucional – Imunização concebida por meio das campanhas concomitantes de Vacinação Antirrábica e Vacinação COVID-19/Influenza/Rotina. A partir deste insight, utilizou-se como elo para realizar a primeira aproximação da equipe executora com a população-alvo os ACS e ACE. Além disso, buscou-se identificar dentro das microáreas o melhor local para execução das ações afim de assegurar a acessibilidade população. Outro ponto interessante por trabalhar a nível de microárea, principalmente na zona rural foi a disponibilização dos imunobiológicos em áreas longínquas, visto que, a área territorial do município é em torno de 375.206 km². Com isso, juntamente com a secretária de transportes houve a disponibilização de automóveis para o deslocamento dos insumos, dos imunobiológicos e dos recursos humanos para a efetivação das estratégias e busca ativa dos pacientes com esquema incompleto.
Observa-se que nos anos ápice da pandemia no município, houve um declínio de cerca de 60%, especialmente entre os anos de 2019 e 2020, conforme se observa no quadro comparativo de cobertura vacinal apresentado abaixo (Quadro 1). Este fato, associado aos declínios das coberturas vacinais previamente identificados pelo MS tornou-se indispensável o processo de (re)pensar nas estratégias de mitigação da problemática, de modo que, estas fossem planejadas pelas Equipes de Saúde da Família (EqSF) da Atenção Primária à Saúde (APS) e a Vigilância em Saúde (Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental em Saúde) do município. Esta modalidade de gestão participativa e integrativa possibilitou a retomada na ampliação da cobertura vacinal gradativamente, a partir do ano de 2021, com excelentes previsões para 2023 (Quadro 1). Esta decisão partiu do entendimento de que, as EqSF detinham maior conhecimento da realidade e das características sociodemográficas, econômicas e culturais dos territórios e as vigilâncias, dentro de suas competências, detinham a panorâmica geral do gerenciamento dos insumos, imunobiológicos e recursos humanos.
Por outro lado, existem pontos passíveis de aperfeiçoamento nas medidas adotadas, o que inclui elaboração de outras estratégias, visando a ampliação de momentos de retorno aos locais de mais difícil acesso, especialmente em áreas rurais longínquas e íngremes. Nesse sentido, as medidas utilizadas tem se mostrado efetivas e tendem a constantes formas de melhoramento.