O enfrentamento das mortalidades materna e infantil é tido como uma das prioridades da política pública de saúde em todas as instâncias de gestão e assistência. Assim sendo, a Secretaria Municipal de Saúde do município de Pé de Serra, vem desenvolvendo o projeto Doce Espera: programa de acolhimento e assistência à gestação, parto humanizado e saúde reprodutiva, objetivando oferecer consultas com enfermeira obstetra para gestantes com idade gestacional a partir de 36 semanas com preparação para o momento do parto, consultas com gestantes que tenham comorbidades em qualquer idade gestacional para classificação do risco e encaminhamentos ao pré-natal de alto risco, reduzindo assim a mortalidade materna, bem como tendo um espaço aberto para discussão e aprendizagem de forma que todas as dúvidas, medos e inseguranças sejam abordadas, discutidas e superadas para todas as gestantes do município. No período puerperal essas mulheres retornam a consulta com a enfermeira obstetra para relatos de experiência do parto, decisão e escolha do método contraceptivo mais adequado para realidade de cada mulher. A enfermeira obstetra do Programa Doce Espera tem como objetivo principal nas orientações, colocar essas gestantes como protagonistas de seu próprio parto, o que reflete na redução da ansiedade e medo da parturiente, proporcionando para elas mais coragem, conforto e segurança, diminuído possíveis complicações no parto evitando assim a mortalidade materna.
Objetivo Geral Acolher as gestantes do município de Pé de Serra com idade gestacional igual ou superior a 36 semanas, visando prepará-las para o parto humanizado, nascimento e orienta-las sobre métodos contraceptivos após o puerpério, no intuito de educá-la quanto a saúde sexual e reprodutiva. Objetivos Específicos •Realizar o pré-natal de baixo risco de todas as gestantes do município com idade gestacional igual ou superior a 36 semanas •Encaminhar gestantes em qualquer idade gestacional para avaliação com médico obstetra em casos de comorbidades e/ou intercorrências durante a gestação •Realizar reuniões periódicas de educação em saúde com abordagem de temas sobre a gestação, partos e puerpério e trocas de experiências trazidas pelas gestantes do nosso município. •Realizar rodas de conversas com as gestantes de forma conjunta com a equipe de saúde da família e participantes •Esclarecer sobre todos os métodos contraceptivos disponibilizados pelo sus e suas vantagens.
O atendimento as gestantes do programa Doce Espera é realizados no Hospital Municipal Isadora Alencar, após as gestantes serem referenciadas das respectivas Unidades Básicas de Saúde onde estão inseridas e que estejam com idade gestacional igual ou superior a 36 semanas e/ou gestantes que apresentem comorbidades, cesáreas prévias ou intercorrências em qualquer período da gestação. Durante as consultas é feito também encaminhamento de gestantes com pós datismo com 41 semanas de gestação para a maternidade de referência, bem como encaminhamento de gestantes com cesáreas prévias para consulta com médico obstetra via agendamento, realização de consulta de gestantes que apresentem intercorrências ou comorbidades em qualquer período da gestação, devendo ser encaminhadas ao médico obstetra para o pré-natal de alto risco. Realização de rodas de conversas, palestras, treinamentos, dinâmicas de grupos com temáticas voltadas para o parto, pós-parto, puerpério, amamentação, cuidados com o bebê, autocuidado e métodos contraceptivos, ao final de cada roda acontece pintura arte na barriga das gestantes.
Após seis meses de implantação do programa Doce Espera foram realizadas 219 consultas com enfermeira obstetra, além de consulta com nutricionista e psicóloga quando necessário, seis rodas de conversa com as gestantes conduzidas por equipe multiprofissional abordando diversos temas relacionados a gestação, parto e puerpério. Como resultado das consultas e roda de conversas as gestantes que participaram do programa apresentaram-se mais preparadas e seguras no momento do parto, pois tiveram orientações sobre o processo do trabalho de parto, parto humanizado com os métodos não farmacológico para alívio da dor, informações a respeito de acompanhante, e maternidade de referencia do município. O programa Doce Espera tem repercutido positivamente tanto nos municípios circunvizinhos, onde gestantes demonstram interesse em participar do mesmo, como também na maternidade de referencia onde as nossas gestantes são encaminhadas, obtendo assim relatos de profissionais que realizam os partos sobre a diferença do preparo dessas gestantes em comparação aos outros municípios. Na consulta puerperal colhemos relatos de experiência dessas mulheres que foram atendidas pelo programa, onde descrevem o quanto foi positivo as orientações para o momento do parto. Esses relatos foram observados tanto nas primigestas como também multigestas, ao fazerem comparações das vivências dos partos anteriores, percebendo assim a diferença e impacto que o programa doce espera proporcionou na vida de cada uma.
Diante do que foi exposto, fica evidente a extrema relevância do Programa Doce Espera pra o município de Pé de Serra – BA, tornando-se referência no que diz a respeito a humanização do parto e o cuidado à saúde da mulher, com isso, sugere-se que os demais municípios do estado tenham também esse olhar diferenciado ao parto humanizado e pra a saúde da mulher, investindo em programas que lhe tragam dignidade, qualidade de vida e serviço de saúde bem estruturado que seja minimamente capaz de suprir suas necessidades fazendo com que os princípios e diretrizes do SUS sejam bem operacionalizados.