GESTAÇÃO SEGURA: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA ENTRE USF E PNAR PROMOVE MELHORIA NO ATENDIMENTO A GESTANTES

Apresentação

A comunicação entre setores da atenção a saúde sempre foi um grandes desafio. Encaminhar pacientes de forma assertiva, a fim de atender em tempo hábil, torna-se cada vez mais necessário diante da dificuldade de vagas nos setores. No Pré Natal Alto Risco essa demanda é urgente, pois, o binômio, não tem tempo suficiente para avaliações e discursões. O processo deve rápido e certeiro. O PNAR de Itabuna, que surge em 2021, na perspectiva de atender o município e os 22 pactuados, teve no seu inicio um grande desafio: Acolher a demanda, que vinha da Atenção Básica, em suas complexidades variadas. Por muitas vezes recebia encaminhamentos sucintos, despreparados e precisávamos de maior tempo na condução do caso. Por muito, precisávamos acolher a paciente presencialmente, fazendo-a percorrer km, para entender a necessidade do atendimento. Para isso perdia-se tempo, oportunidades e espaços para aquelas que realmente precisavam. Agendas lotadas , profissionais exaustos e uma sensação de que não estava dando certo. Desenvolver uma forma de encaminhar com informações seguras passou a ser nossa proposta. Era necessário apresentar dados que apresentasse a condição da paciente, qual conduta já havia realizado e ,antes mesmo da mesma ser atendida no PNAR, possibilitar iniciar o tratamento ainda atenção primária a saúde. Em setembro de 2022 iniciamos a padronização dos encaminhamentos através de formulário online que nortearia os profissionais numa referência efetiva e com qualidade.

Objetivos

Objetivo geral : Qualificar a atenção a gestante de alto risco através da comunicação assertiva entre entre USF e PNAR Objetivo especifico : -Implantar formulário via online com acesso via link de qualquer aparelho ( celular , tablet, computador ) que norteará o formato de encaminhamento . -Desenvolver no formulário campos para descrição da necessidade da Gestante , orientando o profissional quanto a validação das informações e as necessidades no encaminhamento. -Responderr em tempo hábil os encaminhamentos com informações sobre a consulta agendada e outras orientações necessárias.

Metodologia

O projeto foi realizado utilizado o formulário google. A Enfermeira Reguladora inicia o processo lendo o manuais do Ministério da Saúde: Pré Natal Alto Risco 2022. Com as informações criou um formulário com dados como: Dados da gestante ,da DUM , DPP pela DUM e pelo USG , se a mesma foi avaliada para nutricionista e odontólogo SIM , NÂO e o Porquê, campo para história da gestante, motivo do seu encaminhamento e os exames que comprovam a necessidade. Logo abaixo foi utilizado uma lista com condições que levam ao diagnóstico de gravidez de risco, bem com seu respectivos escore que que facilita a visualização dos casos para encaminhamentos. O formulário também conta com dados do profissional. Um link foi gerado e enviado para todos os 22 municípios pactuados e para Município de Itabuna. Assim, passamos a receber encaminhamentos por esta via. Ao receber o encaminhamento , a enfermeira Reguladora do setor, analisa os dados e compara com o protocolo interno. Se aceito é enviada a resposta em até 72 horas para a referência, também via online , informando data, hora e o profissional que irá atender, bem como orientações sobre cuidados e tratamentos que unidade poderá iniciar até a data da consulta. Aquela paciente que não é perfil é orientado sobre a as formas de condução do caso na própria unidade fazendo com que o processo se torne também educativo.

Resultados

Com a implantação do modelo de encaminhamento via online, ocorreu uma melhora na comunicação entre USF e PNAR de Itabuna. Além de ficar documentado a atenção ofertada as equipes e suas demandas, ocorreu melhora no entendimento dos encaminhamentos. O modelo passou a ser também fonte de educação. A resposta é encaminhada e além das datas agendadas e os profissionais que irão acolher, também encaminhamos informações e atualizações sobre os cuidados que pode realizar até a data da consulta. Dessa forma passamos a receber pacientes com tratamentos já iniciados , melhores avaliações , exames em mãos. O processo também nos levou a ter um rico banco de dados que nos auxilia nas decisões , nos mostra as dificuldades dos municípios no atendimento odontológico e nutricional. Levantamos patologias mais frequente e assim realizar atividades educativas direcionadas. Sendo assim dos 252 encaminhamentos realizados nesses nove meses, o que passamos a verificar que se tornaram encaminhamentos efetivos, responsáveis e compromissados. E por ter um formato documental passou a ser realizadas de forma cautelosa por profissionais assistentes. As pacientes não mais procuram o serviço, elas tem o cuidado de receber em suas residências o dia e a hora de seu atendimento, passamos a ter vagas disponíveis, e atender com maior eficiência quem mais precisa. Hoje temos o cuidado de uma rede que se responsabiliza em discutir e dividir as informações necessárias para bem estar da mãe e do feto.

Conclusões

O modelo de encaminhamento no formulário google desenvolvido PNAR Itabuna trouxe uma grande comodidade, respeito, compartilhamento de cuidados e encaminhamento seguro e eficaz. Antes o que era enviado de qualquer forma , em qualquer papel , dando a gestante a obrigação de ir em busca do seu atendimento, passou a ser um formato de responsabilidade dos dois níveis o de atenção primária e secundaria. As equipes agora se comunicam, trocam conhecimentos , aprimoram seus olhares e compartilham experiências e informações importantíssimas para o plano de cuidado da gestante