GRUPO MULTIDISCIPLINAR PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ASPECTO AUTISTA (TEA).

Apresentação

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento complexo que se caracteriza por déficits na comunicação oral e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos sociais. Pessoas com autismo poderão apresentar prejuízos, tanto na linguagem verbal, quanto na não verbal. Apresentam dificuldades em compreender expressões faciais, gestos, símbolos e metáforas. Possuem três níveis de gravidade, são eles: ➢ Grau leve (Nível 1) ➢ Grau moderado (Nível 2) ➢ Grau Severo (Nível 3) A estimativa brasileira referente ao número de pessoas com autismo indica dois milhões de brasileiros, é importante destacar que a ocorrência de autismo é maior no sexo masculino, com a proporção de 5 meninos para cada menina, dessa forma, calcula-se aproximadamente um caso de autismo para cada 42 nascimentos de meninos, enquanto que para o sexo feminino a relação seria de um caso para cada grupo de 189 meninas.

Objetivos

Trabalhar as habilidades sociais, tão importantes no desenvolvimento e para eles especificamente devido às suas dificuldades inatas no que se refere às interações sociais.

Metodologia

O interesse pela realização desse grupo originou-se do desejo de fazer uma intervenção que beneficie a qualidade de vida dos pacientes do município de Esplanada, visando estimular a aquisição de novas habilidades e a minimização de comportamentos inadequados e improdutivos socialmente com essas crianças. Diante disso, uma equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, psicóloga, nutricionista e assistente social em que todos os envolvidos pensem juntos e com os mesmos objetivos em mente, focando nas características e necessidades do paciente em questão é essencial, pois certamente trará melhores resultados e ganhos para todos os envolvidos, principalmente para o paciente.

Resultados

O grupo de TEA através da equipe multidisciplinar contribui significativamente para manter e desenvolver habilidades necessárias para que as crianças consigam se adaptar de forma funcional ao dia a dia e em diferentes ambientes e com isso ampliar o comportamento e aumentar a autonomia, a fim de melhorar a interação familiar, social e aprimorar o desenvolvimento das atividades de vida diária. Uma equipe multiprofissional é a melhor forma de realizar a intervenção no autismo. Assim, a pessoa terá o melhor auxílio durante a vida, sendo o TEA um transtorno que não tem cura.

Conclusões

A equipe multiprofissional trabalha com o objetivo de alcançar a melhora progressiva da qualidade de vida do paciente, definindo as condutas em conjunto e envolvendo a família do autista frequentemente.