PIT STOP DA SAÚDE: 1 MINUTO É MUITO TEMPO PRA VOCE?

Apresentação

A educação em saúde tem se apresentado como uma das mais importantes ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Pode ser entendida como uma forma de abordagem que proporciona a construção de um espaço muito importante na veiculação de novos conhecimentos e práticas. Esta ação intitulada de “Pit Stop da Saúde” busca promover a mudança de hábitos, atitudes e comportamentos individuais e coletivos relacionados ao trânsito, atrelados à aquisição de novos conhecimentos. O impacto que o sistema público de saúde tem com cada acidentado inclui os custos com internação, exames, reabilitação, transporte, e ainda eleva as taxas de ocupação de leitos, com longa permanência hospitalar e sobrecarrega o sistema de regulação. As consequências dos acidentes para o sistema de saúde e para a sociedade apontam a necessidade de aperfeiçoamento de ações educativas, dos meios fiscalizatórios e do sistema de informações de mortalidade e morbidade por causas externas para obter dados mais fidedignos.

Objetivos

Objetivo geral: Despertar a responsabilidade pessoal e social. Objetivos específicos: Contribuir para a redução de ocorrência de transito com vítimas. Estimular a multiplicação da informação.

Metodologia

Correlacionando com as competições de corridas de fórmula 1 onde o “Pit Stop” é uma parada obrigatória para ajustes rápidos, no “Pit Stop da Saúde” não é muito diferente. Usamos a metodologia de oferecer informações rápidas e objetivas. Utilizamos frases de efeito, que leve o motorista a repensar condutas tais como: “em casa tem alguém te esperando”, “vamos curtir com responsabilidade para curtir sempre”, “respeite o outro como gostaria de ser respeitado”, entre outras. A ação é uma iniciativa da secretaria de saúde e conta com parceiros da guarda municipal e polícia militar. Acontece sempre em períodos que antecedem eventos festivos, onde o consumo de álcool e a circulação de pessoas tendem a aumentar. As vias públicas recebem sinalização com identificação da ação e os profissionais de saúde, também devidamente identificas, abordam condutores, realizam panfletagem, “adesivaço” dos veículos e orientação sobre o respeito da velocidade permitida nas vias e do pedestre, risco de animal na pista, não dirigir após consumo de álcool, locais seguros para estacionar veículos, entre outras. A divulgação em veículos de comunicação acontece por meio de “cards” educativos nas redes sociais e compartilhamento em grupos de WhatsApp, mídia em carro de som e entrevista em programa de rádio. Após cada realização desta ação, é feito uma busca tanto nos prontuários hospitalares, quanto nos registros de ocorrências de trânsito da polícia militar a fim de verificar a efetividade.

Resultados

A partir dessa iniciativa, percebe-se, uma mudança no comportamento da equipe de saúde, onde os profissionais, ao alcançarem a adesão e receptividade da população e obterem o resultado almejado, passaram a sentir-se mais estimulados ao desenvolvimento de ações educativas extramuros. O comportamento da população diante da ação também pode ser percebido. Os números de acidentes de trânsito com vítima fatal, vem reduzindo a cada ano, e mais especificamente, após o maior evento festivo da cidade que acontece no mês de abril em comemoração a emancipação política. Neste ano de 2023, no hospital do município, não houve registro de acidente de trânsito durante todo o período da festividade. O público alvo da ação se estende para além dos moradores da cidade. Pessoas das cidades vizinhas, visitam ao município em busca de lazer e diversão, recebem orientação, que servem para a adoção de conduta consciente e responsável. Não podemos deixar de citar a sobrecarga profissional. O hospital do município é de pequeno porte a equipe é mínima. Quanto menos recebe paciente grave, melhor a oferta do serviço prestado aos pacientes que buscam atendimento por outras situações.

Conclusões

Toda e qualquer prática que educa, fornece ao indivíduo o conhecimento e o reconhecimento de habilidades para tomada de decisões na busca de proteção da saúde individual e coletiva. E é diante deste entendimento que a saúde e a Educação em Saúde precisa orientar suas práticas, para favorecer mudanças positivas em toda a sociedade. Os profissionais de saúde desempenham um importante papel na educação como um todo, por encontrarem-se numa posição privilegiada de conhecimento, ajudando aqueles que estão sob o risco. Espera-se que os resultados desta ação forneçam bases para a adoção de outras ações de prevenção, incluindo temas relacionados ao risco de acidentes, a exemplo da redução do consumo de bebidas alcóolicas e drogas ilícitas. Os ganhos desta ação, vão além da redução dos gastos com serviços de saúde relacionados aos acidentes de trânsito. Falamos de vidas, do filho, mãe, pai, amigo, do amor de alguém. Gastos financeiros são mensuráveis, mas a dor da perca não. Um minuto não é muito tempo, não é pouco tempo, é o tempo que pode custar uma vida.