ACOMPANHAMENTO DE GESTANTES DE ALTO RISCO E RISCO INTERMEDIÁRIO EM ENTRE RIOS – BA

Apresentação

De acordo com o Ministério da Saúde (2022) as gestantes de risco intermediário e de alto risco, poderão ser acompanhadas com suporte de especialistas em obstetrícia minimiza o potencial de agravo à sua saúde e do recém-nascido, e a identificação de mulheres com maior risco obstétrico reduz a mortalidade materna e perinatal. A Enfermeira Obstetra realiza a avaliação de risco gestacional o que é fundamental para garantir uma assistência adequada e individualizada à gestante, como também realiza em conjunto, o acompanhamento pré-natal regular que é um direito garantido por lei e deve ser oferecido a todas as gestantes. Busca-se, identificar precocemente possíveis complicações e intervir de forma adequada para preveni-las ou tratá-las adequadamente, garantindo que a saúde materna e fetal possam ser acompanhadas pela Enfermeira Obstetra, médico obstetra, tendo assim, acesso mais facilitado ao agendamento das especialidades que se tornarem necessárias, como nutricionista, psicólogo, psiquiatra, cardiologista, ultrassonografista entre outros. A implementação do serviço de atendimento à gestante de alto risco e risco intermediário busca um cuidado multiprofissional humanizado de acordo com o perfil e necessidade de cada gestante até o puerpério. Além disso, busca também, proporcionar uma educação continuada às gestantes e profissionais da rede básica.

Objetivos

Objetivo geral: Implementar as boas práticas de atenção à saúde das gestantes de alto risco e risco intermediário aos serviços de saúde desde o pré-natal até o puerpério. Objetivos específicos: Fortalecer a atenção básica e a articulação através do aprimoramento da comunicação com os demais níveis administrativos. Desenvolver atividades educativas, aos profissionais da atenção básica Realizar consulta pré-natal intercalado com a estratégia de saúde da família. Monitorar as gestantes de alto risco e ao tratamento instituído. Estimular a participação das gestantes e dos profissionais no acompanhamento e aprimoramento do serviço através da escuta ativa, grupos e questionários de avaliação. Promover grupos de gestantes para abordar as principais intercorrências da gestação, parto, amamentação e cuidados com o recém-nascido. Realizar visitas às puérperas em parceria com a atenção básica.

Metodologia

Lócus Centro de especialidades localizado na secretaria de saúde municipal: atendimentos individuais. Unidades de estratégias de saúde da família do litoral: atendimentos individuais e em grupo das gestantes de alto risco e risco individual que residem no litoral. Unidades de estratégia de saúde da família da sede e da zona rural + CREAS: participação da Enfermeira obstetra nos grupos de gestantes. Território: visitas domiciliares às puérperas. Sujeitos da intervenção Profissionais da atenção básica: – Capacitação das equipes da atenção básica sobre a identificação precoce e acompanhamento das principais intercorrências materno-infantis. – Utilização de fichas que facilitam a comunicação adequada para o compartilhamento do cuidado. – Escuta constante nas reuniões da atenção básica, e aplicação de questionários abertos à críticas e sugestões de aprimoramento do serviço. Gestantes de alto risco e risco intermediário: – Marcação das consultas pela atenção básica para evitar a peregrinação das mesmas. – Consultas da enfermeira obstetra e do médico obstetra + especialidades que se fizerem necessárias em parceria com a equipe da atenção básica. – Orientações em grupos de gestantes. Puérperas com intercorrências: – Visitas domiciliares agendadas previamente pela atenção básica para consultoria da enfermeira obstetra nas intercorrências da amamentação e recuperação puerperal.

Resultados

Os resultados dos questionários aplicados às gestantes demonstram a satisfação do maior cuidado e da humanização implementada, os profissionais de saúde também demonstram satisfação com o aprimoramento da comunicação e suporte profissional. O pré-natal de alto risco e risco intermediário desempenham um papel fundamental no cuidado pré-natal da mulher, realizando estimativas, exames, orientações e acompanhamento durante a gestação, com o objetivo de garantir a saúde e o bem-estar da gestante e do feto. Em um pré-natal de alto risco, a frequência de exames e avaliações podem ser maior, permitindo identificar problemas mais rapidamente e tomar as medidas necessárias para minimizar os riscos. No município de Entre Rios – BA, a Enfermeira Obstetra realiza as capacitações, atividades em grupo com gestantes, a comunicação com a atenção básica sobre o pré- natal, realiza visitas pré-agendadas pela atenção básica, quando precisam de suporte sobre a orientação no cuidado do recém-nascido, intercorrências da amamentação e cuidados com a incisão cesariana e região perineal. A abordagem sempre leva em consideração a cobertura territorial, os prontuários sempre são separados por unidades básicas, sempre levando em consideração as peculiaridades das gestantes residentes na zona rural e na urbana. Como também as atividades extra muros no atendimento no litoral e atividades no território como grupos e visitas domiciliares.

Conclusões

A implementação do serviço desempenha um papel fundamental no cuidado pré-natal da mulher, levando em consideração as necessidades específicas de cada gestante de forma a garantir uma assistência de qualidade segura com inclusão de intervenções para prevenção de complicações obstétricas, controle da dor, incentivo ao aleitamento materno, promoção do vínculo mãe-filho e educação em saúde. Por fim, ressaltamos a importância de uma equipe obstétrica no acompanhamento conjunto com a atenção básica destas gestantes. Isso garante que a gestante receba o suporte necessário em cada etapa da gestação o que pode ajudar a garantir uma gestação e um parto seguros, reduzindo o risco de complicações para a mãe e o feto. O acompanhamento especializado e a tomada de decisões informadas são fundamentais para obter bons resultados nesse tipo de gestação