ACESSO AOS ATENDIMENTOS MULTIPROFISSIONAIS DE PESSOAS COM NEURODIVERGÊNCIA NO CASIC, EM CANDIBA-BA.

Apresentação

A Secretaria Municipal de Saúde de Candiba – BA, em sua VI Conferência Municipal de Saúde, realizada em 2019, recebeu das mães de pessoas autistas a solicitação de um serviço de reabilitação multiprofissional para atender às demandas da neurodiversidade no município. Para tanto, foi elaborado um diagnóstico situacional a partir de informações do cadastro municipal do Programa de Tratamento Fora do Domicílio – TFD, cadastro individual do SISAB, informações da Rede Municipal de Educação e Centro de Referência da Assistência Social – CRAS sobre o quantitativo de crianças e adolescentes com diagnóstico ou hipótese diagnóstica das doenças no âmbito da neurodiversidade, bem como sobre seu acesso à terapias, tanto na rede pública, quanto na rede privada, a fim de subsidiar o melhor planejamento de ofertas assistenciais de saúde. Após a análise da necessidade, em outubro de 2022, foi implantado o Centro de Assistência em Saúde Integrado de Candiba – CASIC. Uma unidade de atenção ambulatorial especializada na assistência à saúde e habilitação/ reabilitação com vistas na promoção da independência funcional e social de seus usuários.

Objetivos

Avaliar o acesso à atenção multiprofissional de pessoas com neurodiversidade atendidas no Centro de Assistência em Saúde Integrado de Candiba – CASIC de outubro de 2022 a abril de 2023, no município de Candiba – BA.

Metodologia

Tratou-se de um estudo quantitativo, descritivo e analítico, incluindo todas as pessoas atendidas no período de outubro de 2022 a abril de 2023, independentemente da idade e gênero. Identificou-se 91 pessoas, na faixa etária de 01 a 22 anos, cujos principais diagnósticos foram: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down, Hemofilia, Encefalopatia Crônica, Paralisia Cerebral, Transtorno Opositivo-Desafiador, Microcefalia, Epilepsia, atrasos no desenvolvimento neuro-psicomotor e deficiências intelectuais em investigação. Os dados sobre o quantitativo e perfil básico dos usuários, em como da distribuição desses por tipo de tratamento realizado foram coletados nos cadastros dos usuários, nos instrumentos de registro de atividades realizadas na unidade e agenda dos profissionais disponibilizados pela coordenação do CASIC.

Resultados

A partir da implantação do CASIC, a Secretaria Municipal de Saúde de Candiba passou a ofertar em sua rede própria, os serviços de diagnóstico, avaliação, orientação, habilitação/ reabilitação com atendimentos especializados de neuropediatria, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicomotricidade, psicologia, psicopedagogia e assistência terapêutica. Inicialmente, estimou-se o atendimento de 66 usuários com base no levantamento realizado. Contudo, a partir da divulgação do novo serviço, esse quantitativo aumentou para 91 pessoas, das quais apenas 05 tinham acesso a tratamentos de reabilitação física e ou intelectual anteriormente. Tipo de tratamento ofertado por agenda de atendimentos mensais: FISIOTERAPIA136 TERAPIA OCUPACIONAL40 FONOAUDIOLOGIA88 PSICOLOGIA60 PSICOPEDAGOGIA64 PSICOMOTRICIDADE88 ASSISTÊNCIA TERAPÊUTICA20

Conclusões

Conclusão Diante dos resultados, constatou-se que a implantação do Centro de Assistência em Saúde Integrado de Candiba possibilitou o acesso das pessoas com neurodiversidade identificadas e integradas a um programa multiprofissional de saúde com o intuito de receberem terapias físicas e intelectuais para a inclusão social e escolar desses sujeitos. A gestão local de saúde demonstrou alinhamento com a formulação de políticas públicas, seguindo a Linha de Cuidados à pessoa com deficiência, a partir da organização de uma rede de atenção ampliada, composta por diferentes dispositivos clínicos, considerando suas funções e especificidades¹. Para promover autonomia e ampliação do acesso à saúde, à educação e ao trabalho e melhorando as condições de vida das pessoas com deficiência². Existe no momento a necessidade de ampliação da equipe multiprofissional a fim de aumentar o acesso, colaborando para desenvolvimento de aspectos que influenciam na qualidade de vida e no melhor prognóstico da neurodiversidade.