A integração das ações da Vigilância em Saúde (VS) com a Atenção Básica (AB) pode ser considerada um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, em todas as esferas de gestão. (BRASIL, 2018). O referido estudo, foi uma vivência realizada pela gestora de saúde, no município de Nilo Peçanha, localizado no sul da Bahia, no período de fevereiro de 2021 a maio de 2022, tendo como população alvo as coordenações da AB e VS, os trabalhadores das equipes de saúde da família e da vigilância em saúde. Pelo fato da autora do estudo está assumindo a gestão de saúde do município e diante da importância da integração da AB e VS para assegurar o processo de organização de ações e serviços de saúde em conformidade com as demandas e necessidades do município, evidenciou-se a importância de relatar sobre essa vivencia profissional.
Geral: Relatar a experiência de um gestor municipal de saúde na participação do processo de integração da AB e VS. Específicos: – Apresentar os momentos de construção do processo de integração da AB e VS – Identificar os desafios e as potencialidades encontrados durante o processo de integração da AB e VS.
O processo inicial de construção da integração da AB e VS foi realizado através de reuniões sistemáticas, com a equipe técnica de coordenadores da secretaria de saúde, assim como momentos de qualificação com temáticas relacionadas a AB e a VS. Foi feito levantamentos de problemas para um diagnóstico situacional do município para que embasasse a organização de estratégias para enfrentamento dos mesmos. A partir daí foram elencados problemas prioritários com foco na atenção básica e da vigilância em saúde para ser trabalhado e inserido no instrumento de planejamento da saúde do município. A equipe de coordenadores traçaram estratégias em conjunto para enfrentamento dos problemas para que houvessem bons resultados. Foram realizadas diversas reuniões e monitoramento das ações, envolvendo os trabalhadores da saúde das equipes. Doravante foram operacionalizadas diversas ações e serviços de forma conjunta da AB e VS, como: Campanhas Temáticas e de Vacinação Educação Permanente para trabalhadores da AB e VS ações para enfrentamento da Pandemia COVID19 ampliação de notificações de agravos, de busca ativa descentralização de ações e serviços da vigilância para as ESF imunização de rotina de forma integrada capacitação para o avanço no banco de dados e sistemas de informação com melhoria dos indicadores dentre outros.
Diante a construção da integração das ações da AB e VS foram identificados alguns desafios e potencialidades para a gestão municipal de saúde, sendo estes: Os desafios: dificuldade de alinhamento dos coordenadores responsáveis pela AB e VS, devido ao perfil profissional dificuldade em alinhamento das ações devido às rotinas diárias serem individualizadas e especificas construção das ações e serviços necessários ao município com recursos escassos dificuldade da participação efetiva e contribuição dos atores envolvidos, devido a demandas dos mesmos nas suas rotinas diárias dificuldade na conclusão da análise de situação de saúde para priorização de problemas elencados. As potencialidades encontradas foram diversas, como envolvimento dos atores que se interessaram pela temática o apoio da gestão municipal em todos os momentos da construção das ações de integração inserção das ações no planejamento da saúde envolvimento dos trabalhadores de saúde das equipe na construção e operacionalização das ações e serviços melhoria dos indicadores profissionais qualificados.
Constata-se que a integração das ações da Vigilância em Saúde (VS) com a Atenção Básica (AB) possui muitos desafios, todavia grandes potencialidades. Entretanto, para ter bons resultados é de fundamental importância à aceitação e o compromisso da equipe técnica envolvida no processo e o alinhamento dos coordenadores da AB e VS. E como ponto primordial o incentivo e motivação por parte do gestor municipal de saúde dando autonomia e condições para que as ações ocorram conforme planejadas de forma integrada. Contudo é de suma importância que as ações e serviços da AB e VS no município estejam integradas para que obtenham resultados positivos na efetivação da melhoria da saúde da população e da organização dos serviços da gestão.