levar mais atendimento à saúde nas diversas localidades de difícil acesso e corroborando com os princípios da integralidade, a igualdade e a universalidade, a gestão municipal pensou e elaborou o Projeto Caravana da Saúde, que leva atendimento em saúde para as localidades distantes das Unidades de Saúde do município. Promovendo saúde e cuidado para quem mais precisa. Mais que um projeto municipal, a Caravana da Saúde representa uma ação de determinação do governo, pois busca proporcionar melhor acesso e assistência à saúde pública ao cidadão, especialmente o mais carente da sociedade Jeremoabense. Em suas 02 edições o Projeto levou para diversos povoados, profissionais da equipe de Saúde da Família (Médico, técnico, vacinador, enfermeiro, cirurgião dentista, agente comunitário), agentes de controle de endemias, psicólogos, oficineiras do CAPS, assistente social do CAPS, reguladoras (de marcação de exames e consultas com especialistas), fisioterapeuta, unidade móvel odontológica. Muitos moradores sequer conheciam alguns dos serviços que estavam sendo ofertados, dessa forma, a caravana leva além de saúde, dignidade, humanização, cuidado e bem-estar para os usuários do SUS. E em 2023 não será diferente, além de todos os serviços já realizados estamos buscando outras especialidades para atender às demandas das comunidades.
Assim, objetivando levar mais atendimento à saúde nas diversas localidades de difícil acesso e corroborando com os princípios da integralidade, a igualdade e a universalidade é nosso compromisso intermediar e dar suporte para que as equipes de Saúde da Família das microáreas de abrangência saiam de dentro das Unidades e se aproximem da população, fazendo com que o SUS tenha um serviço de melhor qualidade e um acompanhamento eficaz nas comunidades, é o tratar, o respeitar, o acolher e o atender de forma mais humana, é possibilitar mais qualidade de vida.
Os materiais que utilizamos para realização do projeto são: ØMesas/birôs para atendimento aos usuários do sus ØCadeiras ØMesas plásticas para preparação de materiais e uso durante momento de coffe breack ØSom equipado ØPula-pula para as crianças ØFichas de atendimento/encaminhamento ØMateriais didáticos para palestras ØToldos para proteção de sol e chuva. As caravanas têm duração de 06 a 08 horas/dia. Os atendimentos são feitos por demanda espontânea tendo um limite máximo para cada profissional, assim, o cidadão passa por triagem e logo após, é atendido por um profissional de acordo com suas necessidades. É também a oportunidade de atualizar as vacinas, assistir a palestras educativas e aproveitar momentos de lazer com os filhos.
O nosso compromisso enquanto gestores das políticas de saúde pública é de alcançar o maior número possível de pessoas com as Caravanas, permitindo que estas tenham mais acessibilidade às equipes de saúde, à gestão municipal de saúde, além, de estreitar a relação com a equipe de saúde da família, permitindo assim um acompanhamento mais eficiente para as famílias, que consequentemente, refletirá em uma melhor qualidade de vida para as comunidades, sobretudo as mais carentes. Podemos destacar ainda: Maior cobertura vacinal maior alcanace a usuários que não tinham acesso maior acompnahamento de cidadãos cadastro de usuários nas áreas descobertas
O Projeto Caravana da Saúde tem trazido resultados bastante positivos, esta é uma via da saúde que beneficia aqueles que dificilmente procuram um médico, seja por falta de tempo, pela dificuldade de locomoção, ou até mesmo por não conhecerem seus direitos. É necessário, porém, que as equipes de saúde da família e as equipes multidisciplinares do município estejam envolvidas no processo, elaborando e executando as ações nos amplos espaços territoriais do município. De acordo com os dados do IBGE, o município de Jeremoabo tem uma extensão territorial de mais de 4 mil km², e quase 41 mil habitantes, seria uma utopia dizer que conseguiríamos alcançar toda a população com o Projeto, porém, é um passo importante para garantir aos cidadãos jeremoabenses o direito a uma Saúde Pública de qualidade, com atendimento humanizado, buscando aprimorar as ações através da participação democrática dos usuários e servidores do SUS, oferecendo melhor qualidade de atendimento em todos os níveis de atenção à Saúde.