A DESCENTRALIZAÇÃO DOS EXAMES BÁSICOS PARA AS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MIGUEL CALMON – BA

Apresentação

O acesso aos serviços de saúde é atributo da qualidade do cuidado em saúde, e influencia diretamente a qualidade da atenção básica. Utilizar-se da informatização para aproximar-se das comunidades mais distantes foi a forma encontrada pela gestão municipal de Miguel Calmon para melhorar o ambiente de trabalho, a qualidade do cuidado, a segurança do paciente, a satisfação da equipe de saúde, o acesso oportuno e a experiência do usuário. O objetivo da ação era de descentralizar o agendamento de exames básicos laboratoriais e de imagem e consultas com especialistas para as equipes da atenção básica utilizando-se da informatização. Os dados são compartilhados em tempo real e passíveis de avaliação pela gestão e otimização dos recursos financeiros do SUS.

Objetivos

Relatar as repercussões e a experiência exitosa da implementação da informatização para descentralização da marcação de exames da atenção básica.

Metodologia

Utilizou-se da ferramenta Google Sheets (planilha) no processo de descentralização das vagas. Considerando que todas as equipes são informatizadas e contam com o computador e conexão com internet, conseguimos através dessa plataforma disponibilizar todas as vagas de exames e consultas. O monitoramento é realizado pela gestão, pelos prestadores de serviço conveniados e pelos profissionais em tempo real, havendo parâmetros na distribuição de vagas de acordo ao perfil demográfico e epidemiológico de cada unidade. Quando as vagas oferecidas são insuficientes, as equipes fazem trocas das sobresselentes entre profissionais.

Resultados

Após a descentralização do agendamento, a gestão foi bastante elogiada pelo Conselho Municipal de Saúde, trabalhadores e, sobretudo pela população. “O valor da passagem que pagávamos para ir até o centro da cidade agendar o exame era às vezes mais caro que o próprio exame” (cidadã). A grande fila que antes se formava na Central de Marcação que fica no centro da cidade deixou de existir, antes as pessoas que residiam na zona urbana tinham um acesso privilegiado, pois conseguiam chegar mais cedo nos dias de agendamento, hoje, munícipes da sede e da zona rural tem a mesma oportunidade.

Conclusões

A estratégia de descentralização de vagas adotada pela gestão conseguiu aprimorar o acesso de usuário no município de Miguel Calmon – BA. Utilizando-se de uma ferramenta gratuita, conseguimos alcançar um alto patamar de satisfação de trabalhadores e usuários do serviço e diante da experiência bem sucedida, espera-se expandi-la para outros serviços.