COMO A CRIAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACILITOU O CONTROLE DA COVID19 EM VITÓRIA DA CONQUISTA BA

Apresentação

Os sistemas de Tecnologia da Informação (TI) em saúde permitem, dentre outras vantagens, a coleta e o gerenciamento de dados para gestão da qualidade, notificação de resultados, e vigilância e notificação de doenças. As medidas de contenção de riscos da COVID-19 em Vitória da Conquista – BA, foram fundamentadas em análise de dados provenientes de sistemas que permitiam a atualização constante dos casos de síndrome gripal e infecções pelo SARS-coV-2. Os sistemas via web foram essenciais para manter a comunicação de informações sobre o quadro epidemiológico da cidade, permitindo assim a definição de ações estratégicas para proteger o bem-estar biológico-psíquico-social de uma população estimada de 343.643 pessoas.

Objetivos

O objetivo deste relato de experiência é descrever como os sistemas desenvolvidos pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, nos anos de 2020 e 2021, foram importantes para o acompanhamento técnico da evolução do quadro epidemiológico em relação à COVID-19 e para as definições de ações de enfrentamento à Pandemia.

Metodologia

O desenvolvimento de diagnósticos sobre o cenário epidemiológico de Vitória da Conquista em relação aos casos de COVID-19 e seus desfechos (óbito, recuperação ou hospitalização), foi possível devido a criação de diferentes sistemas de TI em saúde, sendo eles: Sistema Classificação de Risco e Manejo do Paciente (SCRMP) (criado em 2020), Call Center (2020), Notifica COVID-19 (2021) e Laudo de Resultados online (2021). O SCRMP integrou os dados dos pacientes que realizavam os testes de COVID-19 nos postos de coleta administrados pelo município e que eram monitorados (e/ou orientados) pelo Call Center e/ou utilizavam o serviço de diagnóstico de estabelecimentos privados de saúde. Já o sistema de Laudo de Resultados via web permitiu que os pacientes (com número de WhatsApp disponível), pudessem visualizar o horário e local do teste agendado e verificar, em até 48h, o laudo do resultado do exame, por meio de um link de acesso. O Notifica COVID-19, por sua vez, agilizou o acolhimento dos casos suspeitos e a resolutividade às notificações, propiciando o cadastro automático (realizado pelo paciente no sistema de notificação) que, posteriormente, era validado pela equipe do Call Center.

Resultados

O design, a implementação e a integração entre diferentes sistemas de informação de saúde, se constituíram como grandes desafios para a gestão em saúde do Município. O caráter emergencial da Pandemia exigia ações rápidas e resolutivas para a contenção de riscos da COVID-19 que pudessem, de forma sinérgica, garantir manutenção do progresso socioeconômico da região e da saúde da população. Apesar dos desafios, o ótimo desempenho da vigilância epidemiológica é resultado de ações fundamentadas em análises bioestatísticas cuja fonte de dados foram os sistemas de informação. Como exemplo de indicador de bom desempenho, pode-se citar o nível taxa de ocupação de leitos UTI públicos que em nenhum momento chegou ao limite de 100%.

Conclusões

Os sistemas de informações em saúde desenvolvidos e implantados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) proporcionaram a rápida comunicação de informações sobre os casos de COVID-19 em um formato legível para uso da gestão, melhorou o diagnóstico do quadro epidemiológico e diminuiu o risco de análises bioestatísticas inconsistentes e ações em saúde ineficazes.