No final de dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China, começaram a ser identificados casos de pneumonia de etiologia até então desconhecida, posteriormente descobrindo que tratava-se de uma nova espécie de Coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que causa a doença chamada COVID-19, mais tarde classificada como pandemia devido a magnitude de casos que atingiu o mundo. Diante deste cenário, surgiu a necessidade de mudança de hábitos de vida da população e reorganização dos serviços de saúde, no intuito de conter a transmissão do vírus e prestar assistência de qualidade aos pacientes. Pensando nesta nova demanda, o município adotou ações e estratégias a fim de organizar os serviços de saúde locais, adotando parcerias com os setores além da saúde, e capacitar os profissionais na assistência a casos suspeitos e confirmados de COVID-19 e segurança/saúde do trabalhador.
Relatar as estratégias adotadas para o enfrentamento da pandemia do COVID-19 no município de Lafaiete Coutinho – BA.
A atenção básica e vigilância epidemiológica do município começou a se organizar em março de 2020, para atender as demandas referentes a pandemia, realizando capacitações e reorganizando o fluxo de atendimento nas USFs, com triagem e atendimento diferenciado à sintomáticos respiratórios, dispensação de medicamentos continuados com data prolongada, priorizando o atendimento por demanda agendada. Adotou-se a estratégia de barreiras sanitárias, para controle de fluxo de pessoas, investigação de sintomas gripais e origem de viajantes. Instituiu-se a ronda de fiscais sanitários no comércio local, orientando sobre as medidas de prevenção, bem como lavatórios para higienização das mãos e totens de álcool gel. Foi disponibilizado o Disk Covid, número onde, pode-se tirar dúvidas, ter orientações relacionadas à pandemia. Em julho de 2020, foi criado o Centro de Acolhimento e Orientação do COVID-19, voltado para atendimento de sintomáticos respiratórios/COVID-19, onde eram realizados exames diagnósticos RT-PCR e TR, monitoramento e acompanhamento diário dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19, contatos domiciliares e contatos próximos, através de ligação telefônica ou contato via WhatsApp, contava também com o apoio psicológico para pacientes. Nas admissões eram realizadas visitas presenciais para orientações sobre o isolamento domiciliar, assinatura da notificação de isolamento e investigação epidemiológica, na alta eram entregues os termos de alta.
Com a organização do fluxo estabelecido pela atenção básica e vigilância epidemiológica municipal conseguimos prestar uma assistência diferenciada aos pacientes diariamente através de teleconsultas e monitoramento via WhatsApp. O Centro de Acolhimento e Orientação do COVID-19 passou a atender todos os pacientes sintomáticos respiratórios desafogando a demanda das equipes de saúde da família, fazendo a triagem dos pacientes e encaminhando aqueles que tinha necessidade de avaliação médica, permitindo a continuidade da assistência dos outros agravos mantendo a qualidade e a resolutividade da atenção básica.
A pandemia trouxe diversas mudanças para a sociedade como um todo e grandes desafios, principalmente a gestores e trabalhadores de saúde, que se depararam na linha de frente de combate a um vírus novo e desconhecido, tendo que se adaptar e atualizar constantemente. No município não foi diferente, estamos sempre pensando em estratégias para aprimorar o funcionamento dos serviços e assistência aos pacientes, bem como oferecer boas condições de trabalho aos profissionais que têm trabalhado diretamente no enfrentamento a pandemia.