UM OLHAR DE CUIDADO E TRANSFORMAÇÃO NO ENFRENTAMENTO PSÍQUICO E FÍSICO DURANTE E PÓS PANDEMIA.

Apresentação

DIANTE DO ATUAL CENÁRIO DE ENFRENTAMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), PERCEBEMOS A NECESSIDADE DE PENSAR A SAÚDE FORA DE UMA PERSPECTIVA PUERIL, APENAS COM DISCURSO DE AUTO-CUIDADO, PROMOÇÃO DA PREVENÇÃO, MAS DA NECESSIDADE E DA AÇÃO DO BEM VIVER, DA PROBABILIDADE DE DIÁLOGO ENTRE OS INDIVÍDUOS DO ACOLHIMENTO/FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS A USUÁRIOS QUE ESTÃO VIVENDO SEUS LUTOS, TRAUMAS E TRANSTORNOS, BEM COMO OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE ESTÃO ATUANDO NESSE MOMENTO. “ADAPTAR-SE AO INADAPTÁVEL: ESSA É A DEMANDA, IMPOSSÍVEL DE SER CUMPRIDA, QUE HOJE VIVEMOS EM MUITAS SITUAÇÕES COTIDIANAS” (RAUTER, 2005, P. 67).TRAZENDO O PENSAMENTO DE RAUTER A REALIDADE DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DURANTE E PÓS-PANDEMIA É UMA REALIDADE DE ADAPTAÇÃO DIFÍCIL DE EXCESSIVAS E LONGAS JORNADAS DE TRABALHO, RITMO INTENSO EM SUAS RESPECTIVAS JORNADAS, CONFRONTOS PESSOAIS, CANSAÇO EMOCIONAL E FÍSICO, AMBIENTES PROPÍCIOS AO ADOECIMENTO PSICOLÓGICO. PORTANTO, BUSCAMOS INTEGRAR SERVIÇOS E ACOLHIMENTO DE REABILITAÇÃO EM NÍVEL AMBULATORIAL AUXILIANDO NO DIAGNÓSTICO PRECISO E CONDUTAS DE CADA TRATAMENTO PARA ATENDIMENTO DAS DEMANDAS DOS USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM CONDIÇÕES PÓS-COVID-19. O PROJETO DESTINA-SE A USUÁRIOS DO SUS E PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE RIACHÃO DO JACUÍPE-BA, OBTENDO O FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES, DIVIDINDO SUAS PERCEPÇÕES, ESTANCANDO LÁGRIMAS, PARTILHANDO O JOGO COMUNITÁRIO DA VIDA, VIVENDO A FORÇA DA SOLIDARIEDADE E A MUTUALIDADE COM AS VIVÊNCIAS DESSA DOENÇA.

Objetivos

3.1 OBJETIVO GERAL PROMOVER A REABILITAÇÃO E A QUALIDADE DE VIDA DE USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE PÓS O COVID-19. 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3.2.1INCENTIVAR AS PESSOAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA. 3.2.2APRIMORAR A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PÓS COVID-19, COOPERANDO COM SEU RETORNO ÀS OCUPAÇÕES ROTINEIRAS, POR INTERVENÇÃO DE MULTIPROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS 3.2.3PROPORCIONAR ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL E PSICOLÓGICO A VÍTIMAS E SEUS RESPECTIVOS FAMILIARES QUE SOFRERAM TRAUMAS, TRANSTORNOS E VIVEM O LUTO. 3.2.4FORTALECER A REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MUNICIPAL DE REABILITAÇÃO EM NÍVEL AMBULATORIAL PARA ATENDIMENTO DAS DEMANDAS DOS USUÁRIOS E PROFISSIONAIS EM CONDIÇÕES PÓS-COVID-19 3.2.5PREVENIR, TRATAR E REABILITAR AS ALTERAÇÕES FUNCIONAIS E SISTÊMICAS SECUNDÁRIAS PELA DOENÇA

Metodologia

TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, REALIZADO A PARTIR DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PELA COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE, COORDENAÇÃO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A METODOLOGIA EM CARÁTER EXPLORATÓRIO, TENDO COMO PARÂMETRO A ANÁLISE TEÓRICA, UTILIZANDO O MÉTODO DIALÉTICO, BUSCANDO MANEIRAS DE INVESTIGAR, DE PESQUISAR A REALIDADE, ALICERÇADO DA DEFRONTAÇÃO DE PROPOSIÇÕES, HIPÓTESES OU SUPOSIÇÕES ATRAVÉS DAS TESTAGENS EM MASSA EM AÇÕES APLICADAS EM POVOADOS, FEIRAS LIVRES E BAIRROS, BEM COMO ACOLHIMENTO POR PROFISSIONAIS DO CENTRO DE REABILITAÇÃO E ESPECIALIDADES VOLTADOS PARA O ACOLHIMENTO E ATENDIMENTOS DE REABILITAÇÃO EM NÍVEL AMBULATORIAL PARA ATENDIMENTO DAS DEMANDAS DOS USUÁRIOS E PROFISSIONAIS EM CONDIÇÕES PÓS-COVID-19.

Resultados

Foram realizados atendimentos psicológicos com devidos encaminhamentos para Psiquiatra em rede referenciada (CAPS), fisioterapias respiratórias, acompanhamentos nutricionais, acompanhamentos com fonoaudiólogos, práticas integrativas (meditação, barra de Access), reabilitando aos usuários e profissionais de saúde pós o COVID-19, no período de março de 2021 até o presente momento. Realizada educação em saúde sobre a importância do cuidado através de um conjunto de ações com o objetivo de prevenção e valorização da vida, partilhando o planejamento de desmistificação da temática, entendimento e busca de respostas, levando o tema aos usuários do Centro de Reabilitação e aos funcionários da Secretaria de Saúde (médicos, coordenadores, enfermeiros e dentistas), mobilizando a atenção da população, exaltando a vida e demonstrando cuidado com seus semelhantes. Resultados: 42 pacientes pós COVID-19, que retornaram às ocupações rotineiras, após intervenção de multiprofissionais especializados Realizado 65 atendimentos e acompanhamento social e psicológico a vítimas e seus respectivos familiares que sofreram traumas, transtornos e vivem o luto e15 profissionais de saúde, 40 sessões de barra de Access, e 15 encontros para meditação grupal, 15 usuários em fisioterapia respiratória.

Conclusões

Segundo apontam dados do ministério da saúde, cerca de 40 % dos pacientes recuperados pela COVID 19, ainda continuam com algum tipo de sintomas ou desenvolvem alguns problemas ligados à doença, mesmo aqueles que apresentaram a forma leve ou moderada da mesma e que não necessitaram de internação. Dessa forma, para garantir a qualidade de vida e retorno desses pacientes as suas AVD´S, fazem-se necessário a continuidade dos serviços ofertados nesse projeto, bem como os demais atendimentos no processo de reabilitação motora e recuperação cardiopulmonar, sabendo-se que a doença afeta o respiratório, neurológico e musculoesquelético. Mediante o exposto, desenvolver um olhar de cuidado e transformação no enfrentamento psíquico e físico durante e pós pandemia, direcionou a Coordenação de Atenção à Saúde e a Coordenação de Média e Alta Complexidade a desenvolverem estratégias, ações e serviços no Centro de Reabilitação e Especialidades visando assegurar aos usuários e profissionais de saúde atendimento de reabilitação, promovendo a qualidade de vida após o COVID-19.