O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) é a entidade que representa os municípios no âmbito estadual, pactua e discute com a secretaria estadual e conselho estadual sobre as políticas nacional, estadual e municipal de saúde. Atua na comissão intergestora bipartite (CIB) e no fortalecimento do protagonismo dos secretários municipais nas comissões intergestoras regionais (CIR), ambos são espaços de governança do SUS. Possui uma diretoria executiva, constituída por secretários eleitos pelos pares, e corpo técnico formado por consultores, assessores e equipe de Apoio Institucional (AI), voltado para ofertar ações, estratégias e ferramentas para aprimorar as práticas de gestão dos secretários municipais. Ao longo dos anos, o trabalho de suporte à qualificação técnica dos gestores tem aberto importante espaço de atuação de sanitaristas no COSEMS, e a partir desta abertura surge a oportunidade de ser campo de formação em Saúde Pública.
Descrever a experiência do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Bahia como campo de formação para residentes do Programa Multiprofissional em Saúde da Família e analisar o processo de implantação do monitoramento da estratégia de apoio institucional.
Trata-se de trabalho descritivo e relato da experiência no acompanhamento do estágio eletivo de residentes do Programa Integrado de Residência Medicina da Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família – FESF/SUS e FIOCRUZ, durante os meses de março a abril de 2022. Foram utilizadas como fontes de informações gravações e atas de reuniões, registros de fotos e vídeos de reuniões, além da análise dos planos de trabalho de estágio que dispõe dos objetivos, objeto de intervenção, atividades desenvolvidas e os resultados da atuação do residente no campo de práticas.
O campo de formação da residência é orientado a partir da atuação do AI, tem como cenário de práticas os espaços de atuação do COSEMS, assembléia geral, instâncias de governança do SUS (CIR, CIB e CIT), reuniões com secretários municipais e trabalhadores da rede de atenção. Entre as atividades desenvolvidas estão monitoramento da estratégia AI com análise do 1º quadrimestre de 2022, organização das Oficinas de Escuta da Atenção Básica, atualização do conteúdo descritivo sobre a função apoio institucional do Site oficial do COSEMS e elaboração de formulário eletrônico para atualização do perfil das apoiadoras institucional. O monitoramento da estratégia AI mostrou que nos 4 primeiros meses do ano foram 33 trocas de secretários municipais, janeiro foi o mês de maior mudança e um município trocou três vezes de gestor, apoiadoras realizaram ação de acolhimento para os novos gestores, participaram 100% das reuniões de CIR, realizaram ações de educação permanente e orientação sobre os instrumentos de gestão, forneceram orientações relativas à temas estratégicos como Previne Brasil, enfrentamento COVID-19, imunização e comando único, e realizaram mapeamento da participação dos gestores nos encontros de CIR. Esse monitoramento tem sido discutido e utilizado como guia para o aperfeiçoamento das ações de cada apoiador em seu território, e contribuído para o COSEMS desenvolver estratégias institucionais internas e na relação com a secretaria estadual de saúde.
Trata-se de experiência em processo que tem se mostrado potente, contribuindo para aprimorar e fortalecer o trabalho realizado pela equipe da estratégia apoio institucional e do próprio COSEMS, além de representar importante constructo de aprendizagem para a formação da residência multiprofissional em Saúde Pública. Também tem reafirmado a importância da atuação do sanitarista no conselho e da apoio institucional como método para aprimorar as práticas de gestão, a partir do empoderamento e protagonismo dos secretarios municipais de saúde e fortalecimento da gestão municipal e regional do SUS.