IMPLANTAÇÃO DO NUCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAUDE NO MUNICIPIO DE ACAJUTIBA/BA

Apresentação

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) representa o esforço de tornar a rede pública de saúde uma rede de ensino-aprendizagem no exercício do trabalho. Estamos vivendo um momento de mudança em que a elevação da expectativa de vida aliado ao crescimento das doenças crônicas não curáveis, contribui para o aumento da demanda de serviços de saúde, exigindo assim, uma melhor qualidade do cuidado ofertado. Diante desse cenário, a gestão notou que a implantação do Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde (NEMPS) configurava-se como um novo modelo de aprendizagem baseado na especificidade de cada ambiente, devendo ser este um processo sempre dinâmico e contínuo, levando em consideração além das necessidades de qualificação técnica profissional, a problematização dos desafios que são impostos no dia a dia de trabalho a fim de melhorar a assistência à saúde e provocar a ressignificação do trabalho para todos. Junto ao processo de modificar o trabalhador, as formas de trabalho e o ambiente onde este está inserido, a atuação do NEPS busca tornar os profissionais como sujeitos ativos, ou seja, autônomos para que o trabalho seja realizado da melhor maneira possível, enfrentando as dificuldades na prática local e na busca sempre para melhoria.

Objetivos

Discutir o processo de trabalho em saúde como elemento central de aprendizagem e de mudanças nos sujeitos, em suas práticas, visando à qualificação da produção de saúde. Compor uma equipe multiprofissional responsável pelos treinamentos, cursos, capacitações e relação interpessoal entre os profissionais, um núcleo que desenvolva um conjunto de ações e proporcione a transformação dos processos de cuidar baseados na autonomia e na busca de novos conhecimentos, habilidades e atitudes não somente sobre o paciente, mas também sobre todo o ambiente em que este profissional está inserido

Metodologia

Considera-se a EPS como um meio de mudança no espaço de trabalho, pois gera provocações e diferentes jeitos de educar e aprender, transcendendo as ações exclusivamente técnicas e pontuais, pondo todos como coparticipantes do modelo de gestão, ou seja, transformando e sendo transformado, atingindo o desenvolvimento pessoal, profissional e das equipes de saúde, além da capacidade crítica, construindo a integralidade das ações de serviço de atenção à saúde. A metodologia proposta para as capacitações são de abordagem qualitativa, com foco direcionado a compreensão das necessidades dos usuários do sistema municipal de saúde, considerando nesse processo as especificidades, anseios e protagonismos dos atores envolvidos. Havendo um espaço de sugestões para palestras para o ciclo seguinte, com os próprios servidores propondo os temas a serem problematizados e/ou os processos de trabalho que considerem mais necessários ter uma transformação nas práticas existentes. Foram realizadas reuniões, rodas de conversas, capacitações de forma dinâmica e integrada entre os profissionais da mesma categoria com todas as equipes e categorias diferentes da mesma equipe para que todos da tivesse a visão de equipe e que o trabalho em equipe é fortalecedor

Resultados

A melhoria da qualidade da produção de saúde, a partir das mudanças nas práticas dos profissionais de saúde, promovendo o estabelecimento de ambientes de troca permanente de experiências entre os atores envolvidos e que contemplem as diversas unidades que formam a rede de saúde. Realização dos treinamentos e capacitações em todas as equipes de saúde da família e demais unidades de saúde municipais, fortalecendo a Atenção Básica e integrando com os demais níveis de atenção municipal e intermunicipal, qualificando os profissionais e obtendo respostas mais efetivas na melhoria do cuidado em saúde.

Conclusões

Apostar na formação de coletivos multiprofissionais, que através do desenvolvimento de um novo modo de pensar-fazer, crítico-reflexivo promova mudanças nos processos e relações de trabalho, além de fomentar parcerias que venham fortalecer e potencializar as ações de atenção e gestão da saúde, trazendo novos espaços de discussão coletivas e capacitação Pedagógica. Desenvolver métodos que propiciem uma melhor definição dos problemas do trabalho e suas respostas educacionais, reorganizando o mundo do trabalho e redesenhando cenários, inscrevendo na agenda a prioridade dos processos educacionais na rede de serviços de saúde.