com o objetivo de diminuir o risco de infecção dos cães por meio da ação dos vetores, o ministério da saúde, em parceria com o município de são gabriel, iniciou o método de encoleiramento dos cães com a coleira impregnada de inseticida (deltametrina) a qual tem a função de repelir e matar o mosquito palha, vetor da doença. esse acessório tem ação de 6 meses, e está sendo enviado pelo ministério da saúde, durante oito ciclos, com duração total de quatro anos. a prática é um método preventivo efetivo no controle da leishmaniose visceral, e por isso o município está responsável pelo cronograma da ação, treinamento da equipe técnica e logística para realização do procedimento. o critério para 3.000 coleiras solicitadas foi o coeficiente de incidência acumulada de lv nos últimos quatro anos, bem como a frequência de registro de casos e incidência média de lv nos úlmos quatro anos para definição das atls, com classificação média considerando os anos de 2017 a 2020. o protocolo para selecionar os cães que estão sendo contemplados com o encoleiramento foi elaborado pelo município, com base nos critérios do ministério da saúde para a realização da prática, com comprometimento de divulgação ampla à comunidade
•fortalecer as ações de vigilância e controle da leishmaniose visceral com foco na redução da morbidade e da mortalidade no município de são gabriel – ba •reduzir o número de casos de lv em humanos, através de ações de educação em saúde, mobilização social, controle de reservatórios e do controle de vetores através do encoleiramento de cães •prover o adequado registro e análise de dados das ações programadas e dos casos novos, bem como, a divulgação das informações, com vistas a subsidiar a sensibilização dos gestores, profissionais da saúde e da população.
realizar inquérito sorológico – teste rápido, na área do foco em 100% dos cães que estejam elegíveis para o encoleiramento, bem como em áreas consideradas como silenciosas vulneráveis para casos humanos e caninos. realizar recolhimento e eutanásia de cães daqueles proprietários que optarem por fazer eutanásia. realizar encoleiramento em 100% dos cães com resultado de teste rápido negativo, bem como para cães com teste rápido positivo para lv e sorologia negativa. fazer monitoramento entomológico nas áreas de risco de transmissão de lv durante os quatro anos do programa de encoleiramento.
o primeiro ciclo do programa de encoleiramento iniciou em São Gabriel em 18 de julho de 2022, com um total de 916 cães encoleirados. o número total de cães recolhidos para eutanásia no inquérito obrigatório para o uso da coleira foi de 22 cães. a proporção de cães reagentes com método elisa (%) foi 5,24. houve uma redução de eutanásias em cães nessas localidades, comparadas com localidades que ainda não foram contempladas com o encoleiramento. em relação a leishmaniose visceral humana, o município registrou 10 notificações de casos suspeitos, todos com resultados negativos.
A situação epidemiológica da leishmaniose visceral canina no município de São Gabriel preocupa gestores e a comunidade. Estamos conscientes da necessidade de resolver essa questão, e contamos com o ministério da saúde através do plano de encoleiramento e conscientização da população no enfrentamento do problema. A vigilância do município realizará monitoramento periódico para divulgação da efetividade do programa na diminuição da leishmaniose canina e risco para leishmaniose visceral humana.