COVID-19:SOFTWARE DE MONITORAMENTO VIRTUAL PARA EQUIPES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE ESPLANADA.

Apresentação

A organização da tecnologia em saúde é disposta de maneira a tornar-se um aporte aos contextos de condições sociais, políticas, humanas e materiais assegurando um trabalho de qualidade para a execução dos processos assistenciais e acesso dos usuários, uma vez que a tecnologia entra nesse cenário sob a finalidade de integrar setores e garantir a integridade do fluxo de atendimento. Mediante a característica de resolubilidade das demandas existentes, frente aos desafios assistenciais que surgem com as nuances da atualidade, a tecnologia da informação em saúde se torna um aporte estratégico no aprimoramento da qualidade da assistência mediante integração dos setores1¹. A medida que o coronavírus avançou pelos municípios da Bahia e no município de Esplanada, houve a necessidade de medidas inovadoras para fornecer monitoramento de alta qualidade ao paciente e gerenciar a disseminação pelo novo coronavírus. Softwares gerenciais, como aplicativos de software em saúde, podem fornecer sugestões valiosas para tomada de decisão. O sistema foi construindo com objetivo auxiliar as equipes de ESF, Vigilância Epidemiológica e sanitária, UPA e hospital no monitoramento dos casos confirmados ou suspeitos de COVID 19 e no manejo clínico, bem como sensibilizar, informar e orientar a população sobre a doença.

Objetivos

Desenvolver um software –protótipo para subsidiar as lacunas existentes no monitoramento de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

Metodologia

O software foi desenvolvido possui como modelo o ciclo de vida de desenvolvimento, apoiado em três fases: definição, desenvolvimento e operação. O processo de desenvolvimento do aplicativo foi realizado através de etapas como: Definição – Análise de requisitos entre os setores envolvidos com definição de demandas como: dificuldade de comunicação entre os setores envolvidos, ausencia de um fluxograma assistencial definido incluindo o referênciamento e contrareferenciamento dos pacientes, recursos humanos insuficientes frente a contactação de pacientes que aguardavam o resultado do exame e/ou realização do monitoramento continuado a pacientes positivados, bem como para encerramentos dos casos, boletim epidemiológico descredibilizado mediante deficit de recursos humanos e assistenciais condizentes com a realidade local. Desenvolvimento: O banco de dados é desenvolvido com a versão gratuita da ferramenta MySQL, possui 14 tabelas: cadastro básico do cidadão, cadastro dos profissionais envolvidos, tabela dos prontuários dos cidadão com comorbidades, tabelas de sintomas, solicitação de atendimento, tabela de agendamentos, cadastro das UBS, 6 tabelas de cadastros básicos de segurança. A plataforma de desenvolvimento utilizada foi web, através da ferramenta scriptcase com entrega de HTML, CSS, Javacript etc, sendo utilizado a PHP como linguagem principal. Operação: Conseguinte a realização do protótipo, foi realizado o evento teste, para identificação de inconsistencias e correções.

Resultados

O software foi desenvolvido sob a perspectiva de auxiliar a integração dos setores de atenção à saúde. A interface do programa possui comando simples, permitindo a realização de buscas por pacientes de maneira rápida. A configuração da interface subdividi-se entre o acesso retrito do programador, área de acesso dos profissionais de saúde e área de acesso dos pacientes. A interface voltada ao programador permite que este gerencie as fases de vida do ciclo do softwre a área voltada aos profissionais de saúde permite através do contato com o paciente, o registro de sintomas, anotações de observações e agendamentos de consultas a interface voltada ao usuário permite que este relate os sintomas diários, realizando o autoatendimento. A integração dos setores responsáveis propicíou a realização de buscas por pacientes possibilitando acesso aos registros feitos pela equipe de monitoramento bem como, extratificar o contingente de positivados por sintomas. A implantação do software propiciou os seguintes benefícios: admissão e alta médica do paciente positivo em tempo real proporcionando um boletim epidemiológico local condizente com a realidade emissão de relatorios por área de atenção a saúde pautada na sintomatologia dos pacientes, permitindo o planejamento de intervenção e assistência aos casos,melhoria do atendimento à população,expressiva redução de casos ativos e reclamações na ouvidoria, identificação do índice de casos por períodos.

Conclusões

Mediante ao exposto conclui-se que o software de monitoramento COVID-19, constitui uma importante ferramenta na tomada de decisão e facilitará o planejamento e acompanhamento dos casos. A implantação do programa de monitoramento da COVID-19 possibilitou a integração dos setores proporcionando um ambiente para prestação da assistência efetiva,estabelecendo fluxos assistênciais e os tornando palpáveis a realidade local. A integração dos setores de saúde a nível municipal por meio da tecnológia se torna uma importante ferramenta assistêncial, ao que toca questões de matriciamento, integralidade e efetividade das ações assistênciais, medidas assim coadunam para a construção de um sistema único de saúde mais coeso, equânime e condizente com os reais aspectos da realidade epidemiológica local.