O PROCEESSO DE CONSOLIDAÇÃO DO COAPS NO MUNICIPIO DE ITABUNA-BAHIA.

Apresentação

O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino e Serviço (COAPES) configura um instrumento valoroso de amparo nas transações e decisões referentes à Integração do Ensino-Serviço-Comunidade na garantia de acesso ao território como cenário de prática bem como a corresponsabilização e contrapartidas dos pares na discussão de território e suas necessidades, alinhando a formação profissional nesse contexto em consonância com uma assistência voltada ao olhar universal, integral e equânime. A instituição no município de Itabuna perpassou por inúmeros processos para sua consolidação.

Objetivos

Trazer à luz a implicação dos atores nesse trilhar, a exemplo do movimento disparado pelo Núcleo de Educação Permanente e das Instituições de Ensino para efetivação da proposta.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa integrativa, através de levantamento bibliográfico que norteou os autores nas percepções desse processo, viabilizando a escrita do trabalho.

Resultados

O papel de amparo das Políticas Públicas e de Educação na negociação e sensibilização dos gestores da saúde sobre o movimento bem como o envolvimento democrático dos atores em todas as etapas para alçar não só a publicação bem como firmar as alianças e fortalecer o discurso e ações do Comitê nos assuntos relacionados aos cenários de prática. O papel do Comitê Gestor Local do Sistema Único de Saúde e da Integração Ensino-Serviço-Comunidade consiste no espaço dialógico de construção de necessidades e pactuações. A literatura analisada elucida que a formação na área da saúde compreende o quadrilátero para esse desenvolvimento que envolve o ensino, a gestão, a atenção e o controle social pontuando uma aliança versada na busca por uma melhor oferta de saúde, instigando a autonomia e direcionando a concepção dessas políticas públicas.

Conclusões

Diante do exposto, infere-se que a importância na formação de profissionais para atuação no SUS prima na preocupação de aproximar o processo de aprendizagem ao cenário de trabalho. Este fim tem como propulsão a integração articulada entre o Ensino-Serviço-Comunidade com vista a impactar na melhoria da assistência através da qualificação dos profissionais que ingressarão o campo de trabalho bem como os que os acolhem em serviço, com melhoria da assistência, gestão e formação em saúde. O COPAES propõe, ainda, a facilitação da documentação e planejamento dos objetivos, metas, obrigações e responsabilidades dos atores implicados nessa integração, a fim de viabilizar a dinâmica do processo.