Em Ipiaú, o primeiro caso de COVID-19 foi notificado em 1 de abril 2020. No dia 20 de janeiro de 2021, foi iniciada a vacinação contra COVID-19 no município, e desde então, a Secretaria Municipal de Saúde vem buscando alternativas para aumentar a adesão, visando homogeneidade na cobertura da vacinação contra a COVID. Com o início da vacinação, e a necessidade da não aglomeração de públicos, foram levantadas as problemáticas das dificuldades para adesão da população à vacinação contra a COVID e traçado o projeto de intervenção de como melhorar esta realidade no município de Ipiaú/Bahia.
Implementar estratégias de adesão à vacinação COVID no município de Ipiaú Garantir homogeneidade da cobertura vacinal da COVID no público elegível.
Foram avaliadas as dificuldades da população para a adesão à vacinação contra a COVID juntamente com as Unidades de Saúde do município, e foram levantadas as problemáticas: medo de contaminação com COVID ao buscar um serviço de saúde medo da vacina devido fake News distância das residências dos locais de vacinação Impossibilidade de buscar o serviço de vacinação devido dias e horários de funcionamento. Com a finalidade de minimizar as dificuldades, foi traçado um plano de intervenção, o qual inclui: divulgação sobre a vacina, combatendo as fake News junto à comunidade vacinação em zona rural vacinação domiciliar dos acamados/dificuldades de locomoção/faltosos vacinação Drive Thru no Estádio Municipal vacinação em praças/eventos municipais vacinação noturna, finais de semana/feriados vacinação em escolas criação de mapas diários para vacinação COVID Acompanhamento/lançamento diário de dados referentes à vacinação COVID.
Durante todo período (janeiro a dezembro de 2021), foi realizado uma escala decrescente por idade levantamento realizado também um mapa diário de doses de vacinas para COVID administradas no município através de planilhas de excel alimentadas diariamente para controle, paralelo com o BI (formulário eletrônico destinado para envio dos dados consolidados referente às doses administradas contra covid por município da Bahia) e SIPNI COVID, tendo ao final do período, uma cobertura homogênea do público 18+: D1-79,7%, D2-72,9%, destacando adesão da população à proposta implementada.
Em todo ano de 2021, a vacinação para COVID foi realizada de forma escalonada, devido quantidade inicial de insumos insuficientes para todo público elegível, e as estratégias de intervenção foram realizadas de acordo com sua necessidade, com objetivo de levar a oportunidade a todo públicoalvo naquele momento. As ações eram realizadas durante toda semana, finais de semanas e feriados atividades educativas/presença nas rádios combatendo as fake News semanalmente, o que esclareceu as dúvidas da população e fez com que buscasse os serviços ofertados para a imunização em seus mais variados horários e localidades, destacando o êxito das ações propostas e realizadas de cobertura e homogeneidade da vacinação para COVID.