EXPERIÊNCIA EXITOSA DO PROJETO PARTIU TESTAGEM NAS ESCOLAS DO NO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO/BA

Apresentação

Diante do exposto e visto o cenário epidemiológico da COVID-19 no Brasil em 2020 a abril de 2022, onde foram necessário manutenção e medidas voltadas ao controle sanitário na rede pública de educação do estado da Bahia, foram realizadas estratégias para a vigilância epidemiológica ativa dentro da rede de ensino. Conforme o Censo Escolar 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com a pandemia de Covid-19 houve um aumento da evasão, abandono escolar, distorção entre idade/série e redução das matrículas em todos segmentos escolares. Com o intuito de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 nas escolas, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro e Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), realizaram adesão do Projeto “Partiu #Testagem nas escolas”, onde foram testados funcionários e estudantes com idade superior a 12 anos da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais. Foram aderidas 7 escolas municipais e 2 do estado, e 703 amostras coletadas de RT-PCR do SAR COV 2.

Objetivos

Objetivo Geral: Implementar e implantar a realização de testagem de covid-19 nas escolas da rede municipal e estadual para o monitoramento contínuo dos casos e adoção de medidas de prevenção em tempo oportuno. Objetivos Específicos: •Ampliar as ações de vigilância ativa COVID-19 na rede pública de educação •Reduzir o número elevado dos casos de COVID-19 nas escolas •Potencializar as medidas de prevenção do COVID-19 nas escolas em tempo oportuno •Monitorar os possíveis casos de covid na sala de aula afim de promover isolamento / tomada de ação imediatas.

Metodologia

O projeto foi iniciado com reuniões com os setores envolvidos: Vigilância Epidemiológica, Laboratório Municipal de Referência Regional (LMRR) de Porto Seguro, Atenção Básica, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e Secretaria Municipal de Educação. Para definição do projeto iniciou pela escolha das escolas participantes seguindo os critérios estabelecidos quantidade de alunos e profissionais de cada escala capacidade de coleta (in loco) estratégia para notificação dos casos e envio da coleta para o LMRR, definição do cronograma e para a participação em menores de 17 anos tinha como critério a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O projeto “Partiu! #Testagem nas Escolas” foi executado no período de outubro/2021 à dezembro/2021. Na adesão foram selecionadas 7 escolas municipais e 2 estaduais. O método diagnóstico realizado foi através da coleta de RT-PCR do SARS COV 2, onde foi enviado ao LMRR de Porto Seguro. Foram selecionados a amostra de 10% da quantidade de alunos e 10% da quantidade de profissionais conforme Censo Escolar para realização das coletas. O público alvo do projeto: Estudantes a partir de 12 anos que estejam participando das atividades presenciais e assintomáticos, funcionários de escolas públicas estaduais e municipais e indivíduos que estejam sintomáticos no momento da testagem no ambiente escolar.

Resultados

Foram coletados no Projeto 703 testes de RT-PCR do SAR COV 2 entre profissionais da educação e estudantes na faixa etária de 12 a 17 anos assintomáticos. Amostras do projeto PARTIU! #TESTAGEM NAS ESCOLAS encaminhadas ao Lacen-Ba, do município de Porto Seguro/BA e classificação. DETECTÁVEL: 23 INCONCLUSIV:01 NÃO DETECTÁVEL: 679 TOTAL:703

Conclusões

Os resultados do projeto evidenciam o fortalecimento das medidas de controle de Covid-19 dentro das escolas da rede pública de ensino. Houve também o fortalecimento do trabalho em rede, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, através dos Núcleos de Ensino, Atenção Básica e LMRR de Porto Seguro. Contudo, o município conseguiu garantir o monitoramento e medidas de prevenção em tempo oportuno dentro das escolas onde foram realizados a testagem. Os alunos/profissionais que tiveram o resultado como positivo foram encaminhados a Unidade Básica de Saúde para acompanhamento e monitoramento. A sala de aula onde aquele aluno frequentava foi realizado quarentena de 14 dias conforme o protocolo sanitário do estado vigente na época, sendo assim cortando a cadeia de transmissão dentro do período de incubação do vírus. A equipe da saúde salientou aos presentes as medidas básicas para evitar a disseminação da COVID-19, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a higiene frequente das mãos. Os testes podem contribuir para a vigilância e monitoramento da transmissão nas escolas, são aproveitados nas investigação/inquéritos epidemiológicos para diagnóstico dos sintomáticos.