Os idosos estão mais vulneráveis aos riscos de quedas, sendo que acima dos 65 anos, pelo menos um idoso é acometido a queda durante o ano. Estudam mostram medidas preventivas para que isso não ocorra, como por exemplo, evitando pisos escorregadios, tapetes, e dando ênfase na iluminação adequada, utilização de barras fixas para facilitar a locomoção do indivíduo e consequentemente evitando que venha a ocorrer as quedas, já que essas barreiras são as causadoras dessas decadências em ambiente domiciliar. O público beneficiado será principalmente os idosos e consequentemente seus familiares. A educação e discussão de como prevenir quedas visa diminuição da dependência do idoso, melhora do quadro clínico geral, qualidade de vida e diminuição da mobilidade.
Ressaltar a importância do exercício físico, fazendo com que a pessoa idosa tenha confiança ao realizar suas atividades básicas de vida diária, e propiciar de forma simplificada, acesso à informação e educação na prevenção de quedas da população idosa, acabando com as quedas ou ao menos minimizando o risco das mesmas. . Incentivar a prática do exercício físico, executando de forma leve e dinâmica, para que a terceira idade não sofra danos, e buscar diminuir o risco de quedas, dando expectativa e aumentando o desejo de independência da classe . Estimular os pacientes a se manterem no grupo vida ativa para continuar realizando as atividades físicas . Reconhecer o papel que o paciente tem no seu próprio cuidado, reconhecendo aspectos familiares, econômicos, sociais e culturais que podem prejudicar ou facilitar o cuidado
O objetivo do projeto é apreender idosos a partir de 60 anos, do município de Itajuípe, visando um grupo específico existente no município, onde os mesmos participam de um projeto realizado pelo NASF-AB, o Grupo Vida Ativa, que promove atividades físicas e convívio social, de no mínimo uma vez na semana, promovendo a eles saúde e bem estar geral. Serão feitas atividades de alongamentos dos membros superiores e membros inferiores e orientações. Além dos benefícios para a população idosa, este projeto também tem o objetivo de contribuir para a construção do conhecimento teórico e prático do estagiário e da profissional fisioterapeuta. Serão realizadas durante a aplicação do projeto, mini palestras com temas relacionados aos benefícios da atividade física em relação a prevenção de quedas. O tempo previsto para cada encontro é de aproximadamente 30 minutos, 10 minutos de palestra com orientações e 20 minutos de aplicação das atividades.
Promover saúde e manter os pacientes bem informados, para que ocorra o mínimo de quedas possíveis e o máximo de bem estar geral entre eles.
Os idosos que participaram do projeto relatam que com a pratica diária das atividades físicas melhoraram significativamente suas avd´s , pois tiveram ganho de força muscular e melhora do equilíbrio.