Assistência Farmacêutica (AF) compreende um ciclo de ações englobando itens relativos aos medicamentos, como: produção seleção programação aquisição, armazenamento, controle de qualidade e distribuição prescrição dispensação educação em saúde vigilância farmacológica e sanitária de produtos farmacêuticos e educação permanente dos profissionais. Dentro desse universo podemos citar o Cuidado Farmacêutico, que visa promoção do uso racional de medicamentos, com a revisão da farmacoterapia, a conciliação de medicamentos e o acompanhamento farmacoterapêutico, que objetivam resolver problemas relacionados ao tratamento não só na dimensão clínico-assistencial, como na técnico-pedagógica do trabalho em saúde. Já o Planejamento Estratégico Situacional é um instrumento de gestão que busca intervir na realidade através de uma análise situacional coletiva e organizada, a fim de elaborar um plano viável para transformar essa realidade em uma mais próxima do ideal, ou melhor. O município de Caculé, localizado no Sudoeste Baiano, compreende uma população de 22.236 habitantes (CENSO/IBGE, 2010) e conta com um número significativo de usuários do sistema único de Saúde. A AF integra uma rede de 8 unidades de saúde da família, uma farmácia básica municipal e uma central de abastecimento farmacêutico. A maior problemática, principalmente em município pequeno, é ter farmacêutico reconhecido e aplicando todas as suas atividades farmacêuticas clínicas e de gestão integrada à saúde.
O objetivo geral de nosso projeto foi de reestruturar a assistência farmacêutica no município de Caculé, através de um planejamento estratégico, a fim de aplicar todas as atividades farmacêuticas, de gestão e clínica, de maneira integral.
A fim de reestruturar a AF municipal e aplicar as atividades farmacêuticas em sua totalidade, usou-se como método a construção de um plano operativo, ou também chamado de planejamento estratégico situacional, tomando como ponto de partida a Assistência Farmacêutica do município de Caculé. O plano operativo foi realizado entre o mês de julho de 2020 e outubro de 2020, tendo como fontes de dados reuniões com a participação de atores sociais envolvidos no serviço. A proposta do plano operativo foi apresentada a secretária de saúde, mediante justificativa da importância de se fazer um diagnóstico situacional e análise da rede integrada da Assistência Farmacêutica Municipal de Caculé. O plano foi desenvolvido seguindo as normativas estratégicas. Na normativa explicativa ocorreu uma análise da realidade local, elencando problemas. Para o normativo definiu-se objetivos, ações e operações em enfretamento aos problemas identificados. Na estratégica analisou-se a viabilidade e existência de recursos para realizar os projetos e a parte tática- operacional definiu responsabilidades, avaliação e prazos para implantação do plano. O plano foi realizado, com todos os projetos para a reestruturação da assistência farmacêutica e sua inserção dentro da atenção integral executado obedecendo aos prazos estipulados de cada projeto.
O principal resultado do plano operativo foi à reestruturação da AF do município de Caculé e conseqüentemente seu reconhecimento e visibilidade perante a população e demais equipe de saúde. Nessa reestruturação podemos citar projetos de sucesso desenvolvidos. Um dos projetos é a implantação do cuidado farmacêutico, com atendimento clínico, integrado com a equipe de saúde nas unidades básica de saúde da família, alcançadas melhoria nas condições clínicas de pacientes usuários de insulina do município, até então atendidos. Além das consultas individualizadas, realizamos atividades pedagógicas como salas de espera e roda de conversas, investindo em educação continuada no uso racional de medicamentos. Outro grande projeto foi à articulação do componente especializado entre o município de Caculé e a Regional de Saúde de Caetité, em que o acesso aos medicamentos do Componente Especializado, de alto custo, passou de 60 para 230 pessoas assistidas, em dois anos de execução. Expandimos o sistema de gerenciamento de medicamentos hórus para as unidades básicas de saúde. Em um curto período de tempo realizamos 4 reuniões da comissão de farmácia e terapêutica com participação, de representantes da gestão, do conselho de saúde, de prescritores médicos, enfermeiros e dentistas com o resultado da construção de uma REMUME efetiva. Além de sermos pioneiros na região em realizar o primeiro fórum de assistência farmacêutica municipal com participação de toda equipe da atenção básica de Caculé.
O desenvolvimento do plano operativo seguindo o método de planejamento estratégico situacional foi satisfatório e se tornou essencial para a conscientização da importância da reestruturação da Assistência Farmacêutica de Caculé e sua inserção dentro da atenção integral, com resultados satisfatórios dentro da gestão e clínica farmacêutica. A implantação do cuidado farmacêutico, comissão de farmácia atuante, mais usuários com acesso a medicamentos de alto custo, sistema de gerenciamento de medicamentos em todo o ciclo, são exemplos de ações que visam o bem comum: o cuidado ao usuário do sistema único de saúde, dentro do contexto da farmácia.