QUALIFICAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DA POPULAÇÃO IDOSA .

Apresentação

Na atualidade, o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. As projeções estatísticas apontam que, em 2025, o Brasil deverá ter 15% de sua população constituída por idosos, o que colocará o país em sexto lugar no ranking mundial.No entanto, não basta ampliar a quantidade de anos vividos, é necessário que se invista para que o aumento da expectativa de vida seja acompanhando de melhorias das condições, de tal forma que se possa desfrutar de uma velhice ativa e saudável pelo período de tempo mais longo possível. Para que as pessoas tenham qualidade de vida ao envelhecer é preciso que haja cada vez mais investimentos pessoais e oferta de serviços que atendam às demandas desse segmento da população. Naturalmente, não se pode negar que os idosos convivem com riscos em potencial derivados do próprio processo de envelhecimento, o que pode deixá-los mais suscetíveis a incapacidades, decorrentes de condições físicas, sociais, ou afetivas. Esse é um processo dinâmico e particular para cada indivíduo, e mesmo entre os idosos, os mais jovens tendem a apresentar condições diferentes dos longevos.Nesse sentido se identificou no Municipio de Cruz das Almas,que existe a necessidade eminente de qualificar os profissionais ao tempo que oferecer a esta clientela um atendimento de qualidade ,respeitando todas as particularidades desta fase de vida ´deve estar entre as prioridades dos serviços.

Objetivos

Objetivo geral: Sensibilizar os profissionais da rede da atenção primaria e média complexidade bem como, a implementação da avalição multidimensional no Município de Cruz das Almas. Objetivo Especifico 1-Sensibilizar os profissionais da aérea de saúde do Município de Cruz das Almas sobre a importância da Implementação da Avalição Multidimensional 2- Qualificação os profissionais da aérea de saúde do Município de Cruz das Almas sobre a importância da Avalição Multidimensional 3-Realizar avalição multidimensional a grupos de idosos existente no Município de Cruz das Almas Vinculados a Unidade básica a saúde da Família

Metodologia

Estudo foi realizado no Município de Cruz das Almas /BA, no periodo de janeiro a março de 2023, Segundo o IBGE (2010) o Município possui 63 mil hab. sendo 10.507 idosos (cadastro municipal), foi dividido em duas etapas sendo a primeira de sensibilização e qualificação aos profissionais de saúde lotados no município e a segunda de implementação da avalição multidimensional em dois grupos de idosos sendo, lar dos idosos e um grupo de terceira idade de uma Igreja Evangélica . Para critério de inclusão foram usados os critérios: idosos a partir de 60 anos e ter cadastro no sistema Único de Saúde. Primeira Etapa: Foi realizada uma qualificação e sensibilização sobre a importância e como realizar da avaliação multidimensional para prevenção e tratamento de agravos. Tivemos no total de 98 participantes sendo eles, Médicos, Enfermeiros, Técnicos de enfermagem, Educador físico, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Fisioterapeuta, Vacinadora e Agente comunitário. Durante as atividades, tivemos um momento pratico com a aplicação da Matriz Gut , Método 5W2H e Barreiras e Estratégias. Segunda Etapa: Realizado atendimento no lar dos Idosos do Município, e em grupo de terceira idade de uma Igreja Evangélica por equipe multiprofissional (médico , inutricionista, assistente social, ed.educador físico, enfermeiro etc.)sendo avaliados 90 idosos , para avalição multidimensional usamos como ferramenta Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) e a caderneta do idoso.

Resultados

Pactuação entre profissionais de manutenção do acompanhamento sistematico do idosos em abordagem multiprofissional a cada 3 meses. 98 profissionais aptos para realização de avaliação multidimensional em idosos e utilização de ferramentas de registro.valiação quanto a utilização da avaliação multidimensional com grau máximo de aprovação, ou seja, como muito útil, o que favorece a incorporação do método à prática clínica, e na qualidade de vida para essa população os mesmos, se sentiram motivados e sensibilizados como é demostrado no registro fotográfico. Em relação as ações desenvolvidas pelas Unidades de saúde, foram atendidos no lar dos idosos 30 pessoas e no Grupo da terceira idade da Igreja evangélica 60 pessoas, todos eles passaram pelos profissionais, médico clinico, nutricionista, assistente social, Professor educador físico, enfermeiro, técnico de enfermagem, vacinadora dentista e agente comunitário. Além da oferta de outros serviços. Percebe-se que, a utilização de uma avaliação multidimensional do idoso (AMI) é extremamente positiva para nortear rastreamento e diagnóstico dos problemas que mais frequentemente afetam a qualidade de vida dos indivíduos com 60 anos ou mais. Vale ressaltar que com essas ações iram refletir em uma extensão dos atendimentos.

Conclusões

É notória a importância da avaliação multidimensional do idoso, tanto nas questões de promoção de saúde, prevenção de doenças e síndromes geriátricas quanto na diminuição de danos quando o indivíduo já se encontra com a saúde comprometida. Consequentemente, tornou-se fundamental o emprego da avaliação multidimensional do idoso. Os profissionais de Saúde do Município de Cruz das Almas demostraram empatia, envolvimento, motivação e comprometimento com a temática e que podemos esperar um resultado positivo na promoção na qualidade de vida e envelhecimento saudável. E em relação aos idosos assistindo foi perceptível a importância do monitoramentos e um atendimento holístico para planejamento de ações e oferta de uma saúde pautada no biopsicossocial.