A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional. Tendo em conta que atividade física está associada ao aumento da longevidade e melhora da qualidade de vida e a inatividade física aumenta a incidência de doenças e agravos não transmissíveis, se faz necessário elaborar e executar programas que estimule a prática corporal/atividade física, a fim de prevenir tais doenças ou atenuar sua evolução quando já instaladas. (ALVES et. al 2020). O presente trabalho, em andamento, justifica-se a partir de problemas, demandas e necessidades de saúde dos sujeitos e grupos sociais no território, com doenças crônicas e agravos não transmissíveis. O projeto está vinculado à Unidade de Saúde da família (USF) Dr. João Monteiro localizada em Itabuna/Bahia. O período de execução é a longo prazo iniciado em novembro de 2021. O público alvo é a população adscrita da USF, o critério de inclusão, é, está sendo acompanhado pela equipe de saúde. Os responsáveis serão os profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESFs). O local das atividades é na União dos Servidores Municipais de Itabuna (USEMI), as mesmas acontecem terças e quintas-feiras das 09h às 10h da manhã por aproximadamente 60 minutos, os dias e horários foram definidos entre a comunidade e a equipe de profissionais.
Geral: ●Reduzir os riscos de doenças associadas à inatividade física através das práticas corporais/atividade física e educação em saúde ampliando o nível de interesse da comunidade em relação ao autocuidado. Específicos: ●Incentivar a prática corporal em grupo para pessoas com doenças crônicas e estáveis através do exercício físico monitorado.
Para o presente trabalho realizou-se uma metodologia de caráter exploratório com características de uma pesquisa qualitativa participativa. (ALMEIDA, 2011) O projeto está vinculado a Secretária Municipal de Saúde departamento da Atenção Primária à Saúde onde estão inseridas outras USFs localizada em Itabuna/Bahia. O local das atividades é na União dos Servidores Municipais de Itabuna (USEMI), espaço amplo, coberto com ventilação e iluminação adequada para 180 pessoas, com distanciamento adequado às exigências da Vigilância Sanitária do município. As atividades são divididas em três etapas. Avaliação Física: questionário com perguntas ligadas ao histórico familiar, rotina, experiências, objetivos e lesões anteriores. Depois, mede altura, peso, percentual de gordura, massa muscular, temperatura corporal e pressão arterial. Educação em Saúde (oficinas/roda de conversa): considerando a importância da educação em saúde, uma vez por mês ocorrerem ações em formato de oficina/roda de conversa a fim de proporcionar sensibilização sobre a prática de exercício físico, hábitos saudáveis entre outros. No final das oficinas é servido um café da manhã. Exercício físico: alongamento e aquecimento tradicionais através de dinâmicas recreativas atividade principal: exercícios de força utilizando material reciclável e o próprio corpo, bem como, atividades recreativas, dança, ginástica aeróbica e treino funcional atividade de relaxamento e alongamento.
As Atividades de Vida Diária (AVD) exploram as habilidades do indivíduo para satisfazer as necessidades básicas de higiene, vestir, ir ao banheiro e mover-se. Com base nesse entendimento, foi questionado aos usuários do serviço de saúde (alunos): de que forma o Projeto Estilo de Vida Ativo contribui para as atividades da vida diária? As Respostas foram enviadas via Whatzapp, os resultados da pergunta preservam o que foi digitado e enviado através dos áudios. Por ter respostas semelhantes, citamos frases que comtemplam a maioria das respostas “O projeto está contribuindo, para que eu possa ter uma vida mais saudável com mais saúde disposição no dia a dia.” “Sentia muitas dores nas pernas, mas agora sinto melhoras e o grupo e o professor nos faz melhor.” “O projeto Estilo de Vida Ativo é excelente para minha qualidade de vida, gosto de mais pela dinâmica do professor, os exercícios contribuem para melhorar as dores do meu corpo e ajuda na minha saúde mental, também informa com palestra mensal é maravilhoso…,” “Projeto maravilhoso!! Tem me ajudado nesse momento de menopausa, porque me ajuda no humor, no peso…” “Bom dia! Faço parte desse projeto e pra mim contribui em tudo tanto na minha auto estima na saúde física e mental, além…” “Professor eu estava entrando em depressão, pela perda do esposo, graças a Deus a psicóloga me aconselhou procurar uma atividade física, e estou aqui não abro mão por nada…”
Em virtude do que foi mencionado percebe-se que além dos benefícios que os exercícios físicos trazem na melhora da disposição física para as atividades do dia-a-dia e por consequência redução dos riscos de doenças associadas à inatividade física fica claro os efeitos psicológicos positivos que uma prática grupal pode trazer à socialização dos indivíduos, bem como as repercussões efetivas da relação interpessoal dessa população. Foi elaborado junto as equipes de saúde as oficinas/rodas de conversa tais como: Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem Dia Internacional da Saúde Universal Dia Mundial da Atividade Física Dia Mundial da Saúde. Essas ações contribuíram de forma efetiva para o conhecimento e autonomia do grupo, visto o que foi enfatizado nas respostas à pergunta pressuposto para conclusão dos resultados obtidos. Levando-se em conta o que foi observado, houve a necessário de expandir o projeto para todo o módulo quatro, haja vista a procura da comunidade em melhorar o seu estilo de vida, a partir das práticas corporais/atividade física entendendo que o exercício físico e o conhecimento passado através das rodas de conversa, são fatores que ajudam a população a melhorar sua qualidade de vida.