A gestação é um período da vida da mulher em que ela sofrem alterações físicas, metabólicas, psicológicas, ou mesmo, sociais, as quais, muitas vezes, repercutem significativamente sobre a autopercepção feminina, afetando sua autoestima, podendo trazer consequências tanto para a mulher quanto para a criança (MAÇOLA, VALE, CARMONA, 2010). A autoestima pessoal refere-se à percepção positiva ou negativa que o indivíduo faz de si, nesse contexto esse projeto do resgate da autoestima vem sendo realizado com gestantes no município de Elísio Medrado – Bahia tendo sido realizado até momento três ensaios fotográficos o primeiro em outubro de 2020, segundo em outubro de 2021, e em maio de 2022. Foram trabalhadas questões de autoestima, valorização da mulher, e o quando é importante a aceitação das transformações do corpo na gestação.
Auto valorização e resgate da auto estima na gestação, assim promover aceitação das gestantes com as transformações físicas e emocionais na gestação melhorando a relação da gestante consigo mesma, com a família e o bebê.
Ao iniciar o trabalho de acompanhamento das gestantes no município de Elísio Medrado-Bahia, me chamou atenção a necessidade de trabalhar a elevação da auto estima, pensando nisso, propôs uma ação para as gestantes cadastradas na Equipe de Saúde da Família do município, juntamente com alguns membros da sociedade, profissionais de saúde, por meio de ações educativas proposta pela FESF (Fundação Estatal Saúde da Família) no decorrer de todas as etapas do ciclo grávido-puerperal venho realizando um projeto intitulado “Reexistir na gestação: o resgate da autoestima.”, em que as gestantes participaram de um encontro, com roda de conversa, onde é abordado o tema descrito, utilizando como recursos o data show com apresentação de slads e relato de vivencias das gestantes de como estão se sentido, e como as mesmas acham que são vistas pelo outro, logo após fazemos um ensaio fotográfico em um ponto turístico da cidade é servido lanche e sorteado presentes. Para participar do ensaio fotográfico são utilizados como critérios ter acima de 25 semanas de gestação por estarem com crescimento abdominal acentuado (altura uterina), geralmente participam em numero de 10(dez) gestantes.
Nessa perspectiva surgiu a ideia de solicitar ajuda da de membros da sociedade: amigos, comércio da cidade lojas de roupa, sapataria, estúdio fotográfico, salão de beleza e demais comércios locais, em contrapartida será divulgada as marca, para assim melhorar a qualidade do evento através do patrocínio. Por fim são disponibilizadas as fotos e é realizado e sorteio de brindes para mãe e recém – nascidos. Sempre tendo como foco principal a utilização da fotografia na promoção da autoestima na gestação e contribuir com a participação das mesmas ao pré-natal. O Projeto tem duração indeterminada, realizado duas vezes durante um ano, nos meses de maio (mês em homenagem as mães) e outubro (mês em homenagem as mulheres).
Foram beneficiadas em média 30 gestantes: destas, 98% eram casadas, a média das idades das gestantes foi de 25 anos, 20% com Ensino Superior Completo, 80% com Ensino médio completo, 5% possuíam plano de saúde e 99% delas não possuíam recurso financeiro para realizarem um ensaio fotográfico. A média da Idade Gestacional foi de 34 semanas. Essa humanização da assistência trás como resultado, 90% das gestantes responderam o Hospital Casa de saúde Maria lapa Bittencort (CSMLB) em Elísio Medrado BA. Com a elevação da auto estima as gestantes sentem-se empoderadas como mulher pela valorização de seu corpo com todas as transformações, e ao mesmo tempo superar medos, angustias, eleva a auto estima e lhes proporcionar um convívio social melhor.