O Fluxograma se refere a uma representação ilustrativa que tem como objetivo apresentar as etapas de um processo ou a organização de serviços. Sendo assim, no ano de 2021 foi observada no município de Campo Formoso, a dificuldade dos usuários quanto aos serviços e demandas ofertadas no contexto de saúde mental, além de perceber impasses provenientes da Rede nas suas intervenções e encaminhamentos. O município de Campo Formoso localiza-se na região centro-norte do Estado da Bahia, há 401 km de Salvador. Possui um território extenso de 7.161.827 km² com 161 povoados que se dividem em 8 grandes regiões, entre elas quilombolas. A população conforme estimativa do IBGE (2021) era de 71.754 mil habitantes. O município possui 21 Unidades Básicas de Saúde e 25 equipes de Saúde da Família, organizados na sede e interior. A sede possui um hospital filantrópico mantido pela União Hospitalar São Francisco, um Centro de atendimentos de especialidades (CAE), onde funciona o ambulatório de Saúde Mental, Equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da família e um único Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, do tipo I. Pensando na realidade dessa rede e criando estratégias para os serviços se comunicarem e compartilhar o cuidado em saúde mental, a equipe do CAPS elaborou no ano de 2022 o Fluxograma da Saúde Mental a fim de proporcionar uma dinâmica eficiente na organização do trabalho e do atendimento prestado na rede de saúde para a população que necessita de atenção e cuidado em saúde mental.
O principal objetivo da implementação do Fluxograma de Saúde Mental do munícipio de Campo Formoso foi garantir uma dinâmica eficiente na oferta de serviços voltados para a saúde mental, além de proporcionar que estes sejam acessíveis a todos os usuários da sede e interior. Além disso, possibilitar que a Rede realize encaminhamentos corretos objetivando minimizar as barreiras de acesso ao cuidado. Específicos: – Identificar e notificar a demanda de atendimentos em Saúde Mental no município – Realizar Matriciamento com a Rede no seu território – Garantir a eficiência dos serviços ofertados em Saúde Mental – Proporcionar que os serviços em Saúde mental sejam acessíveis para todos os munícipes – Assegurar que a rede promova encaminhamentos adequados para os serviços que atendam a demanda do usuário – Propiciar a diminuição de barreiras no acesso ao cuidado dos usuários.
Inicialmente foi realizado no ano de 2021 a identificação da demanda de atendimentos em Saúde mental em todo o município por meio de reuniões e Matriciamento com toda rede a fim de escutar as dificuldades de acesso e informação sobre os serviços de tratamento em saúde mental ofertados pelo município. Feita a coleta das informações referentes às dificuldades encontradas pela rede, a equipe do CAPS elaborou no ano de 2022 o projeto piloto com a criação do Fluxograma de Saúde Mental, este foi organizado de forma clara e objetiva, facilitando o acesso a todas as equipes de Saúde. A elaboração desse projeto consistiu em reuniões técnicas da equipe do CAPS, por meio de discussão de casos e ações direcionadas a sede e ao interior do município com o CAPS Itinerante. Com estas propostas puderam-se observar as carências e dificuldades de cada localidade, além de criar novas ações e aperfeiçoar aquelas que já existiam. É importante destacar que o projeto foi apresentado para o Conselho Municipal de Saúde e teve a sua aprovação no dia 31 de agosto de 2022. A partir dessa aprovação foi realizada a divulgação e distribuído o documento com a ilustração do “Fluxograma de Saúde Mental do município de Campo Formoso-Ba” para toda a rede (imagem do Fluxograma anexada no item 9 “Banner”).
A criação do fluxograma se deu a partir de inúmeras reuniões com a rede elencando as dificuldades enfrentadas pelas equipes. Já a implementação ocorreu a partir da aprovação do Conselho Municipal de Saúde, servindo de referência para toda a rede de cuidado. É importante destacar que o fluxograma foi compartilhado para toda a rede, inclusive para o Ministério Público, Justiça e Defensoria pública. A partir disso foi possível perceber que as equipes apresentaram mais segurança quanto ao seu papel frente às intervenções, além de perceber que a porta de entrada para os usuários encontra-se na atenção básica, porém destacamos que ainda existem dificuldades para lidar com usuários de saúde mental o que necessitam de formação continuada e matriciamento. Ademais, também pôde proporcionar para a rede a execução de encaminhamentos adequados, uma vez que foi explicitada a responsabilidade de cada dispositivo, o que culminou na diminuição de barreiras que eram observadas no acesso ao cuidado, tais como: dificuldade de atendimentos advinda pela falta de conhecimento técnico e preconceitos usuários sem direcionamento desconhecimento das responsabilidades acerca do tratamento e etc. Por fim, o fluxograma também foi apresentado na CIR Regional, para os secretários, como modelo de experiência exitosa, no dia 05 de abril de 2023, servindo de referência para os demais municípios que compõem a regional de Senhor do Bonfim-Ba, o que reforçou o trabalho que vem sendo desenvolvido.
A presente experiência teve como base a construção de um novo fluxograma de Saúde Mental no município, buscando-se minimizar as barreiras de acesso aos serviços de saúde mental e compartilhando responsabilidades com toda rede desse cuidado. Vivenciar a implantação de estratégias que proporcionem acolhimento aos usuários dos serviços de saúde, principalmente aos serviços que promovem o cuidado mental, no caso do CAPS, é uma ferramenta indispensável para a execução de um tratamento eficaz e eficiente. Tais estratégias devem seguir um fluxograma periódico, contínuo, harmonioso e diversificado que se enquadre ao público, mais especificamente, pessoas sob tratamento psicossocial.