EXPERIÊNCIA DE IMUNIZAÇÃO POR MEIO DA ESTRATÉGIA EXTRAMUROS PARA O ALCANCE DE METAS CONTRA A COVID19

Apresentação

A corrida pela produção de vacinas contra a COVID-19 é um marco histórico, exigindo respostas e esforços globais que correspondessem ao ritmo de desenvolvimento das vacinas e que, ao mesmo tempo, garantissem a aquisição, fornecimento e distribuição do imunobiológico em larga escala, visando a administração do imunobiológico de forma estratégica, rápida, segura e com impacto populacional (ALMEIDA et al., 2021). Considerando os desfechos dos compartilhamentos de fakenews de maneira negativa sobre o processo de vacinação, observou-se o aumento das taxas de hesitação vacinal, contribuindo com as baixas coberturas, e, por conseguinte necessitando de maiores esforços do poder público local, sobretudo dos gestores e trabalhadores de saúde, para reversão dos rastros nocivos deixados pelas falsas notícias.

Objetivos

Descrever a experiência de implementação de ações de entretenimento na estratégia extramuros, no município de Várzea da Roça, Bahia.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência, realizado durante a Campanha de Vacinação Contra a COVID-19 no município de Várzea da Roça, Bahia.

Resultados

Considerando as baixas coberturas vacinais, especialmente com o público adulto, e objetivando fortalecer a política de vacinação dentro do âmbito municipal, melhorar o acesso da população ao processo de imunização, esclarecer dúvidas e reduzir lacunas entre mitos e verdade, sobretudo atingir a cobertura vacinal contra a COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea da Roça programou e implementou ações de entretenimento dentro da estratégia extramuros, durante o ano de 2021. Sendo assim, a implementação desta estratégia de vacinação exigiu esforços no que concerne ao planejamento e manutenção das ações executadas. As ações foram realizadas em pontos estratégicos do município, sendo executadas em horário alternativo ao funcionamento das Unidades de Saúde, possibilitando o acesso àqueles que trabalham no horário administrativo. As estratégias foram intituladas com palavras e/ou expressões que fizessem alusão às atividades de entretenimento que seriam dispostas no espaço durante o período de administração da vacinação: Balada Fest I e II, Arraiá da Imunização, Xêpa da Vacinação, dentre outros. No espaço eram ofertados: comidas típicas, música ao vivo, atividade física orientada, dança e coreografias.

Conclusões

A inclusão de estratégias de entretenimento em diferentes dias e horários da semana configurou em uma excelente oportunidade para vacinação, por se apresentar como espaço acessível, seguro e acolhedor para as estruturas familiares, permitindo a homogeneidade nos públicos-alvos a serem vacinados durante o primeiro ano de campanha.