IMPLANTAÇÃO DO GRUPO DE GESTANTES DO VENTRE AO PEITO: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO

Apresentação

O período gestacional envolve grandes mudanças físicas, psicológicas e sociais, e diante de tais mudanças ocorrem dúvidas, medos e anseios, provocando nas mulheres a necessidade de compartilhar informações e experiências referentes ao momento que vivenciam. Desse modo o projeto teve como objetivo geral o desenvolvimento de atividades educativas referentes às fases da gestação, trabalho de parto, parto e puerpério, aleitamento materno exclusivo, imunização, cuidados com o recém-nascido, saúde sexual e reprodutiva, proporcionando a troca de informações e o fortalecimento do vínculo com a ESF, família e a comunidade, bem como a preparação do ponto de vista corporal, emocional e social para as experiências que viverão. Participaram do grupo 24 gestantes de 06 puérperas. Destas gestantes 05 eram do grupo de risco, onde as atividades foram desenvolvidas em 04 encontros, abordando: atividade educativa sobre aleitamento materno exclusivo, maquiagem, penteado, ensaio fotográfico, parto normal x cesariana, com dinâmicas simulando contrações de treinamento, contração de trabalho de parto, dilatação, anatomia da cesárea, métodos contraceptivos disponíveis no SUS e tempo oportuno para iniciar, ensaio fotográfico, maquiagem, penteado, aula de hidroginástica, conduzida pela fisioterapeuta e educador físico.

Objetivos

Objetivo Geral: Implantar o grupo de gestantes “Do Ventre ao Peito” , como estratégia para fortalecimento de vínculos e qualificação do pré-natal e cuidado as gestantes e puérperas. Específicos: Realizar encontros mensais de educação em saúde com abordagem de temas sobre a gestação, parto e puerpério para gestantes e mães da área adstrita. Incentivar e salientar a importância do aleitamento materno exclusivo. Incentivar e esclarecer sobre a importância do pré-natal no primeiro trimestre e do parto normal para a mulher e o bebê. Proporcionar informações sobre prevenção das doenças da primeira infância, incentivando a imunização. Confeccionar banner como instrumento de gestão visual para acompanhamento das vacinas de crianças de 0 á 15 meses. Incentivar e orientar a pratica de exercícios físicos na gestação com supervisão da fisioterapeuta. Realizar ensaio fotográfico com as gestantes e RN`s a cada quadrimestre. Proporcionar à mulher a escolha segura do método contraceptivo.

Metodologia

Este trabalho consistiu em um projeto de intervenção, no qual o método utilizado foi pesquisa de campo, cuja coleta de dados foi realizada por meio de questionário objetivo, através da ficha SUS de perinatal ambulatorial e banner com mapeamento das vacinas em crianças de 0 a 15 meses.

Resultados

Os resultados apontam melhorias nos indicadores da unidade, bem como melhor integração e interação entre a equipe, pacientes e familiares, já que todos os membros participavam das atividades, sendo momentos de muitas trocas e aprendizagens. Dessa forma o trabalho grupal na assistência à gestante e puérpera é uma estratégia de educação em saúde que promove melhora nos indicadores do pré-natal, imunização, promovendo a construção de conhecimentos, mobiliza fantasias, diminuindo dúvidas que surgem durante o processo gestacional e puerperal, colaborando para o alcance das metas propostas pelo Ministério da Saúde, promovendo assistência humanizada, acolhedora e segura para as mulheres durante o ciclo gravídico e puerperal. As gestantes de alto risco foram vinculadas ao pré-natal de alto risco ainda no primeiro trimestre, e realizaram os exames preconizados em tempo oportuno, onde o papel dos ACS foi fundamental. Uma das nossas gestantes de alto risco teve seu bebê em um parto programado, de acordo com as recomendações de MS. Teve seu direito de laqueadura tubária intra parto assegurado, RN com peso adequado, ativo, reativo. Os dados finais refere que: . 80% das gestantes realizou a 1ª consulta de pré-natal até 12 semanas . 33,3% realizou visita de vinculação aos Hospitais de Referência . 80% participou de todos os encontros . 66,7% realizando aleitamento materno exclusivo . 100% de crianças com vacinação em dia . 66,7%. método contraceptivo em tempo oportuno.

Conclusões

A educação em saúde é uma estratégia essencial na atenção primaria à saúde, pois permite que os profissionais de saúde e a população se aproximem, contribuindo para uma assistência integral, e humanizada. As atividades de grupo com gestantes proporcionam um ambiente dinâmico promovendo promoção da saúde integral, individual – coletiva, qualificando o pré-natal. As reuniões são um apoio para diminuir as suas angústias, ansiedade e um espaço para trocar experiências, articular os saberes populares com o saber científico e expor seus questionamentos. A implantação de grupos de gestantes nos serviços de saúde é de fundamental relevância para dar apoio e preparar a gestante e seus familiares para o cuidado no período gravídico, puerperal e no cuidado com a criança, o que fortalece vínculos familiares e promove a saúde mãe filho.