A Atenção primária é principal porta de entrada aos serviços em saúde, Logo que tivemos conhecimento do projeto do COREN/COFEN no estado de Roraima, fizemos contato com o COREN/COFEN através de emails, esboçando desejo de ter esse projeto implantado em nosso município. No dia 15 e 16 de março de 2022, recebemos a Comissão de saúde da Mulher (COFEN) e a Câmara técnica de Cuidados Integrais à saúde da Mulher (COREN-BA). O projeto foi apresentado em detalhes para os gestores e enfermeiros do município. As equipes do CREN-BA e COFEN visitaram três Unidades de saúde da Família, após visita deu parecer favorável a implantação do projeto. Na oportunidade, visitaram a comunidade quilombola, onde fizemos uma roda de conversa com a comunidade quilombola. Foi realizado uma cooperação técnica entre o município de Nova Ibiá e os municípios de Brejões-Ba e teolândia-Ba, onde os funcionários permanecerão no município durante as aulas práticas com duração de 4 meses em média custeado pelo município de origem. O curso será dividido em etapas, tendo início as aulas teóricas online para os enfermeiros obstetras, em seguida darão início as aulas práticas no Hospital Maternidade Sofia Feldman em Belo Horizonte- Minas Gerais. A outra etapa todos os enfermeiros da APS realizarão o curso de Consultas de enfermagem Ginecológica com ênfase na inserção do Dispositivo intrauterino (DIU).
Garantia que seja cumprida o que preconiza a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres – PNAISM que têm, entre suas prioridades, a Saúde Sexual e a Saúde Reprodutiva. Dentre os direitos sexuais e direitos reprodutivos, o planejamento reprodutivo aparece com destaque, já que implica no respeito à liberdade e autonomia das pessoas para decidir de forma livre e responsável se querem ou não ter filhos, quantos filhos desejam ter e em que momento de suas vidas. Ampliar o acesso ao Sistema Único de saúde e garantir que no Planejamento Familiar possa ser oferecidos todos os métodos e técnicas de concepção e contracepção cientificamente aceitas, que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, garantindo a liberdade de opção e visando assegurar os direitos de homens e mulheres, adultos(as) e adolescentes, em relação à saúde sexual e à saúde reprodutiva. É nesse contexto que entram as ações relacionadas ao planejamento familiar, tanto para pré-concepção quanto concepção.
Planejamento reprodutivo Durante a consulta: Anamnese, exame físico, diagnóstico, plano de cuidado, implementação e avaliação de enfermagem. Escolha do método anticoncepcional com explicação durante a consulta apresentando os métodos: Esterilização voluntária feminina e masculina (métodos definitivos e cirúrgico) Anticoncepção ORAL COMBINADA (AOC) Anticoncepção injetável (AI) trimestral e mensal Dispositivo Intrauterino (DIU) de Cobre. Técnica de inserção do DIU no ambulatório (DIU de intervalo – fora do período puerperal), explicar o procedimento a mulher Realizar exame pélvico bimanual Introduzir o espéculo Realizar procedimentos de prevenção de infecções-utilização de luvas estéreis, usar instrumentos esterilizados e realizar a limpeza do colo do útero com um antisséptico a base de água com iodo fórmio ou cloridrato de clorexidina Realizar o pinçamento do lábio anterior do colo com pinça de Pozzi, delicadamente Fazer a histerometria Trocar a luva, caso não permaneça mais estéril Abertura da embalagem do DIU de acordo com orientações do fabricante Introduzir as hastes no condutor-guia de inserção, Alojar o DIU no fundo da cavidade uterina, isto reduz ao mínimo a ocorrência de expulsão e de gravidez acidental. Seguir as instruções do fabricante na colocação do DIU Aguardar alguns segundos e, em seguida, retirar primeiramente o êmbolo e depois o tubo-guia, cortar os fios deixando-os com cerca de 2 a 3 centímetros de comprimento, em relação ao colo uterino.
O Curso está em andamento sendo realizado apenas a etapa online para os enfermeiros obstetras.
A nossa expectativa é que as mulheres do nosso município seja uma referência para o estado, e nossas mulheres baianas sejam bem assistidas no cuidado obstétrico e ampliação dos métodos contraceptivos com maior acessibilidade na APS.