Realizamos o projeto da Unidade Móvel Zé Gotinha, ofertando imunobiológicos para iniciação de esquemas vacinais e atualização desses esquemas, iniciamos na primeira fase com a vacina contra a COVID19 e na segunda fase, com todas as vacinas de rotinas e as de campanhas padronizadas pelo Ministerio da Saúde. Este projeto pretende desenvoveu açoes nas ruas e povoados do Município de Itanagra. O objetivo é alcançar o maior número de pessoas, aumentando com isso a cobertura vacinal de todas as vacinas de rotinas e campanhas padronizadas pelo Ministério da Saúde, incluindo a de Covid 19, evitando assim que surjam casos de doenças imunopreveniveis ou que retorne doenças que ja estejam erradicadas ou controladas. O projeto Unidade Móvel de Vacina Zé Gotinha funcionará nas ruas e povoados dos municípios em horário especiais, noturno, sábado e domingo, alcançando assim os público que por diversos motivos não comparecem às salas de vacinas fixas que funcionam em horários administrativos.
1• Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de agravos imunupreviniveis, que permitam entre outras, melhoria da cobertura vacinal, diminuição da incidência de doenças imunopreviniveis e o retorno de doenças eliminadas no Brasil. 2 •Possibilitar a atualização de esquema vacinal as pessoas que em horários administrativos não comparece às unidades de saúde 3 •Prestarserviçosde saúdepúblicaa comunidade em suas residências 4 •Prestar serviços de orientação e educação 5 •Promover a integração dos munícipes com os profissionais de saúde. 6 •Proporcionar alternativas a manutenção de esquema vacinal atualizado.
O Projeto Unidade Móvel de Vacina Zé Gotinha será desenvolvido pelas equipes das unidades de saúde da família e Vigilância Epidemiológica podendo incluir outros setores da secretaria de saúde e outras secretarias. A primeira etapa a ser executada se refere à vacinação contra a covid 19, ao qual será ofertada a todos os públicos habilitados os imunobiologico contra a covid 19, utilizando todas as vacinas disponíveis no PNI. Na segunda etapa do Projeto Unidade Móvel de Vacina Zé Gotinha a vacinação será expandida para cobertura das vacinas de rotinas e campanhas que acontecerão durante todo o ano. Os recursos a serem utilizados são os que garantam a segurança e eficacia no acondicionamento, manuseio e aplicação das vacinas, recursos utilizados, caixa térmicas com termômetros, algodão, gelo artificial, seringas e agulhas, imunobiológicos, impressos, canetas azul e vermelhas, recursos humanos. Na terceira etapa serão avaliadas os resultados alcançados, ainda nesta etapa sera realizada adequação para melhoria das ofertas e alcance das metas esperadas.
Cobertura vacinal de público 12 anos ou mais com 2ª dose -92,75% Cobertura vacinal de público 05 a 11 anos com 1ª dose -75,69% / 2ª dose -23,61% Fonte: boletim de acompanhamento de cobertura vacinal covid19 do estado da Bahia Aproveitando a oportunidade atualizamos também as cadernetas de todos os públicos com as vacinas de rotina alcançando assim no ano de 2021 os seguintes dados de vacina rotina. Imunizações – Cobertura – Brasil Porcentagem Município:291590 Itanagra: Imuno Total 2021 BCG 88,16 HB menores 30 dias 75,00 Rotavírus Humana 127,63 Meningococo C 117,11 Hepatite B 118,42 Penta 118,42 Pneumocócica 131,58 Poliomielite 123,68 Poliomielite 4 a 49,09 Febre Amarela 115,79 Hepatite A 131,58 Pneumocócica (1º ref) 117,11 Meningococo C (1º ref) 127,63 Poliomielite (1º ref) 93,42 Tríplice Viral D1 109,21 Tríplice Viral D2 69,74 Tríplice Bacteriana (DTP)(1º ref) 97,37 Fonte: Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI/CGPNI/DEIDT/SVS/MS) 05/05/2022
Diante da situação da pandemia de Covid-19, com as recomendações das autoridades sanitárias de distanciamento social e outras medidas não farmacológicas, afastaram a população das unidades de saúde, agravando as baixas coberturas vacinais. Com isso se fez necessário buscar alternativas para reverter estas baixas coberturas, sob risco da volta de inúmeras doenças imunopreveníveis. Com isso surgiu a inquietação para criar estratégias de ações para converte esse quadro em nosso município e em trinta de julho de dois mil e vinte e um, foi inaugurada a Unidade Móvel de Vacinas Zé Gotinha, possibilitando assim que as equipes de vacinação alcançassem o público que não comparecia nas unidades. Iniciamos a busca desse publico imediatamente, indo em locais de dificil acesso e em horarios especiais como noturno e finais de semana, atualizando as cadernetas com as vacinas contra Covid 19 e também as de rotina, chegamos ao final do ano de 2021 com a cobertura vacinal em quase todos os imunobiológicos acima do padronizado pelo Ministerio da Saúde.