O Programa Previne Brasil é uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem como objetivo reorganizar o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) no país. O custeio da APS é feito a partir do cumprimento de alguns critérios, dentre esses os indicadores de desempenho. Considerando que a avaliação do cumprimento desses indicadores é realizada a cada quadrimestre e havia necessidade de monitoramento em um período de tempo menor para que pudesse adotar novas estratégias em caso do não cumprimento do indicador em tempo oportuno, a Secretaria de Saúde de Cairu-Ba em 2021 contratou uma solução tecnológica-SICAMP (Sistema Integrado de Controle, Acompanhamento, Monitoramento e Planejamento) para facilitar as ações gerenciais tanto das Equipes de Saúde da Família (ESF) quanto da gestão com o objetivo de acompanhar o alcance das metas definidas para o Previne Brasil e contribuir para o aumento do Indicador Sintético Final-ISF municipal. O Indicador Sintético Final (ISF) é um dos principais indicadores de desempenho do programa Previne Brasil. Ele é utilizado para avaliar a efetividade das ações de prevenção e promoção da saúde realizadas pelos municípios brasileiros. É composto por diversos indicadores, que avaliam desde a cobertura vacinal até a realização de exames preventivos. Dessa forma, o ISF é uma ferramenta importante para garantir que o programa Previne Brasil alcance seus objetivos e possa oferecer uma assistência à saúde de qualidade.
Aumentar o Indicador Sintético Final- ISF contribuindo para manutenção do repasse financeiro de custeio da Atenção Primária em Saúde bem como melhorando a qualidade das ações em saúde ofertadas no município de Cairu-BA
A saúde digital já é uma realidade. A cada dia surgem novas soluções tecnológicas para melhorar a assistência à saúde, assim como os processos de monitoramento e avaliação dos serviços ofertados. Desse modo, a contratação do SICAMP vem permitindo à ESF e a gestão monitorar, nominalmente, os usuários acompanhados pelas equipes, informando quais ações faltam para que aquela equipe cumpra a meta daquele indicador. Além disso, gera gráficos e relatórios gerenciais. Com o uso do sistema é possível acompanhar o avanço no cumprimento dos indicadores em qualquer período (diário, semanal, mensal…) o que contribui para o planejamento de estratégias mais assertivas para o alcance das metas. Após a contração da solução tecnológica a coordenação da atenção primária do município, por meio do apoio institucional do Núcleo de Informações em Saúde do Município- NIS, envia semanalmente o painel geral de monitoramento às equipes para que estas visualizem o percentual de cumprimento dos indicadores no município, e ainda, acompanha junto às equipes o resultado de cada uma delas, para que possam ser traçadas novas estratégias, se necessário, para o cumprimento da meta pactuada. Para além disso, quadrimestralmente é realizada reunião com as equipes para apresentação dos resultados e premiação das equipes destaque no período avaliado.
Com o uso desse sistema houve avanço significativo no resultado do Indicador Sintético Final (ISF) a cada Quadrimestre (Q). No ano de 2021 o resultado do ISF do Q1 foi 2,33 Q2-3,44 Q3- 5,22. Em 2022, ISF Q1-7,17 Q2- 8,66 e Q3- 8,43. É possível observar que houve um aumento progressivo do ISF do município após o início do uso do referido sistema. O uso de ferramentas para monitoramento e avaliação dos serviços de saúde contribuem de forma significativa para o alcance de resultados positivos.
O uso das tecnologias digitais contribui para aumento/alcance do ISF sendo fundamental para melhorar os indicadores do programa Previne Brasil, o que contribui para melhoria da qualidade da assistência à saúde prestada, além de assegurar o recebimento dos repasses financeiros da APS. As ESF e a gestão se beneficiam do uso dessas tecnologias digitais tendo em vista que fornecem dados objetivos para o planejamento, mudança de curso das ações e estratégias oportunizando melhorias do e no serviço. Com o avanço da tecnologia, é possível disponibilizar informações em tempo real, facilitar o monitoramento e o controle das ações, além de permitir uma maior interação entre os profissionais de saúde e os pacientes. Através do uso de aplicativos, softwares e outras ferramentas digitais, é possível otimizar o trabalho dos profissionais de saúde, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados.