A gestação é um período onde ocorre uma série de mudanças e a consequente adaptação pode gerar ansiedade e medo para quem a vive, embora não seja considerada uma doença, uma série de complicações podem ocorrer. Daí a importância do cuidado centrado na mulher para que a assistência ofertada seja efetiva, assegurando uma gestação, parto e nascimento saudáveis. O cuidado com o binômio mãe/bebê é uma das prioridades do Ministério da Saúde e a Atenção Primária à Saúde (APS) possui papel fundamental na realização do Pré-Natal pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). Dada a importância das ações no Pré-Natal (PN), essas figuram entre os indicadores do Previne Brasil, política de financiamento da APS instituída em 2019, que tem por objetivo fortalecer os atributos essenciais e derivados da APS contribuindo para a melhoria dos processos de monitoramento e avaliação. São três os indicadores do Previne Brasil relacionado à gestação, estes refletem o processo de trabalho das ESF no PN visto que devem captar as gestantes precocemente, até 12ª semana de gestação, realizar os testes rápidos de HIV e Sífilis e ainda ofertar o PN Odontológico. Com vistas a qualificar a assistência pré-natal, alcançar a meta dos indicadores relacionados à gestação, e ainda fortalecer o vínculo das gestantes com as Equipes de Saúde da Família foi implementado em 2021 o projeto GestAÇÃO.
Fortalecer o processo de monitoramento e avaliação dos indicadores por meio da qualificação das ações do Pré-Natal no município de Cairu-Ba
A fim de cumprir o objetivo proposto a Superintendência de Atenção Básica em conjunto com o Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde elaborou o referido projeto a ser implementado junto às equipes. Foi desenvolvido em dois momentos, o primeiro da gestão para as equipes, com qualificação dessas para realização do pré-natal em consonância com as normativas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Já o segundo momento, as equipes, já instrumentalizadas implantaram as Rodas de Gestantes nos territórios como dispositivo para fortalecer o vínculo das gestantes com a equipe, elucidação de dúvidas e construção coletiva de saberes. Além disso, com vistas a acompanhar o cumprimento dos indicadores relacionados à gestação é realizado o monitoramento e avaliação das metas pactuadas, com realização de reunião quadrimestral para apresentação dos resultados.
Foram realizadas Oficinas com discussão do caderno 32 e estudo de caso com Enfermeiros, dentistas e ACS das ESF, e após estas as referidas equipes e implantaram as rodas de gestantes nos territórios sob a sua responsabilidade. Mensalmente as equipes realizam encontro com as gestantes para tratar de temas relevantes para a gestação, parto e nascimento saudáveis. Observou-se que após a oficina e início das rodas de gestantes, houve melhoria no resultado das metas dos indicadores relacionadas à gestação do Previne Brasil. A avaliação e monitoramento dos indicadores do Previne Brasil é apresentado às equipes para que estas acompanhem a sua evolução e possam traçar novas estratégias, se necessário.
O propósito do Pré-Natal é assegurar uma gestação segura para a gestante e o concepto, dessa forma considerando a sua importância bem como a relevância dos processos de monitoramento e avaliação é imperativo instrumentalizar as ESF para que a assistência prestada seja capaz de diminuir a morbidade e mortalidade materno-infantil.