ARTE E RISO NA SAÚDE: TEATRO, MÚSICA E CORDEL COMO INSTRUMENTOS DE CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Apresentação

Este projeto inicia a partir dos resultados de pesquisa realizada pela equipe multiprofissional da USF Dr. José Renan Oliveira Moreira, situada no Bairro Parque Boa Vista, em Itabuna-BA, acerca da frequência dos usuários na Unidade, bem como suas queixas comuns. Tal pesquisa constatou a necessidade de um trabalho direcionado a atenção para a somatização. Após estudos científicos já realizados comprovarem a eficácia do riso na produção do bem-estar físico e mental, os colaboradores passam a inserir o humor nas principais atividades da Unidade. As ações acontecem desde julho de 2019, quando a Unidade foi fundada e contempla seus usuários tanto no espaço da USF, quanto em outros locais no âmbito territorial, tais como escolas e centro pastoral.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é promover saúde e bem-estar físico e mental aos usuários da USF Dr. José Renan Oliveira Moreira por meio do riso provocado através do teatro, da música e da Literatura de Cordel.

Metodologia

Mensalmente, a equipe promove na Unidade de Saúde e em escolas localizadas dentro do território de abrangência da USF encontros com temas variados para públicos diversos, tais como, grupos de mulheres, gestantes, adolescentes, homens, hipertensos e diabéticos, a fim de orientá-los acerca de temas inerentes à sua condição de saúde, apresentado através de atividades artísticas (teatro, música e literatura de cordel). Estas ações contemplam também públicos mistos, nas Salas de espera, bem como alunos e demais componentes da comunidade escolar das Unidades de ensino localizadas no território por meio do Programa Saúde na Escola. O humor se faz presente em todas as atividades citadas.

Resultados

Os resultados deste trabalho são bastante satisfatórios. Os objetivos foram alcançados. A população de abrangência da Unidade de Saúde frequenta as atividades e relata a importância destes momentos de descontração para o seu bem-estar físico e emocional. A equipe é solicitada em outras programações fora do âmbito territorial, para a promoção da saúde e esta experiência foi selecionada para participação no encontro Narrativas – Saúde é o meu lugar, na Fiocruz – RJ.

Conclusões

Na Unidade de Saúde, acolhe-se usuários com dores diversas, físicas ou psíquicas. Alguns que procuram o Serviço por uma simples dor de cabeça, outros, por uma grave dor na alma. Muitos deles querem apenas conversar, ser ouvidos e ouvi-los é a melhor forma de cuidado, seguida da promoção do bem-estar causada por boas gargalhadas. Esta experiência confirma a importância do riso na promoção da saúde e utiliza como máxima: Rir é o melhor remédio.