PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS) UMA REALIDADE PARA POPULAÇÃO DE CAMPO FORMOSO

Apresentação

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que fazem parte da Medicina Tradicional e Complementar, onde o individuo é visto de forma integrada, considerando todos os aspectos: físico, psíquico, emocional e social. O projeto ¨ PICS ao alcance de todos¨ é realizado no Ambulatório de Práticas Integrativas no CAE – Centro Avançado de Especialidades, localizado na cidade de Campo Formoso na Bahia. Este Ambulatório foi criado em fevereiro de 2021 e tem como propósito oferecer a população desta cidade atendimentos das diversas modalidades de PICS pelo SUS. Esse projeto vem proporcionando aos pacientes a experiência do uso de técnicas integrativas como a Acupuntura Sistêmica, Acupuntura Auricular, Aromaterapia, Musicoterapia, Ventosoterapia, Técnicas de Relaxamentos Manuais e Respiratórias , na busca da melhora terapêutica, quase sempre associada a outra técnica da Medicina Tradicional, principalmente a Fisioterapia e a Psicologia em diversas patologias do corpo e da mente. Ao decorrer deste projeto, pôde- se analisar a evolução dos pacientes tratados neste Ambulatório com estas técnicas e perceber os bons resultados na melhora clinica e o processo de cura de algumas patologias.

Objetivos

Objetivo Geral: Oferecer a população desta cidade atendimentos das diversas modalidades de Práticas Integrativas e Complementares em saúde (PICS) pelo SUS. Objetivos Específicos: Divulgar o Ambulatório de Práticas Integrativas no Centro Avançado de Especialidades. Facilitar o acesso dos pacientes ao Ambulatório de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde. Aumentar o número de usuários ao Ambulatório. Verificar os resultados destes pacientes após o tratamento.

Metodologia

O projeto foi iniciado pelo Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em saúde do Centro Avançado de Especialidades no mês de maio de 2021, onde foram realizadas as primeiras avaliações de pacientes que vieram procurar o Ambulatório através da solicitação de outros profissionais de saúde do município. Essas pessoas foram cadastradas em nosso Ambulatório e chamadas posteriormente, em curto espaço de tempo, para realizar uma avaliação presencial no serviço. Estes pacientes foram avaliados criteriosamente em todos os âmbitos: físico, mental, comportamental e social, pelo profissional fisioterapeuta que atende no Ambulatório, especializado nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Neste primeiro contato foram verificadas as queixas dos pacientes, traçado um plano terapêutico e descrita ás condutas clinicas que iriam ser realizadas em cada paciente individualmente. Este primeiro contato é de grande importância no tratamento com uso das PICS, pois se inicia o vínculo terapeuta- paciente. Após as avaliações serem realizadas foi iniciado a terapêutica. O paciente foi orientado a seguir com seus tratamentos médicos, farmacológicos e terapêuticos que já eram realizados anteriormente e a comparecer uma vez por semana no ambulatório, realizando um total de dez sessões individuais, onde em cada paciente foram realizadas condutas individualizadas, que foram traçadas na avaliação e que poderiam ser revistos ou alterados ao longo do tratamento.

Resultados

O Ambulatório de Práticas Integrativas do Centro Avançado de Especialidades é inovador, pois se trata do primeiro setor que realiza esse serviço na região do Piemonte Norte do Itapicuru no estado da Bahia. No primeiro ano de funcionamento, em 2021, realizamos 1089 atendimentos e no ano de 2022 foram realizados 1366 atendimentos neste serviço. As evidências científicas que existem e as práticas clinicas do Ambulatório deste serviço têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Podendo- se observar que os pacientes que se submetem a este tratamento em comparação aos que só realizam o tratamento convencional, apresentam uma melhora acentuada principalmente nos quadros associados com patologias como Ansiedade, Síndrome do Pânico e também na melhora da sintomatologia clinica da dor. Pôde-se perceber que as Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional, mas elas são um adicional, um complemento no tratamento que quando bem indicadas por profissionais específicos, pois acelera e facilita no processo de melhora do quadro clinico e no processo de cura do paciente.

Conclusões

O projeto visa oferecer a população abordagem completa ao paciente, para que ele receba de forma multiprofissional um tratamento eficaz. Essas práticas ampliam as abordagens de cuidado e as possibilidades terapêuticas para os usuários, garantindo uma maior integralidade e resolutividade da atenção à saúde. Em muitos casos diminuem o tempo de tratamento, possibilitando o restabelecimento mais rápido e eficaz do individuo. Neste ano de 2023, estamos ampliando o número de profissionais e de recursos tecnisco, a fim de expandir os serviços ofertados, possibilitando alcançar uma maior quantidade de pacientes. Pode- se afirmar através dos resultados obtidos em nosso Ambulatório que o Projeto: ¨ Pics ao alcance de todos¨ , desenvolvido na cidade de Campo Formoso nos permite oferecer um serviço inovador na nossa região, sendo , modelo de assistência ao SUS no nosso estado.