FEIRA DA MULHER: ATENDIMENTOS, SERVIÇOS E EXAMES

Apresentação

Tendo em vista a importância contida nas ações que possam ser desenvolvidas voltadas para a Saúde da Mulher, o município de Buritirama, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Atenção Básica e Vigilância em Saúde realizou, durante o período entre 10 e 15 de Outubro de 2022, a Feira da Mulher. Essa Feira foi organizada a partir da participação multidisciplinar disponível no município. O principal objeto foi o bem estar biopsicosociocultural e espiritual das mulheres que participaram da dita ação que, além dos serviços ambulatoriais, também contou com serviços de convivência, música ao vivo, sorteio de brindes e brincadeiras como modo de entretenimento durante o período de espera para o atendimento nos serviços de saúde disponíveis no local.

Objetivos

Promover o acesso fácil e ágil de mulheres a exames de rastreio do câncer de mama, a mamografia, rastreio do câncer de colo de útero, o papanicolau, exames laboratoriais, como dosagem hormonal e tipagem sanguínea, consultas com enfermeiros para planejamento familiar, consulta com médico clínico, com médico psiquiatra, com dentista, nutricionista, fisioterapeuta, e educador físico, realização de exames de eltrocardiograma e ultrassonografia, além de testes rápidos para detecção de IST, aferição de Pressão Arterial, Giclemia Capilar e atualização de cartão de vacina. Tudo isso, tendo como base o protagonismo feminino em seu autocuidado, além de promoção e educação em saúde para esse público alvo.

Metodologia

A Feira da Mulher foi realizada entre os dias 10 e 15 de Outubro de 2022, no estacionamento conjunto das Unidades de Saúde da Família Sinval Pinheiro de Souza e Ana Maria Aleixo, conhecidas popularmente como “Posto Central”, por sua fácil localização e acesso. A partir de então, foram ofertados os serviços de saúde disponíveis no município distribuídos entre os 5 dias da Feira. Dentre esses, podemos citar os atendimentos Médicos Clínicos, Médicos Psiquiátricos, Nutricionais, Fisioterapêuticos, de Enfermagem, exames laboratoriais, exames de imagem e o papanicolau, dentre outros. O espaço também foi utilizado como mecanismo de criação de vinculo, com bate-papos envolvendo mulheres de diferentes culturas e vivências, como modo de proporcionar o empoderamento feminino, através do compartilhamento de experiências e do fortalecimento do conhecimento acerca do próprio corpo, suas potencialidades, bem como suas vulnerabilidades, além dos Direitos e Deveres e o papel da mulher no mundo contemporâneo.

Resultados

A partir da Feira da Mulher, foi possível observar o interesse feminino com relação ao autocuidado. Com os resultados dos exames laboratoriais em mãos, foi possível realizar diagnósticos mais precisos, e, tratar os casos, quando foi necessário. Ter, à disposição, desse público alvo, todo o equipamento de Saúde do Município de Buritirama em um único lugar foi uma experiência ímpar, facilitando o acesso a esses serviços e, assim, proporcionando maior quantidade de atendimentos, mantendo sua qualidade. Verificou-se que as participantes da Feira possuíam, em sua maioria, doenças de base, como Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial. Na parte hormonal, foi vista uma predominância de algum tipo de acometimento tireoidiano, no entanto, sem gravidade. Na parte médica clínica, a maioria das pacientes queixava-se de sintomas relacionados à menopausa e às, já ditas, doenças de base. Houve também grande procura por renovação de receitas. Com relação aos atendimentos Psiquiátricos, foi possível observar número considerável de pacientes com Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG) e Depressão. No entanto, a maior parte dos atendimentos ficou por conta da Carreta da Mamografia, que realizou o exame de imagem para rastreio do Câncer de Mama em mulheres com idades entre 50 e 69 anos.

Conclusões

Tendo em vista a boa adesão da população à Feira da Mulher, pôde-se notar uma preocupação com a própria saúde, vinda desse público alvo. Ter tido acesso aos diversos serviços de saúde disponíveis no município em um único local facilitou a lida e o acesso à essas pacientes além de ter otimizado o tempo que teria sido gasto no sistema ambulatorial comumente utilizado. O acolhimento otimizado e humanizado, com escuta ativa, colocando sempre a paciente como protagonista e corresponsável pelo seu cuidado e por sua saúde também demonstrou ser bastante efetivo no empoderamento feminino. As rodas de conversa e o fortalecimento de vínculo propostos durante a espera para os demais atendimentos também foram fatores que potencializaram os benefícios físicos, emocionais e sociais daquelas que participaram da experiência. Por todo esse leque de benefícios, foi possível observar que a Feira da Mulher, realizada oportunamente no mês de Outubro, por ser aquele escolhido para o combate o câncer de mama, o Outubro Rosa, é uma estratégia que tem grande potencialidade de ser mantida anualmente.