LAPÃO SORRIDENTE

Apresentação

O Município de Lapão está inserido no polígono da seca do semiárido baiano. A sua organização política – administrativa compreende 8 Territórios, 3 distritos além de 124 povoados sendo que desses, 13 são certificados pela Fundação Palmares como quilombolas. Possui 12 equipes de saúde da família e 11 equipes de Saúde Bucal, percebia-se a dificuldade em acesso aos serviços por usuários que residiam em povoados mais distantes das Unidades de Saúde da Família, assim como daqueles que não acessavam os serviços por conta de suas atividades laborais, principalmente em propriedades rurais, que acabavam sendo incompatíveis aos horários de funcionamento das unidades. Desta forma, a gestão, implementou no ano de 2018 o projeto “Saúde Mais Perto”. Nesta proposta, as ESF deslocavam-se para escolas e associações nas comunidades mais distantes além de ofertar o serviço em horários alternativos, como horários noturnos e finais de semana. Buscando otimizar a oferta dos serviços odontológicos, foram adquiridos pela gestão municipal, consultórios móveis portáteis, e o projeto passou a ter maior foco nas ações voltadas à Saúde Bucal. Os consultórios portáteis passaram a ser incorporados também nas visitas domiciliares, atividades do Programa Saúde na Escola e ações realizadas durante eventos nas unidades de saúde. Desde então, o cuidado em Saúde Bucal é ofertado de forma mais equânime, realizando a reabilitação oral de seus usuários e otimizando as ações de promoção a saúde.

Objetivos

Objetivo geral: Ampliar a assistência em saúde bucal, estreitar vínculos e resgatar autoestima para melhorar a qualidade de vida dos usuários. Objetivos específicos: Ofertar atendimentos odontológicos aos usuários residentes em áreas de difícil acesso das zonas rural e urbana do município. Proporcionar atendimentos em horários alternativos para cobertura de usuários que não alcançam o serviço das unidades de saúde. Fortalecimento de vínculo entre Equipe de Saúde Bucal e população.

Metodologia

O projeto “Saúde mais Perto”, foi implementado pela Secretaria de Saúde no ano de 2018, através de recursos próprios, levando incialmente atendimentos de enfermagem e médico, e ações educativas em saúde bucal para localidades mais distantes, utilizando horários alternativos. População alvo são os usuários dos serviços de Atenção Primária a Saúde do município, moradores de áreas com difícil acesso as USF e/ou que exercem seu trabalho em horários incompatíveis ao de funcionamento das unidades. A gestão teve a iniciativa em alugar um odontomóvel para atendimentos clínicos odontológicos, convocando os Odontológos atuantes das Equipes de Saúde da Família mediante escalas. Os atendimentos ocorriam com periodicidade quinzenal ou de acordo necessidade identificada através da vivência entre as equipes e os seus territórios de cobertura. No mesmo ano, com o impacto positivo que as ações geraram, foram adquiridos 03 consultórios móveis portáteis. Além das atividades de prevenção e procedimentos clínicos básicos, foi identificado a necessidade de realização de procedimentos complexos, que não são ofertados nas UBSFs como exodontias de terceiros molares inclusos, cirurgias em pacientes especiais no ambiente hospitalar, reabilitação oral com prótese dentária, endodontia em dentes anteriores e procedimentos estéticos, para restabelecimento do sorriso, função, e auto estima desses usuários.

Resultados

Diminuiu as distâncias entre a equipe de Saúde Bucal com as comunidades mais distantes fortalecimento de vínculo entre os profissionais e usuários dessas comunidades facilitou o acesso dos usuários para as consultas e tratamentos odontológicos já que em sua maioria tinham dificuldade de procurar as suas UBSF por conta das atividades laborais e a distância geográfica Proporcionou aos estudantes da rede pública consultas e tratamentos odontológicos cirúrgicos e restauradores além das atividades educativas, escovação supervisionada e distribuição de kits de higiene bucal Aos pacientes domiciliados, houve mais equidade, minimizou as intercorrências clinicas e diminuição de riscos de infecções por oferecer atendimento e procedimentos odontológicos no domicilio: aproximação profissional-paciente favorecendo o vínculo e a rapidez no processo de cura com cuidado continuado no domicilio.

Conclusões

O projeto “Saúde Mais Perto” tem sido potente instrumento desde o cuidado, prevenção e tratamento, pois leva assistência a população que tem dificuldade em acessar aos serviços de saúde bucal, devido às condições de restrição domiciliar, trabalhistas e até mesmo estudantil. Este projeto ressalta a importância em fortalecimento de vínculos entre as equipe de saúde bucal e a população assistida, ampliar a assistência diminuindo distâncias, e garantir o acesso ao cuidado odontológico e assegurar os princípios de equidade e universalidade.