PREVENÇÃO NÃO TEM IDADE: ESTRATÉGIAS DE FORTALECIMENTO DA IMUNIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE GUAJERU.

Apresentação

Guajeru é um município brasileiro do interior do estado da Bahia, Região Nordeste do País. E em termos de imunização, as ações estão voltadas para esclarecer a população sobre a importância, eficácia e segurança das vacinas e os riscos de adoecimento e morte das pessoas não vacinadas. Desse modo, as ações realizadas visam atingir, além dos grupos prioritários, a população em geral, perfazendo um total de 8.331 pessoas, conforme dados do Prontuário Eletrônico do Cidadão-PEC. O Programa Nacional de Imunizações (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, de forma compartilhada com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, vem se consolidando como uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública. Para superar os desafios impostos, é preciso uma integração cada vez maior em todas as esferas de gestão do SUS, bem como com outras áreas do setor saúde, dos setores sociais e da educação e, fundamentalmente, a participação efetiva dos profissionais de saúde que levam as ações de vacinação para cada cidadão. Os vacinadores, os grandes responsáveis por todo esse sucesso alcançado, precisam voltar ao seu engajamento na mobilização da população, mas tendo condições adequadas para o desenvolvimento das suas atividades.

Objetivos

Realizar ações que vão de motivação para intensificar a população a tomar todas as vacinas do calendário de imunização de rotina, campanhas e as contra a COVID-19,de modo a garantir a proteção coletiva e salvar vidas.

Metodologia

Os índices vacinais no Brasil, considerado um país pioneiro e referência internacional em campanhas de vacinação, sofreram quedas drásticas nos últimos anos. Guajeru ficou em 4º lugar na Bahia na campanha Covid -19 em 2021. Várias ações são realizadas entre essas ações nas unidades de saúde da família articulação de parcerias – cras / associações / igrejas, etc. realização de educação continuada com foco em imunização mobilização no dia d da vacinação com a participação do grupo da melhor idade (idosos) desmitificação de fake news em salas de espera das unidades de saúde e demais espaços públicos realização de evento teatral infantil nas escolas municipais garantia do registro adequado de vacinação mobilização da comunidade escolar monitoramento regular da cobertura vacinal intensificaçao da busca ativa das crianças faltosas supervisão nas salas de vacinas. Após análises minuciosas das equipes envolvidas, foi apontada como principal causa deste retrocesso, a propagação de Fake News contrárias à vacinação (propagação potencializada por ser em um munícipio de pequeno porte) o que fragilizou o processo de imunização, a credibilidade da ciência diante da população guajeruense e em uma maior resistência ao ato de vacinar-se. Além disso, a sobrecarga de trabalho dos vacinadores, e a rotatividade dos profissionais também tem contribuído para esta realidade.

Resultados

O planejamento essencial para que as atividades de imunização sejam executadas de maneira plena e efetiva, garantindo ao usuário do SUS o acesso à prestação de um serviço oportuno, seguro e de qualidade. O processo de planejamento busca definir as condições necessárias ao alcance dos objetivos, antecipando possíveis resultados ou efeitos sobre uma determinada realidade, situação ou problema. As vacinas permitem a prevenção, o controle, a eliminação e a erradicação das doenças imunopreveníveis, assim como a redução da morbimortalidade por certos agravos, sendo a sua utilização bastante efetiva. No Brasil, desde o início do século XIX, as vacinas são utilizadas como medida de controle de doenças. . Atualmente a inclusão das ações de apoio frente aos desafios que permeiam a Atenção Primária à Saúde configura ação essencial para produção do cuidado integral na perspectiva da cogestão. A participação, compreensão e capacitação dos profissionais de saúde que trabalham na APS trouxeram crescimento e amadurecimento ao grupo em relação à sua função diante das equipes e do processo de cuidar em saúde. Intensificar o estímulo ao trabalho interdisciplinar, como preconizam as diretrizes do SUS, com um trabalho conjunto, possibilitando aprender mais e repassar o aprendizado na perspectiva da cogestão onde todos participam e todos têm responsabilidades e saberes.

Conclusões

Dado o exposto e tendo em vista os aspectos observados, podemos destacar os avanços no setor de imunização. Alcançado no último quadrimestre de 2022, 100% no indicador de Imunização do Previne Brasil, contribuindo para que o município atingisse a marca histórica do primeiro lugar no Ranking Nacional. Estes avanços só foram possíveis, através da integração cada vez maior caminhando conjuntamente com todas as esferas de gestão do SUS, bem como com outras áreas dos setores da saúde, sociais e educação, fundamentalmente, a participação efetiva dos profissionais da saúde do município, levando informação correta sobre a importância e eficácia da vacinação para cada cidadão guajeruense. Por fim, é necessário resgatar os valores da importância da vacinação para a população, que foram a base da construção dessa história de sucesso e, dessa forma, manter todas as conquistas alcançadas até os dias de hoje. Para isso, será necessário enfrentar a busca do equilíbrio entre o uso de ações coercitivas e abordagens persuasivas. Nesse contexto, a participação da sociedade civil, a bem como o engajamento dos líderes comunitários, será fundamental para se trabalhar com abordagens mais persuasivas e menos restritivas.