O DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO EM SAÚDE EM PARCERIA COM A EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DA SAÚDE DO MUNÍCIPIO DE RIACHÃO DO JACUÍPE NA BAHIA, A PARTIR DE 2005, TRAÇOU COMO ROTINA O PLANEJAMENTO PARA A REVISÃO DOS PROTOCOLOS ASSISTENCIAIS DE ENFERMAGEM APÓS TER IDENTIFICADO A NECESSIDADE DE ORGANIZAR AS AÇÕES E PRÁTICAS, BEM COMO OS CONHECIMENTOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS ADOTANDO COMO INSTRUMENTOS OS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO (POP) E MANUAIS DE NORMAS E ROTINAS (MNR). FORAM CONSTRUÍDO E SÃO PERIODICAMENTE ATUALIZADOS COM A EQUIPE CONSIDERANDO A REALIDADE LOCAL, AS EXPERIÊNCIAS, CONHECIMENTOS E A AUTONOMIA DOS PROFISSIONAIS EM TRABALHAR DE ACORDO COM REFERENCIAL TEÓRICO CIENTÍFICO QUE SOBRETUDO DIALOGUEM COM OS INSTRUMENTOS MINISTERIAIS EMBASADOS COM OS PRINCÍPIOS DO SUS. PARA CONSTRUÇÃO UTILIZOU-SE COMO SUBSÍDIOS OS CADERNOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DA SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, DIRETRIZES DE SOCIEDADE BRASILEIRA DAS DIVERSAS ESPECIALIDADES. DESTACA-SE A RELEVÂNCIA DESTES INSTRUMENTOS DE TRABALHO NA ATUAÇÃO DAS EQUIPES DE ENFERMAGEM, POR SER UM GUIA PASSÍVEL DE AVALIAÇÕES, REFORMULAÇÕES E/OU ATUALIZAÇÕES NO SENTIDO DE REORGANIZAR A ATENÇÃO A SAÚDE. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É A DESCRIÇÃO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATUALIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE TRABALHO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE DO INTERIOR DA BAHIA.
OBJETIVO GERAL: •DESCRIÇÃO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATUALIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE TRABALHO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE DO INTERIOR DA BAHIA. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: •REALIZAR A REVISÃO DOS PROTOCOLOS ASSISTENCIAIS DE ENFERMAGEM COMO POPs E MNR. •ORGANIZAR AS AÇÕES E PRÁTICAS DE ENFERMAGEM COM BASE NOS CONHECIMENTOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS. •ORIENTAR E ORGANIZAR PROCESSO DE TRABALHO DE ENFERMAGEM DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE, ATRAVÉS DA OFERTA E CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE SABERES, NECESSÁRIOS À SUA ATUAÇÃO COTIDIANA.
TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESENVOLVIDO A PARTIR DA VIVÊNCIA DE PROFISSIONAIS ENFERMEIROS VISANDO ATUALIZAR OS INSTRUMENTOS DE TRABALHO UTILIZADOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE E AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE INTEGRAR ESSAS FERRAMENTAS GERENCIAS COM OS INSTRUMENTOS MINISTERIAIS. A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO (MP) FOI PROPOSTA, INICIALMENTE, POR BORDENAVE E PEREIRA E SEU PONTO DE PARTIDA É O PENSAMENTO FREIREANO, UMA VEZ QUE LEVA EM CONTA A REALIDADE DO SUJEITO, SUA EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTOS PRÉVIOS ³. AS ATIVIDADES FORAM INICIADAS A PARTIR DO ANO DE 2005 E ESTRUTURADAS EM OFICINAS COM AS EQUIPES DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE COMO METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA E PARTICIPATIVA QUE POSSIBILITOU AVALIAR AS NECESSIDADES DE ATUALIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE TRABALHO SENDO ESTABELECIDO UM CRONOGRAMA COM OS PROFISSIONAIS ENFERMEIROS PARA REALIZAR A REVISÃO DOS PROTOCOLOS EXISTENTES E OS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO(POP) E MANUAIS DE NORMAS E ROTINAS, QUE FORAM PRIORIZADOS POR GARANTIR O EMBASAMENTO TÉCNICO CIENTÍFICO NO PROCESSO DE TRABALHO DO PROFISSIONAL E DEMANDAR AS NECESSIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO.
A ELABORAÇÃO, REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DOS POPs E MNR CONTRIBUEM COM A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM, DIRECIONAM E QUALIFICAM O PROCESSO DE TRABALHO. A ASSISTÊNCIA INTEGRAL, SEGURA E DE QUALIDADE PRESTADA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE TRADUZ UM CENÁRIO, NA QUAL EMERGEM AS POTENCIALIDADES DA PADRONIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE, POR MEIO DA IMPLANTAÇÃO DOS POPS. PARTINDO DESSA PREMISSA FORAM REALIZADOS ENCONTROS NA QUAL BUSCOU-SE ESTIMULAR OS PROFISSIONAIS A PÔR EM PRÁTICA OS CONHECIMENTOS, ATRAVÉS DO RECONHECIMENTO DA SUA IMPORTÂNCIA E O COMPROMISSO DE TODOS COM A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE, UM PROCESSO QUE TEM PARTICIPAÇÃO ATIVA DO PÚBLICO-ALVO NO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES E NA BUSCA LITERÁRIA DE REFERÊNCIAS ATUAIS, MATERIAL CIENTÍFICO (LIVROS, MANUAIS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE), PROTOCOLO, DIRETRIZES, LEIS, PORTARIAS E RESOLUÇÕES. FOI ESTABELECIDO UM CRONOGRAMA DE REVISÃO DOS PROTOCOLOS EXISTENTES, COM A PARTICIPAÇÃO DOS ENFERMEIROS BUSCANDO O EMBASAMENTO TÉCNICO CIENTÍFICO GARANTINDO A INTERLOCUÇÃO COM OS INSTRUMENTOS MINISTERIAIS E OS PROFISSIONAIS DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAIS. INSTITUIR UMA ROTINA DE REVISÃO TÉCNICO CIENTÍFICA NOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE, ASSIM COMO AÇÕES CONJUNTAS E INTERDISCIPLINARES TORNANDO OS PROFISSIONAIS AUTORES DESTE PROCESSO E CONSEQÜENTEMENTE MAIS COMPROMETIDOS PELOS RESULTADOS CONSTITUEM EM UM DOS PONTOS NORTEADORES DA GESTÃO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE RIACHÃO DO JACUÍPE, BA.
CONCLUI-SE QUE A APLICAÇÃO DESTA TÉCNICA DESPERTOU A RESPONSABILIDADE DOS PROFISSIONAIS, ENQUANTO ATORES QUE PRECISAM UTILIZAR A POPS E MANUAIS DE NORMAS E ROTINAS PARA SISTEMATIZAR O ATENDIMENTO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DESTE FORTALECENDO A ADOÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM , NO ACOMPANHAMENTO DOS USUÁRIOS DAS UNIDADES DE SAÚDE E AO ATUAR COMO CO-AUTORES, EXERCEM AS ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO E PESQUISA INTERAGINDO AS EXPERIÊNCIAS COM A PROPOSTA PEDAGÓGICA, COM VISTAS A CONTRIBUIR COM A PRETENSÃO DA INCORPORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS TÉCNICO CIENTÍFICA UTILIZADOS PELO ENFERMEIRO, INCLUINDO ATENÇÃO PRIMÁRIA DA SAÚDE.