INFORMATIZAÇÃO DA APS COMO ESTRATÉGIA PARA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO-EUCLIDES DA CUNHA BA

Apresentação

A APS tem se estruturado como ordenadora do cuidado e centro de comunicação com a RAS. A Política Nacional de Informação e Informática em Saúde, afirma que a tecnologia da informação e a integração dos sistemas, são ferramentas que contribuem com a efetividade e qualificação da APS como porta de entrada, integrando-a com os demais níveis de atenção. Euclides da Cunha é um município baiano com aproximadamente 61.000 hab. Possui 25 equipes de saúde da família, que cobre 100% da população e 10 equipes de saúde bucal. Até 2017 os processos eram feitos de forma manual com preenchimento de fichas CDS e planilhas que eram lançadas no CPD da Secretaria de saúde. A comunicação das equipes era feita por meio de telefonemas ou pessoalmente, e um grupo de whatsapp. Os agendamentos para especialistas eram realizados numa central de marcação com longas filas nos dias definidos. A Coordenação da APS, consciente das falhas na comunicação, dos erros nos registros e da importância das informações para subsidiar o planejamento das ações, realizar ações mais efetivas de vigilância em saúde e possibilitar tomada de decisões mais assertivas, realizou uma série de ações de caráter educativo e administrativo para organização do processo de trabalho das equipes e da própria Coordenação, tendo como estratégia principal a informatização progressiva de processos, incluindo a busca de recursos para viabilizar a aquisição e manutenção de insumos relacionados à informática e conexão com internet.

Objetivos

Objetivo geral: Apresentar o processo de informatização na APS e a contribuição na organização o processo de trabalho da APS. Objetivos específicos: Estruturar o trabalho da Coordenação da APS, criando instrumentos, fluxos e processos que permitam acompanhar, mensurar e avaliar o trabalho da própria coordenação e das equipes Fortalecer a RAS, possibilitando uma comunicação efetiva com as equipes, matriciamento e suporte aos profissionais das equipes de saúde e buscativas junto aos usuários do SUS Contribuir para melhorar a qualidade da informação na APS Fortalecer as ações de vigilância à saúde Contribuir para melhora no cumprimento das metas pactuadas na entidade federal e estadual e dos indicadores do programa Previne Brasil Contribuir com o aumento na captação de recursos Fortalecimento do SUS.

Metodologia

Em 2017 com a estruturação de uma nova equipe de gestão da Secretaria de Saúde, iniciou-se um diálogo sobre a necessidade de organização dos setores, começando pela APS. Logo depois, com a consolidação do e-SUS nos municípios e incentivo à implantação do PEC, iniciamos o processo de avaliação do sistema, comprovando a necessidade de sensibilizar a gestão para informatização das unidades. Alguns processos foram sendo implantados para melhorar a comunicação com as equipes, com outros pontos da rede e organizar processos de trabalho da APS. À medida que as estratégias iam sendo viabilizadas, novas estratégias surgiam, num processo dinâmico. Tem-se um percurso que consistiu basicamente em: reuniões da coordenação, reuniões com coordenadores de outros pontos da rede, capacitações com vários atores sobre o uso do e-sus e do PEC, aquisição de insumos de informática, contratação de provedores de internet, implantação de SISREG, implantação de PEC em unidades piloto e depois expansão para outras unidades, formação de grupos de whatsapp com coordenadores de alguns setores, incentivo e suporte ao uso do e-SUS AB território, implantação de software como o Padlet para facilitar o fluxo de planilhas das equipes para a coordenação, estruturação de instrumentos de monitoramento e avaliação do e-SUS, sensibilização das equipes para uso de planilhas digitais à medida que a unidade ia sendo informatizada, adesão a programas e incentivos como Informatiza APS e aquisição de tablets para os ACS.

Resultados

Entre os resultados destaca-se: 1.Qualificação dos processos administrativos: Implantação do SISREG no município, embora o processo de encaminhamento ainda seja físico implantação do HORUS para gerenciamento das medicações da farmácia básica, uso do padlet no envio de planilhas como a de vitamina A e cronogramas uso de planilhas digitais de acompanhamento de grupos como gestantes, hipertensos, pacientes de saúde mental 2.Qualificação dos dados: Implantação do PEC em 22 das 25 equipes de saúde da família, assim o profissional é responsável por lançar sua informação em tempo real, evitando erros, e implantação do e-SUS AB território com disponibilidade de tablets para os ACS 3.Qualificação da Comunicação: uso de grupos de whatsapp da coordenação, VIEP, assistência farmacêutica e Regulação municipal e estadual, contribuindo na buscativa de usuários e na distribuição dos informes. 4.Qualificação do processo de monitoramento e avaliação de dados: checagem das informações no sistema e-SUS, permitindo a correção de dados e orientação dos profissionais 5.Melhora dos indicadores do Previne Brasil relacionados à captação ponderada e indicadores de desempenho conforme comparação dos dados disponíveis no SISAB 6.Redução de custos com impressos e contratação de digitadores 7.Outros resultados: satisfação do usuário, a garantia de direitos, o fortalecimento dos princípios do SUS como equidade e justiça social e a formação de um banco de dados com a série histórica das ações de s

Conclusões

De modo geral percebe-se uma evolução significativa na forma de utilização da tecnologia da informação para organização do processo de trabalho. A pandemia da COVID-19 alterou a forma de organização APS, mudou a forma de trabalho de muitos profissionais, sendo necessário o uso de ferramentas para atendimento remoto, impactou na redução do número de atendimentos, sobretudo no período do auge da contaminação e inexistência de vacinas, mas também impulsionou o uso de ferramentas digitais, mesmo em profissionais com dificuldade no manuseio das mesmas. Como resultados, temos uma maior qualificação dos processos administrativos, de comunicação, na informação, uma redução de custos com impressos, um melhor controle na distribuição de medicações e no agendamento de especialidades. Percebe-se também um maior entendimento da importância das ferramentas digitais, o que possibilita um melhor planejamento em saúde, priorização dos investimentos e tomada de decisões mais assertivas pela gestão. Temos muito desafios ainda a serem ultrapassados, a informatização pode ser melhor utilizada em beneficio da própria equipe e da gestão, para tanto seria importante a ampliação da informatização de todos os setores da Secretaria de Saúde.